Região do ABC Paulista: 7 razões para morar em uma das suas cidades

Para quem tem o desejo no morar na Grande São Paulo, a região do ABC Paulista é uma ótima alternativa. As oportunidades e a qualidade de vida oferecida são as principais características das cidades desse território. Completos e com ótima infraestrutura, esses municípios são excelentes opções para viver com toda a família.

As cidades do ABC Paulistas oferecem acesso a todos os serviços e produtos essenciais, na grande maioria das vezes, não sendo necessário recorrer a outros lugares da capital. Escolher um desses locais para morar é garantia de facilidade e bem-estar. Neste post, vamos falar mais sobre os benefícios de morar na região do ABC Paulista, mostrar as principais cidades e dar dicas de como escolher a melhor para morar. Confira e boa leitura!

Onde fica a localizada a região do ABC Paulista?

A região do ABC Paulista está localizada no sudeste da Região Metropolitana de São Paulo. Cerca de 2,7 milhões de pessoas vivem nesse local que possui território aproximado de 828 km². O ABC Paulista é um lugar tranquilo para se viver e suas cidades são cheias de histórias e muita cultura.

A região acolheu diversos imigrantes de vários lugares do mundo e possui uma variedade incrível de comércios e serviços. O ABC Paulista possui sete municípios e cada um tem suas características próprias. As cidades da região são conhecidas como importantes polos industriais, principalmente, do setor automotivo.

O ABC Paulista também é conhecido como Hollywood brasileira, já que diversas novelas e produções cinematográficas foram gravados na região. Além disso, as cidades do ABC lideram o ranking de investimentos imobiliários do Brasil. 

Quais são as cidades que fazem parte desta região?

As cidades da região do ABC Paulista são próximas e interligadas. O Grande ABC possui sete cidades: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Rio Grande da Serra, Mauá, Ribeirão Pires, sendo que os três primeiro municípios são os principais.

Santo André oferece ótima qualidade de vida para seus moradores por ter uma boa infraestrutura e possuir grande parte dos serviços necessários para a nossa sobrevivência. A cidade é tranquila e segura, sendo a mobilidade um dos seus pontos mais fortes.

O município de São Bernardo do Campo é o maior da região do ABC Paulista. Ele proporciona fácil acesso a capital e às outras cidades do entorno. É conhecido por ser um grande polo industrial e considerado a capital do automóvel. A cidade também possui muitas universidades e opções de lazer.

Já São Caetano no Sul, é a cidade brasileira com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O município oferece altíssima qualidade de vida, principalmente, pelo baixo índice de criminalidade, proporcionando mais segurança aos seus moradores.

Quais as vantagens de escolher morar na região do ABC Paulista?

A região do ABC Paulista oferece diversas vantagens para seus habitantes. O local é referência devido à ótima infraestrutura que proporciona acesso fácil a mercados, farmácias, hospitais, escolas e vários outros serviços. Conheça as principais vantagens do Grande ABC.

1. Localização privilegiada

As cidades que compõem o Grande ABC possuem localização privilegiada. A região está próxima ao Porto de Santos e tem fácil acesso para as rodovias Imigrantes e Anchieta, rede ferroviária e ao Rodoanel, oferecendo fácil acesso à capital e outras regiões do entorno.

2. Qualidade de vida

Morar na região do ABC Paulista significa ter mais qualidade de vida. As cidades são ótimas opções para morar e proporcionam aos seus moradores boas escolas, opções de lazer e diversão, transporte público eficiente e mobilidade urbana. Apesar de estar perto do agito da capital, esses municípios oferecem um estilo de vida menos acelerado, aliviando os níveis de estresse e influenciando diretamente na qualidade de vida.

3. Diversas opções de lazer

As cidades do ABC Paulista proporcionam várias opções de lazer para toda a família. Um dos pontos culturais mais importantes da região é o Espaço Verde Chico Mendes, localizado em São Caetano do Sul. Com 14 mil metros quadrados de área, o local possui quadras poliesportivas, palcos e lagos. Além disso, os municípios do ABC Paulista oferecem cinemas, teatros, parques e várias outras opções de diversão.

4. Infraestrutura completa

Um dos principais destaques da região do ABC Paulista é sua infraestrutura. A cidade de Santo André, por exemplo, está na 14ª posição no Índice do Desenvolvimento Humano Municipal, sendo considerada um ótimo lugar para morar e ter uma vida bem estruturada. Todas as cidades do Grande ABC possuem boas escolas, são seguras e oferecem ótimas opções de lazer e diversão para seus moradores.

5. Educação e trabalho

A região do ABC tem várias instituições de ensino e é conhecida por possuir educação e qualidade. A cidade de São Bernardo do Campo é considerada um importante polo universitário e conta com escolas públicas e privadas. As principais são:

  • Universidade Paulista;
  • Universidade Federal do ABC;
  • Universidade Metodista de São Paulo;
  • Centro Universitário da FEI;
  • Faculdade de Tecnologia de São Bernardo do Campo;
  • Faculdade Senai de Tecnologia Ambiental.

6. Transporte

As cidades do ABC Paulista possuem muitas alternativas de transporte público. Quem prefere deixar o carro em casa durante a semana e ir para o trabalho de transporte público tem a opção de usar coletivos municipais e intermunicipais, além do trem.

7. Fácil acessibilidade

A facilidade de acesso a outras cidades também é um destaque da região do ABC Paulista. Todos os municípios têm fácil acesso às cidades do entorno e, principalmente, à capital paulista. O Grande ABC proporciona boa estrutura de mobilidade urbana. Desta forma, fica fácil transitar pelas cidades vizinhas, seja para trabalhar, estudar ou se divertir.

Como escolher uma cidade da região do ABC Paulista para morar?

A escolha de um imóvel para morar precisa de muito planejamento e cautela. Para buscar a melhor cidade da região do ABC Paulista para morar, avalie suas necessidades, desejos e estilo de vida. Para acertar ao escolher, analise as opções do mercado, verifique a estrutura do imóvel e avalie se neste local você terá a qualidade de vida que procura.

Entre as cidades do ABC Paulista está São Caetano do Sul, uma das melhores para morar. Com uma economia muito diversificada, o município oferece muitas oportunidades de emprego, baixo custo de vida – quando comparado com a capital, além de ter as melhores escolas da região.

Portanto, a região do ABC Paulista é composta por cidades ótimas para morar com toda a família. Com boa infraestrutura, os municípios oferecem qualidade de vida e bem-estar para seus moradores. Conte com uma imobiliária de confiança e encontre o imóvel perfeito para morar no Grande ABC.

Ficou interessado em morar na região do ABC Paulista? Entre em contato com a Metropolis Brokers e descubra os melhores imóveis!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.