Apartamento nascente ou poente: qual é a melhor opção para morar?

Ao comprar ou alugar um apartamento, geralmente, pensamos em quase tudo: infraestrutura, localização, acabamento, tamanho, andar, enfim, é uma série de pontos que precisam ser analisados antes de fazer uma escolha. Uma das questões a serem pensadas é a incidência solar do apartamento, se a posição do sol é nascente ou poente. Sabia disso? É uma questão que influencia até no preço do imóvel!

Abordaremos as diferenças entre as posições do sol para que você faça escolhas certeiras na hora de escolher um apê!

O que caracteriza um apartamento poente e um nascente?

Para que tenhamos noção na hora de fazer a escolha, é importante lembrar que um imóvel nascente apresenta sua fachada localizada para o leste. Quando falamos de imóvel poente, para o oeste. Essa é uma das dicas na hora de conhecer o local e analisá-lo.

Quais as vantagens de cada um?

As duas opções possuem vantagens que variam de acordo com o que o comprador deseja. Assim, separamos os dois tipos de imóveis para que veja o que mais lhe agrada.

Apartamento poente

O principal ponto positivo de um imóvel poente é que ele, normalmente, possui o preço final menor. Além disso, esses imóveis possuem luminosidade prolongada, acarretando uma diminuição de luzes artificiais dentro de casa. Dependendo da sua intenção, por exemplo, se você fizer home office, é uma iluminação favorável.

Uma questão importante é que imóveis poentes não têm a proliferação de agentes que causam rinite alérgica. Assim, caso seja uma casa com criança ou com pessoas muito alérgicas, é importante pensar em cada detalhe.

Apartamento nascente

Os imóveis voltados para o nascente recebem mais incidência dos raios durante o período da manhã. Além disso, o clima dentro do apartamento fica mais ameno, diminuindo a temperatura durante a tarde. Em lugares muito quentes, esse fator é crucial para uma boa qualidade de vida. É importante lembrar que isso aumentará o valor do imóvel.

O que levar em consideração na hora da escolha do imóvel?

Analise se você ficará mais durante o dia ou durante a noite no apartamento, se é uma compra para a vida toda ou para um curto período de tempo, se a temperatura é algo essencial, se você tem um orçamento mais apertado e precisa escolher de acordo com o valor.

Enfim, são vários fatores a serem pensados e analisados, lembrando que a luz solar tem relação direta ao conforto térmico no decorrer das estações. Muita incidência solar ou baixa incidência solar podem causar problemas na estrutura do imóvel, por isso, cada caso deve ser analisado com atenção.

Assim, para uma escolha assertiva, além de pensar em todos os fatores relacionados ao imóvel, é necessário estudar o imóvel e se ele está virado ou não para o nascer do sol, ou seja, se é nascente ou poente, e se está de acordo com o que o comprador procura.

Se você se interessa por assuntos e dicas relacionadas à compra, venda e aluguel de imóveis, conheça o blog da Metropolis Brokers e entenda um pouco mais sobre financiamento de imóvel!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.