Afinal, qual é o momento certo de comprar um apartamento?

Comprar um imóvel é um investimento que pode render frutos durante a vida toda. Por isso, na hora de fechar o contrato, é essencial analisar as condições para fazer um bom negócio. Muitas pessoas têm dúvidas de qual é o momento certo de comprar um apartamento, mas algumas dicas podem facilitar todo o processo.

Se você pensa em investir em um imóvel, é muito importante identificar quando é o momento adequado. Para isso, acompanhe a leitura e tire suas dúvidas!

Fatores que ajudam a saber se é o momento de comprar um apartamento

Comprar um apartamento exige dinheiro e planejamento, mas não apenas isso. Falaremos de alguns outros fatores que podem ser fundamentais na hora de tomar a decisão.

Estabilidade profissional

A estabilidade profissional é um dos principais fatores quando o assunto é investir no mercado imobiliário. Se você já tem um emprego e cresce na carreira, pode ser o momento certo. Ao ter uma certeza de salário e há possibilidade de planejamento a longo prazo, fica muito mais fácil de fechar negócio com tranquilidade.

Assim, antes de procurar apartamentos, tenha certeza de que existe uma estabilidade profissional que garanta o pagamento mensal das parcelas, para que você não precise se preocupar com dívidas no futuro. Pense que, geralmente, é necessário dar um valor de entrada antes de começar a pagar as mensalidades. Então, prepare-se para não haver surpresas desagradáveis.

Situação do mercado imobiliário

Não basta apenas você estar preparado financeira e profissionalmente, analisar a situação do mercado imobiliário faz parte fundamental do processo. Então, leia bastante sobre o assunto e veja o que os especialistas dizem: se está na hora de investir, quais meses são melhores para comprar, se na localização que você pretende investir vale a pena. Enfim, são vários pontos que precisam ser considerados.

A situação econômica do país influencia muito nos preços e nos juros do financiamento, o que desvaloriza as moradias. Assim, um bom negócio depende tanto da sua situação financeira quanto da condição econômica que o país se encontra.

Avaliar o orçamento familiar

A compra de um apartamento muda completamente o orçamento familiar, pois é um valor que pode se estender durante um grande período. Por isso, coloque as contas no papel e converse com seu parceiro ou parceira para avaliar quais são as prioridades de compra no momento. Assim, é muito mais fácil de investir sem grandes dificuldades no futuro.

É fundamental que a compra do apartamento seja prioridade no momento que a decisão for feita, pois, assim, o dinheiro pode ser direcionado diretamente a isso, sem discordâncias entre os familiares. O planejamento é aliado para que a decisão seja bem tomada. Sentar e anotar todos os gastos e os investimentos é o primeiro passo na hora de fazer uma boa compra. Não pule essa etapa.

Se o casal pensa em ter filhos

Quando existe a possibilidade de a família crescer, ter um apartamento próprio é uma das maneiras de manter uma estabilidade e o conforto necessário. Tudo é importante no momento: uma boa localização, ambientes espaçosos, segurança e infraestrutura. Por isso, investir em um imóvel pode ser uma saída interessante.

Com uma criança na família, as contas também aumentam: escola, plano de saúde, lazer etc. Se possível, planejar o espaço antes de ter filhos é uma solução para diminuir as preocupações de casa e filhos ao mesmo tempo.

Se quiser sair do aluguel

Durante algum tempo, não há problema em morar de aluguel. Contudo, o dinheiro gasto todos os meses pode ser transformado na parcela de um financiamento de um imóvel próprio. Claro que depende de vários fatores e de quanto é a diferença entre os dois. Por isso, como dito, é fundamental colocar tudo na ponta do lápis.

Assim, se no momento vale a pena pagar aluguel por causa da localização ou algum outro motivo específico, vale a pena ficar de olho no mercado imobiliário, para quando surgir uma oportunidade de compra de acordo com as suas necessidades, você não perder tempo! Ao pagar a parcela de um imóvel, mesmo sendo um pouco mais caro mensalmente, você tem a certeza de que seu dinheiro está bem aplicado e você terá um retorno.

Entenda quais são suas necessidades

Por mais que leiamos que comprar um imóvel é uma escolha importante, não quer dizer que seja para todas as pessoas. É fundamental analisar suas necessidades individuais, entender em qual período da vida você se encontra, quais são suas prioridades, se você tem dinheiro para iniciar o investimento. Enfim, são muitos fatores que precisam prevalecer na hora de tomar uma boa decisão.

Se você vê seu futuro estável e com uma família formada, vale a pena começar a se organizar financeiramente. Contudo, se está em uma fase mais aventureira, com vontade de viajar e conhecer diferentes lugares, o aluguel ainda pode ser a melhor opção.

No caso de ainda não ter certeza de qual será o seu futuro profissional, uma boa solução é buscar um apartamento que tenha um aluguel mais barato e guardar o dinheiro para dar de entrada quando aparecer uma oportunidade irrecusável ou o campo profissional melhorar.

Estabelecer a sua realidade e lidar a partir dela, ter calma, pesquisar bem e compreender quais são as prioridades na hora da compra é fundamental. Não vale a pena tomar decisões precipitadas, pois um investimento dura anos para ser pago e pode acarretar diversas consequências na sua vida.

Por ser uma decisão que abrange diferentes campos da vida pessoal, financeira e profissional, é sempre uma boa opção contar com o trabalho de uma equipe profissional, que tenha tempo no mercado de trabalho. Assim, você pode tirar suas dúvidas e perder o medo de investir, pois saberá qual é o momento ideal e o que precisa para estar preparado para ele.

O momento certo de comprar um apartamento varia de pessoa para pessoa, de acordo com as condições de cada uma. Por isso, busque o apoio de uma imobiliária de confiança para fechar o melhor negócio, considerando suas necessidades específicas.

Entre em contato com a Metropolis Brokers e chegue cada vez mais perto do seu sonho de adquirir seu imóvel próprio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.