Especulação imobiliária: quais as consequências e como afeta o mercado?

O mercado de investimento chama atenção de muitas pessoas, mas poucas sabem como esse mundo realmente funciona. Você sabia que a especulação imobiliária é uma estratégia de investimento? Se pararmos para pensar, todos os investimentos têm relação com especulação, ou seja, são apostas. Assim, quando falamos de mercado imobiliário, a especulação é bem utilizada.

São várias questões que devem ser levadas em consideração e alguns detalhes importantes. Para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, leia o artigo com muita atenção e tire as suas dúvidas!

O que é a especulação imobiliária e como ela é feita?

A especulação imobiliária é a ação de adquirir bens, no caso, imóveis, mas sem pensar apenas em morar no ambiente. Quando se compra, a ideia é ter em mente a intenção de vender ou alugar a propriedade no futuro. Assim, se cria uma expectativa de que o valor de mercado do imóvel aumente até o momento de sua venda. Com isso, há o lucro e o investidor acaba ganhando em cima da compra.

Geralmente, um dos fatores que mais são levados em consideração é a valorização do espaço geográfico perto do imóvel. Ou seja, quando outros estabelecimentos são construídos, há o desenvolvimento de infraestrutura, a pavimentação de ruas, instalação de rede elétrica, novos parques. Enfim, todas as melhorias que influenciam na qualidade de vida das pessoas que vivem na região.

Quais são as principais consequências?

São várias consequências da especulação imobiliária, pois ela afeta o mercado e as cidades. Veremos alguns deles.

Impactos na expansão das cidades

Quando há a especulação imobiliária, o desenvolvimento da infraestrutura acaba interferindo positivamente na mobilidade urbana. Geralmente, há a implantação de ciclovias, ônibus, construção de estações de metrô, enfim, tudo que pode melhorar a vida das pessoas, deixando o dia a dia mais dinâmico.

A mobilidade é um ponto essencial pensando nas cidades, pois quando aumenta a quantidade de pessoas, também aumenta a demanda pelos imóveis. Assim, a valorização permite que haja mais compradores por procurarem regiões que haja a mobilidade urbana.

Podemos chamar de “efeito em cadeia”, pois quanto mais especulação, mais infraestrutura e mais empreendedores. Com isso, há a criação de mais consumidores, empregos e moradores.

Para que haja esse desenvolvimento da região, as pessoas que fazem as primeiras compras acabam vivendo essa “aposta”, pois acreditam que existe possibilidade de desenvolvimento na região e, por isso, trará alta rentabilidade e retorno financeiro.

Influência nos valores

A primeira compra precisa ser mais barata, pois a região do imóvel ainda não deve estar desenvolvida. Assim, conforme o desenvolvimento dos empreendimentos, o valor de compra e venda aumentam, sendo bem interessantes para quem comprou pensando como investimento futuro.

Impactos na oferta e demanda

Como falado anteriormente, quando há a especulação imobiliária e ela dá o resultado esperado, as ofertas aumentam e podem gerar bons acordos. Então, é legal pensar nas demandas e ofertas futuras, criar expectativas possíveis para que seja alcançada no decorrer do tempo.

Devido à especulação imobiliária ser um tipo de investimento de renda variável, considerada um risco alto, pode acarretar em lucros muito maiores. Porém, comprar o imóvel apenas pela expectativa, sem estudo de que ele valorize, não há uma garantia de retorno.

Assim, entender o comportamento do mercado é essencial, por isso é necessário estudar as possibilidades. O medo não pode tomar conta na hora de fazer o investimento, mas ele não pode ser impulsivo. Pensar bem e ouvir especialistas no assunto, ler e tomar decisões financeiras se baseando em conhecimento técnico é essencial.

Por mais que seja um jogo de risco, esse risco deve ser calculado e analisado antes de qualquer decisão.

Crescimento horizontal das cidades

Mais uma consequência desse investimento é o crescimento horizontal das cidades. Assim, locais que antes eram vazios, desocupados, se tornam ocupados. Uma das questões discutidas sobre esse crescimento é que afasta uma parte da população de partes importantes da cidade.

Isso acontece porque muitas pessoas não possuem condições financeiras para comprar um imóvel em áreas, agora, valorizadas e precisam morar longe dos empregos. Uma das consequências é sobrecarregar o transporte público.

 O que é necessário levar em consideração antes de investir?

Por ser potencialmente lucrativa, a especulação imobiliária apresenta várias pessoas interessadas. Porém, é necessário levar alguns pontos em consideração para que os retornos sejam realmente bons de acordo com previsões certas.

Assim, como dito anteriormente, o investidor não pode apenas depender de adivinhações sem bases técnicas, ele precisa ler e conhecer as tendências de acordo com o mercado e suas necessidades.

Quando o investidor quer esperar mais tempo para vender o imóvel, acaba alugando e, algumas vezes, gasta muito dinheiro com custos de manutenção. Além disso, é preciso ter atenção para que os inquilinos cuidem bem do imóvel e não causem problemas no valor final.

Um fator que deve ser pensado é quando a economia está sofrendo turbulências. O desemprego pode piorar a questão das vendas e ser negativo para o imóvel.

Será que você tem perfil de investidor?

Antes de tomar qualquer decisão para entrar na especulação imobiliária, pesquise muito. Os especuladores lidam com riscos todos os dias, pois o mercado imobiliário não é fixo. Assim, é essencial saber diversificar os investimentos para se garantir, caso um investimento não saia como o esperado. Assim, o investidor precisa de uma fonte de fluxo de caixa confiável enquanto espera que haja a valorização dos imóveis.

Você percebeu quantas informações fazem parte desse mundo de investimento da especulação imobiliária? São vários pontos a serem analisados e estudados antes de optar por qualquer investimento. Os riscos existem, mas podem ser evitados ou diminuídos quando existe um planejamento e cuidado. Para isso, não se esqueça de ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário.

Se você se interessa pelo mercado de imóveis e quer saber um pouco mais sobre os investimentos, como começar e como funcionam, acesse o blog da Metropolis Brokers para ler sobre este e vários outros assuntos. Não perca tempo e comece a estudar o quanto antes para fazer investimentos que darão bons frutos no futuro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.