Conheça 5 tipos de apartamento que existem e suas características

A compra de um imóvel é o sonho de muitos brasileiros e o mercado oferece diversos espaços para todos os gostos. Assim, é fundamental conhecer os diferentes ambientes ofertados pelas imobiliárias e avaliar qual o mais adequado para suas necessidades. Existem diversos tipos de apartamentos com particularidades que são decisivas nessa tomada de decisão.

Para quem mora sozinho e precisa de um espaço menor, passando pelos futuros casais e chegando até as famílias numerosas, existem apartamentos para todos os perfis, e esses imóveis estão cada vez mais versáteis e funcionais. Neste post, vamos apresentar os principais tipos de apartamento e mostrar quais são mais indicados em cada situação. Confira!

A importância de conhecer os diferentes tipos de apartamento

A compra de um imóvel é um passo importante na vida de qualquer pessoa e, além de envolver um alto investimento, esse espaço deve condizer com a rotina e estilo de vida dos moradores. Diante disso, conhecer os tipos de apartamentos disponíveis no mercado é essencial para avaliar qual se encaixa melhor nas suas necessidades diárias.

Os principais tipos de apartamentos

Já se foi a época em que os apartamentos eram praticamente iguais, com disponibilidade de dois ou três quartos e divisões bem definidas. Atualmente, o mercado imobiliário oferece diversos tipos de apartamento e para cada modelo existe uma necessidade específica. Falaremos um pouco dos principais.

1. Padrão

O apartamento padrão é o mais popular e conhecido pelos brasileiros. Com dois ou três quartos, esse modelo possui divisões de cômodos bem determinadas, com banheiro, sala e cozinha. Pode ser ocupado por solteiros ou famílias mais numerosas e, normalmente, é escolhido por aquelas pessoas que preferem não sair do modelo tradicional.

2. Loft

O loft é um novo conceito de apartamento e não necessariamente se trata de um imóvel pequeno, como muitos pensam. Esses espaços são bastante funcionais e não possuem divisões. Os lofts abusam de técnicas que aumentam a sensação de amplitude do espaço e proporcionam boa circulação. Esse modelo de apartamento é mais indicado para solteiros e sem filhos.

3. Studio

Assim como o loft, o studio também não possui ambientes divididos por paredes. A diferença entre esses dois tipos de apartamentos está no tamanho do imóvel, sendo que o studio tende a ser menor que o loft. Esse modelo é aconchegante, moderno e muito prático.

4. Kitnet

As kitnets são espaços menores e compactos recomendados para pessoas que moram sozinhas ou para casal sem filhos. Normalmente, esse apartamento possui três cômodos, sendo quarto, banheiro e sala conjugada com a cozinha. Não existem divisões específicas e a metragem costuma não passar dos 40m².

5. Garden

O garden fica no térreo do prédio e proporciona aos moradores uma área externa para quem deseja ter um jardim, uma horta ou até um pequeno quintal. O acesso a esse modelo de apartamento é mais fácil, já que não é preciso usar escadas ou elevador. Além disso, o valor do garden costuma ser menor que os outros modelos de apartamento.

Portanto, existem vários tipos de apartamento e a escolha sobre o melhor imóvel depende das necessidades e demandas dos futuros moradores. Faça um bom planejamento, avalie suas expectativas e busque por ajuda de uma boa imobiliária para conseguir optar pelo melhor apartamento e garantir conforto e bem-estar para você e toda a família.

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.