O que impede a venda de um imóvel? Confira 7 motivos

Quem costuma investir em imóveis sabe o quanto pode ser desafiador negociá-los. Tanto na hora de adquirir, quanto no momento de se desfazer deles existem diversos pontos aos quais se deve ter muita atenção, muito deles, capazes, inclusive, de ser o que impede a venda de um imóvel.

Por isso, se você está tentando vender um bem e tem encontrado dificuldades para conseguir compradores, ou, quando encontra algum não consegue realizar a transação até o fim, abra bem os olhos, pois algo pode estar errado em algum dos processos envolvidos nessa negociação.

Pensando nisso, elaboramos este post com alguns dos principais motivos que impedem a venda de um imóvel, e ainda, explicando como evitar que eles continuem sendo um problema para você. Então, siga com a leitura e resolva as questões que estão atrapalhando você nessa tarefa!

1. Certidões negativas

As certidões negativas servem para comprovar a ausência de processos judiciais e dívidas tanto relativas ao imóvel, quanto de seus proprietários, que poderiam colocar o bem em risco de penhora. Por exemplo, um imóvel que pertence a uma pessoa jurídica que tem um processo trabalhista em curso pode levar esse bem a ser penhorado.

Por isso, é importante que todas as certidões negativas — tanto do bem quanto de seus proprietários e cônjuges — sejam apresentadas aos possíveis compradores para que eles se sintam mais seguros para fechar qualquer tipo de negócio com esse imóvel.

2. Falta de propaganda

Os negócios boca a boca são possíveis e, na maioria das vezes, funcionam bem, porém levam muito mais tempo até chegar à pessoa certa. Para garantir que você tenha possíveis compradores interessados no seu imóvel é necessário divulgar sua venda, ou mesmo locação, de modo mais abrangente.

Hoje em dia, não faltam portais especializados no mercado imobiliário, além de todo o espaço para publicidade existente nas redes sociais e, ainda, com infinitas possibilidades de segmentação de público. Outras estratégias, como o inbound marketing, também são extremamente eficientes na captação de novos potenciais compradores.

3. Necessidade de muitos reparos

Um imóvel com muitos reparos a serem realizados pode até ser vendido, porém, isso não acontecerá assim tão facilmente. Muitas vezes, as pessoas estão em busca de um imóvel do qual possam usufruir imediatamente, seja para própria moradia, seja para alugar e obter renda.

Sendo assim, não querem investir tempo e dinheiro em uma reforma. Claro que é possível encontrar quem aceite fazer esse investimento, no entanto, certamente, isso refletirá no valor negociado pelo bem.

Por melhor que seja sua localização, distribuição de cômodos e outras características com potencial de valorização do bem, o fato de necessitar de reparos fará com que seu preço seja bem inferior ao do mercado. Especialmente se apresentar problemas estruturais, infiltrações etc., mais complicados de resolver.

4. Valores fora do padrão

É comum que em uma negociação de venda de bens de alto valor se comece pedindo um pouco acima do que se deseja para que haja margem de negociação. Essa é uma prática até bem-vista no mercado.

No entanto, é preciso ter muito cuidado ao estabelecer essa margem para não exagerar no preço do imóvel e colocá-lo em um patamar fora da realidade. Isso pode ocasionar o total desinteresse pelo bem e a perda de oportunidades de se iniciar uma negociação.

Por outro lado, imóveis ofertados com valores muito inferiores aos praticados no mercado podem levantar dúvidas a respeito da idoneidade do negócio. Portanto, antes de fixar um valor de oferta, é fundamental que seja feita uma boa pesquisa de mercado, preferencialmente, com a ajuda de profissionais especializados.

5. Erros na documentação

Outro ponto que pode gerar sérios problemas na venda de imóveis são os erros na documentação. O mais comum deles é a falta de atualização da matrícula, que quando consultada, mostra um “status” diferente do real.

Por exemplo, existem aqueles que no Cartório de Registro Geral de Imóveis ainda constam como terrenos sem qualquer benfeitoria. Claro que isso dificulta a negociação do bem, chegando, até mesmo, a impossibilitar sua venda, especialmente se houver muito itens pendentes que podem levar tempo e dinheiro para serem providenciados.

6. Fotos e vídeos de má qualidade

Uma imagem vale mais que mil palavras, é um clichê, mas que não deve ser esquecido. Uma fotografia ou vídeo do seu imóvel pode facilitar muito a sua venda, ou, simplesmente, acabar com as chances de as pessoas se interessarem por ele.

Por isso, procure sempre tirar fotos que valorizem os pontos fortes do imóvel, sempre com boa iluminação, jamais com bagunça ou sujeira nos cômodos e, se possível, com objetos de decoração que o tornem ainda mais atrativo.

7. Falta de suporte de um profissional qualificado

Por fim, porém, provavelmente um dos pontos mais importantes na hora de vender um imóvel é poder contar com um profissional qualificado e experiente para ajudar você nessa missão. Um corretor de imóveis certamente pensará em todos os pontos que citamos acima e estará pronto para resolver a maioria deles.

Além disso, a rotina de fotografar e anunciar imóveis nos melhores canais de venda já faz parte do dia a dia dele, que estará apto a garantir que o seu bem tenha a melhor exposição possível, o que facilita, e muito, a sua venda. Também não se pode esquecer que os corretores imobiliários têm sua própria carteira de clientes e existem grandes chances de, dentro dela, estar o comprador que você procura.

Como você viu ao longo deste post, são diversos os motivos que impedem a venda de um imóvel, vários detalhes aos quais é preciso ter atenção para que não atrapalhem a sua negociação. Sendo assim, é necessário buscar maneiras de os manter sob controle.

A melhor forma de evitar o que impede a venda de um imóvel é contar com a ajuda de profissionais qualificados e experientes no processo. Por isso, contratar uma imobiliária será sempre a sua melhor opção. Nessa hora o melhor a fazer é contar com a Metropolis Brokers.

Por isso, aproveite que você já está por aqui e entre em contanto conosco agora mesmo para saber como poderemos ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.