Afinal, vale a pena trocar a capital pelo interior?

Durante muitos anos as pessoas tinham sonhos de se mudar para a capital em busca de melhores trabalhos e oportunidades para sua família. Porém, hoje, já vemos o processo oposto: vários pontos positivos pelos quais vale a pena trocar a capital pelo interior e desfrutar de uma melhor qualidade de vida sem a correria de grandes cidades.

A vontade de fuga dos centros urbanos mais movimentados tem motivos. Cada vez mais aparecem doenças relacionadas ao estresse e ao cansaço devido ao estilo de vida que as capitais e grandes cidades propõem. Se você está em um desses momentos, buscando saber se é a hora certa de se mudar, este artigo pode ajudar bastante. Continue a leitura e descubra quais os benefícios de viver no interior.

As principais diferenças entre capitais e cidades interioranas

Quem morou a vida toda em uma cidade grande geralmente está acostumado com todas as questões do dia a dia desse lugar. Por isso, é importante explicitar o que é uma cidade do interior, pois a definição já não é mais a mesma de alguns anos atrás. Quando vemos em novelas ou conversamos com idosos, o termo “cidade do interior” significa municípios que se localizam longe das capitais, cheio de animais e uma vida quase rural.

A questão regional é importante quando definimos o termo, mas há vários pontos que precisam ser levados em consideração. Primeiro, a cidade interiorana não fica mais a muitas horas (ou dias) de uma capital, não sendo desconfortável para quem tem família ou precisa de médicos ou alimentos específicos daquela região.

Quando há a mudança de grandes pólos regionais, os índices que criminalidade diminuem, além dos níveis de poluição, pois a proximidade com a natureza aumenta, sendo perfeito para quem se cansou ou não gosta da vida em apartamentos e prefere viver em uma casa com quintal. Veremos a seguir os lados positivos de tomar a decisão de mudar os ares da cidade onde se vive.

As vantagens da escolha

São várias vantagens que pessoas que já optaram pela mudança de uma grande cidade para o interior encontraram. Listaremos algumas delas para que você veja se estão de acordo com seus planos e, quem sabe, ajudarem a tomar uma decisão certeira.

Maior qualidade de vida

Quando decidimos modificar o ambiente que nos cerca, estamos colocando a qualidade de vida em primeiro lugar. Mas, você sabe o que isso significa? Quando falamos de “qualidade de vida”, estamos dizendo que as condições básicas e suplementares dos seres humanos estão sendo supridas, ou seja, desde o bem-estar físico, psicológico, social, emocional até o profissional são colocados em primeiro lugar para uma vida mais saudável e feliz.

A maior qualidade de vida se destaca, pois, como dito anteriormente, a família vive mais próxima à natureza e o meio ambiente, sendo possível comer menos industrializados, além de não precisar passar horas no engarrafamento ou ficar toda hora com medo da criminalidade do dia a dia.

Enquanto, em grandes cidades, as pessoas passam horas no trânsito e no trabalho, em cidades menores, pode ser possível diminuir a carga de trabalho, fazendo refeições junto aos familiares e diminuindo o tempo que passa em congestionamentos, por exemplo.

Diminuição de gastos

Há uma grande diferença em relação ao mercado imobiliário quando falamos de casa no interior. Assim, seus gastos já começam menores se você quer investir em uma casa ou apartamento, pois o poder de compra em cidades interioranas aumenta.

Se você busca um condomínio com área de lazer, mais quartos, quintal, vagas na garagem e localizado mais perto do trabalho, talvez seja uma opção interessante olhar os preços. Além disso, caso seu trabalho seja home office, a casa ou apartamento podem ser mais espaçosos e você conseguirá reservar um lugar só para isso, longe de barulhos ou interrupções.

Níveis de segurança maiores

O medo é um tema que não sai mais das nossas cabeças. São muitos os problemas com a criminalidade em grandes cidades e, cada vez mais, pautamos o que faremos ou não por causa do sentimento de medo. Por isso, a mudança de uma capital para o interior pode ser uma solução para esse problema. Há pesquisas que apontam a diminuição de crimes quando saímos das grandes cidades e o aumento da qualidade de vida, pois o estresse relacionado a isso diminui.

Para pessoas que possuem família e filhos, morar em uma cidade pacata, com opções de escola por perto de casa e sem o pavor constante de pensar na segurança do filho, é interessante pensar em se mudar para uma cidade menor que oferece opções para esse problema.

Para citar um exemplo de cidade que apresenta maior qualidade de vida, opções financeiras menores que os grandes centros e níveis de segurança mais tranquilizadores, podemos falar de São Caetano do Sul. Com a população estimada em 162.763 pessoas pelo IBGE, a cidade dispõe de educação de qualidade, pois em 2018 já oferecia 49 escolas para a população, diversas opções de lazer, como áreas para prática de esportes, museus, cinemas e gastronomia para todas as faixas etárias.

Os dados comprovam a qualidade de vida em São Caetano do Sul, pois o IDH é de 0,862, segundo o IBGE. Um ponto que auxilia a qualidade de vida, é a praticidade em relação à localização da cidade. Como foi dito no início do artigo, não há mais necessidade de viver longe das capitais para ser considerada uma cidade do interior. São Caetano do Sul tem mais essa vantagem: fica pertinho da capital paulista.

Percebeu a quantidade de vantagens de sair de uma grande cidade e se mudar para o interior? Quanto mais pensamos no nosso conforto e qualidade de vida, mais felizes somos e proporcionamos essa felicidade para as pessoas que amamos. Para que o processo de mudança seja tranquilo e sem grandes problemas, contar com uma imobiliária de confiança pode ser uma opção fácil e prática para encontrar o imóvel perfeito para suas expectativas. Entre em contato com a Metropolis Brookers e converse com um de nossos profissionais qualificados para escolher o seu imóvel e mudar de vida!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.