Posso financiar imóvel em outra cidade? Saiba o que observar!

Mudar de casa nem sempre é uma tarefa fácil, já que envolve muito planejamento, análises, pesquisas e um bom orçamento. Muitas vezes, recorremos ao financiamento para realizar esse sonho da casa própria. Em alguns casos, surge uma dúvida: posso financiar imóvel em outra cidade?

Quando se trata de mudar para outra cidade o processo pode ser mais cansativo, porém se tudo for feito de forma organizada o resultado é satisfatório. Cada caso é um caso e essa mudança de município pode acontecer por vários motivos, como uma nova oportunidade de emprego, busca por melhor qualidade de vida ou a vontade de morar mais perto do mar.

Se você está dentro deste perfil, leia este post até o final. Nele, vamos mostrar como é possível financiar imóvel em outra cidade, de que forma isso pode ser feito e quais os cuidados necessários para que essa transação seja realizada de forma segura. Confira!

Como funciona o financiamento de imóveis?

Financiar um imóvel é basicamente pegar dinheiro emprestado com algum banco ou instituição financeira e, por meio de parcelas, devolver esse dinheiro conforme o prazo que foi pré-definido em contrato. Em geral, o interessado na compra do imóvel oferece um valor de entrada e o restante é financiado e dividido em parcelas corrigidas e acrescida de juros. Durante o tempo que durar o financiamento, o imóvel fica atrelado ao comprador, mas não pode ser negociado enquanto o empréstimo não for totalmente quitado.

De que forma posso financiar imóvel em outra cidade?

Financiar um imóvel em outra cidade é possível sim e, para isso, é preciso entrar em contato com alguma instituição financeira, que não necessita ser na mesma cidade do imóvel, e solicitar a análise de crédito. Para concretizar essa negociação, o comprador deve passar pelas mesmas etapas que passaria ao financiar um imóvel no bairro vizinho.

Nesses casos, também é preciso um bom planejamento, análise dos imóveis disponíveis e da região escolhida e, quando possível, realizar a visita pessoalmente. Além disso, garanta que as parcelas não afetarão o orçamento mensal, para evitar atraso no pagamento das parcelas, o que gera multas e juros.

Quais os principais pontos de atenção ao financiar imóvel em outra cidade?

Na hora de financiar imóveis em outra cidade, alguns pontos devem ser observados para evitar dores de cabeça e prejuízos. Levante toda a documentação do local e do seu dono para não cair em golpes. Para isso, retire a certidão de matrícula atualizada da propriedade antes de mais nada.

Esse documento impede que você caia no golpe do falso proprietário e, também, afasta dúvidas sobre possíveis pendências judiciais, como penhora do bem. Além disso, retire a certidão negativa do imóvel para verificar se existe algum atraso no pagamento de impostos, como o IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana).

Portanto, é possível financiar imóvel em outra cidade e os cuidados precisam ser os mesmos de quando essa negociação é feita com um imóvel no bairro vizinho. Realize um bom planejamento financeiro e, para a mudança, confira os documentos atualizados do imóvel e do dono e consulte uma imobiliária de confiança para garantir mais segurança e tranquilidade na negociação.

Esse post esclareceu suas dúvidas a respeito do financiamento de imóvel em outra cidade? Deixe nos comentários sua opinião!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.