Comprar o primeiro imóvel: o passo a passo completo para conquistar o seu sonho!

Comprar o primeiro imóvel é o desejo de muitas pessoas, mas para a realização desse sonho, é preciso um bom planejamento já que envolve alto investimento financeiro. Processos em cartório, documentação, organização financeira são algumas das etapas a serem realizadas para essa negociação.

Adquirir um imóvel é um processo longo e pode ser um grande desafio. Essa transação exige muita atenção e maturidade para honrar com o pagamento do bem. Além disso, a escolha do local e tipo de imóvel também deve ser feita cuidadosamente.

Está pensando em comprar o primeiro imóvel e está cheio de dúvidas? Leia este post até o final e conheça as etapas a serem percorridas nesse processo, além de conferir passo a passo de como adquirir a casa própria. Confira! 

Qual a importância de conhecer as etapas para comprar o primeiro imóvel?

A compra de um imóvel é sempre um dos momentos mais importantes da vida de uma pessoa. Saber como realizar todas as etapas desse tipo de negociação é essencial para garantir sucesso e segurança. Muitas questões devem ser consideradas e avaliadas desde a localização do imóvel até o orçamento mensal de quem deseja comprar o imóvel.

Planejar da forma correta a compra do primeiro imóvel garante que o comprador honre com as prestações, em caso de financiamento escolha o melhor imóvel que será definitivamente seu. Conhecer todas as etapas dessa transação ajuda a organizar melhor a compra e evitar obstáculos que possam atrasar a concretização deste sonho.

Como comprar o primeiro imóvel?

Alguns fatores devem ser considerados na hora de comprar o primeiro imóvel. Para fazer um bom negócio e com segurança é preciso muita atenção desde a escolha do melhor bairro até a forma de pagamento. Fizemos um passo a passo para te ajudar no momento dessa negociação.

Fazer um planejamento financeiro

Independente da maneira escolhida para efetuar o pagamento do imóvel, é essencial fazer um bom planejamento financeiro e começar a juntar dinheiro. Isso porque além das despesas com o financiamento, é preciso contar com uma reserva para arcar com outras contas, como supermercado, água, luz e internet.

Nos casos de financiamento, é indicado ainda reservar uma quantia relativamente boa para oferecer como entrada. Geralmente, o valor pedido é de 30% do preço final do imóvel. É importante lembrar que, quanto maior for o valor dado como sinal, maiores serão as possiblidades de negociação com o vendedor e menor será a dívida com o financiamento.

Escolha a melhor localização

Na hora de comprar o primeiro imóvel, avalie a localização e escolha a que é melhor para o seu dia a dia. Dê preferência para imóveis localizados próximos ao metrô, linhas de ônibus, comércio, supermercados e outros pontos que possam valorizar o bem. Além disso, prefira imóveis que fiquem em um bairro próximo ao local de trabalho, escola dos filhos, cursos e que ofereça fácil acesso a outras regiões da cidade.

Observar a estrutura do imóvel

Ao começar o planejamento para a realização de compra e venda de um imóvel, é fundamental avaliar a estrutura do empreendimento escolhido. Verifique se a pintura está em dia, além das instalações hidráulicas e elétricas para avaliar a existência de possíveis problemas. Assim, você terá mais chances de conseguir um desconto na compra ou negociar o conserto do dano.

Avalie as formas de pagamento

Para realizar a compra de um imóvel, existem várias formas de pagamento. O pagamento à vista é sempre o mais indicado e oferece chances mais altas de negociações e descontos. Entretanto, o financiamento costuma ser a forma de pagamento mais escolhida. Antes de comprar o primeiro imóvel, é importante conhecer e avaliar as opções que o mercado oferece, entre as mais comuns estão:

  • financiamento direto com a construtora: tende a ser a alternativa mais flexível para solicitar crédito, visto que as construtoras tem total interesse em venderem rápido seus empreendimentos;
  • financiamento com o banco: esse é a alternativa mais popular onde a instituição financeira dispõe do valor necessário para que o cliente quite parte do imóvel. Os bancos oferecem diversas modalidades de financiamento e cada uma possui prazos, taxas de juros e regras especificas;
  • consórcio: essa é uma alternativa mais viável para aquelas pessoas que não estão com pressa de mudar. A maior vantagem é que o consórcio oferece parcelamento de 100% do imóvel e, também, pode ser pago em parcelas mensais.

Estude o mercado

O mercado imobiliário é dinâmico e movimentado, podendo ser influenciado por diversos fatores, como a situação política e econômica do país no momento. Por isso, é importante acompanhar o noticiário para avaliar se o período é propício para realizar esse sonho.

Analisar a documentação

Outro ponto fundamental na hora de comprar o primeiro imóvel é realizar uma análise minuciosa de toda a documentação do imóvel. Antes de tudo, é preciso saber se o imóvel está dentro das leis e não possua pendências jurídicas. Para isso, o interessado no imóvel pode consultar a imobiliária ou um advogado para providenciar uma boa análise do empreendimento. Veja alguns documentos do imóvel que devem ser avaliados:

  • certidões, entre elas: Certidão Negativa de Débitos na Junta Comercial, Certidão de Documentos Cível, Certidão Negativa de Débitos Federais de Pessoa Física e de Débitos trabalhistas;
  • cópia da matrícula atualizada com o dossiê do imóvel que deve ser solicitada no Cartório Regional do Imóvel da região;
  • IPTU e condomínio também devem ser verificados.

Contar com o apoio de uma imobiliária

No processo de compra e venda de um imóvel, contar com o apoio de uma imobiliária é a melhor maneira de garantir segurança e praticidade na transação. As imobiliárias oferecem profissionais capacitados e com o conhecimento necessário para realizar esse tipo de transação. Além disso, elas proporcionam mais visibilidade e respaldo jurídico para ambas as partes envolvidas na compra.

Portanto, a compra do primeiro imóvel deve ser feita com bastante planejamento e calma. Muitos detalhes devem ser avaliados e ponderados antes da assinatura do contrato. Lembre-se de consultar tanto os documentos do imóvel, quando do dono da propriedade. Conte com uma imobiliária de confiança e realize esse processo com mais segurança.

Quer saber mais sobre compra e venda de imóveis? Entre em contato com a Metropolis Brokers e encontre o imóvel dos seus sonhos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.