Pensando em comprar um segundo apartamento? Saiba como se preparar!

Muita gente acredita que, por já ter obtido o seu primeiro imóvel, a aquisição do segundo vai ser mais prática e que talvez não sejam necessários tantos cuidados. Mas isso é um grande engano! Pode parecer um pouco contra intuitivo, afinal, você já está bem mais experiente e conhece os processos, mas, mesmo assim, é importante ser cauteloso.

É claro que a compra de um segundo imóvel é algo muito atrativo, e sendo bem-feita pode até melhorar as suas finanças. Entretanto, é necessário tomar muito cuidado para que essa confiança em excesso não te atrapalhe e você não acabe tomando decisões que podem te causar dor de cabeça.

Mas essa decisão pode ser, sim, uma ótima ideia! Claro que existem cuidados sobre a escolha do imóvel e a sua intenção com essa compra, além de que talvez seja necessário revisitar algumas dicas que foram usadas na aquisição do seu primeiro imóvel; mas com um bom planejamento tudo deve correr bem!

Se ficou interessado e quer saber mais sobre como se preparar para comprar o seu segundo apartamento, se prepare e continue conosco!

Qual o seu objetivo com o segundo imóvel?

A primeira coisa que você deve se perguntar quando estiver cogitando a aquisição de um segundo apartamento é o que pretende com essa compra. Afinal, qual é o seu objetivo? Sua família aumentou e você deseja um lugar novo para viver com mais espaço? Ou então está em busca de uma região que lhe dê uma maior qualidade de vida?

Nessas questões, até agora tudo o que fiz foi lhe questionar as intenções relativas ao seu uso pessoal do apartamento, mas esse também pode não ser o caso. Questões financeiras também podem influenciar aqui, pensando na aquisição do imóvel como um investimento na expectativa de uma valorização, ou então em colocá-lo para alugar com o intuito de te gerar uma renda a mais.

Seja qual for a sua motivação e o seu objetivo com a compra de um segundo apartamento, é muito importante tê-los claros em sua mente. Isso porque se trata sempre de uma transação muito custosa, e que envolve muito planejamento e programação para tal, além disso, dependendo do seu objetivo, os critérios para a escolha do imóvel podem inclusive mudar.

O importante é ter o seu objetivo claro para montar seu planejamento mirando nisso e, assim, evitar ao máximo qualquer dor de cabeça!

Seu primeiro imóvel já está quitado?

Esse é um ponto muito importante, afinal, buscar um segundo imóvel sem ter terminado de pagar o primeiro, no caso de um financiamento, pode ser bem complicado. A grande questão é se você realmente dá conta de arcar com as parcelas de dois apartamentos, pois isso pode ficar bem pesado.

Mas não se trata apenas disso! Mesmo que você se considere apto a arcar com esses custos, é importante lembrar que há um limite da renda que pode ser comprometido legalmente. Nesse caso, você não pode comprometer mais de 30% da sua renda mensal em um financiamento imobiliário, e possuindo dois, fica mais difícil de fazer essa conta bater.

Por outro lado, se você já tiver quitado todo o seu apartamento, essa nova aquisição pode ser mais bem-vista do que parece. Afinal, aquela parcela do seu orçamento que antes era ocupada por isso passa a ficar livre, e, portanto, pode ser redirecionada para uma nova compra.

Em alguns casos, há quem considere isso uma forma até de evitar que esse valor seja consumido em gastos supérfluos, preferindo a ampliação do seu patrimônio.

Como se preparar para a compra do segundo imóvel?

Até agora estávamos conscientizando sobre a aquisição de um segundo apartamento, tentando evitar que alguns erros sejam cometidos. Mas se você chegou até aqui, então realmente deve estar determinado a conseguir um novo imóvel. Por isso, que tal darmos uma olhada em algumas dicas? Continue conosco!

Se planeje financeiramente novamente

Assim como da primeira vez, o planejamento financeiro segue sendo fundamental aqui. Observar se esse custo adicional não impedirá outros objetivos financeiros que você esteja planejando é fundamental para que as coisas corram bem.

No geral, caso você já tenha quitado o seu imóvel anterior, uma realocação dos recursos costuma bastar, mas, mesmo assim, outros pontos são importantes. Afinal, não é só o valor do financiamento que será necessário, existem muitos outros gastos como decorações, eventuais reformas, além das clássicas burocracias e impostos que devem ser considerados.

Use o seu FGTS

Muita gente se questiona sobre se é possível usar o dinheiro do seu FGTS também na aquisição de um segundo imóvel. A resposta é sim! Porém, assim como da primeira vez, algumas regras devem ser atendidas, por isso, que tal relembrarmos elas? São as seguintes:

  • o valor do imóvel não deve ultrapassar R$ 1,5 milhão;
  • não é permitida a compra de um imóvel na mesma cidade que o anterior.

Ou seja, o uso do FGTS pode ser uma ótima opção, mas é preciso estar de olho nas regras para evitar contar com o dinheiro e acabar não podendo utilizá-lo.

Vá atrás de ajuda especializada

Ter um bom profissional para ajudar a te direcionar nas tomadas de decisões pode ser de grande ajuda em qualquer momento. Afinal, em toda área podemos encontrar particularidades e nuances que são muito difíceis de serem lidadas por pessoas de fora, o que acaba tornando uma boa tomada de decisão mais complicada.

Além disso, com esse acompanhamento especializado, você terá uma chance maior de ter suas demandas e objetivos atendidos. Justamente porque alguém que realmente entende desse setor pode saber te indicar locais, regiões, e te direcionar para tipos de apartamentos que batam melhor com aquilo que você está procurando, dentro daqueles objetivos anteriormente mencionados.

Enfim, apesar de termos a experiência da aquisição do primeiro imóvel, isso não significa que no segundo será mais fácil, e muito menos que podemos ser menos cuidadosos. Muito pelo contrário, o cuidado segue necessário, talvez até mais do que antes, uma vez que serão ainda mais despesas para se arcar e, justamente por isso, é importante ter em mente o que deseja e como chegar lá para não acabar se complicando.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, e gostaríamos de convidá-lo para entrar em contato conosco para mais informações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.