5 dicas sobre como escolher um imóvel de acordo com o seu perfil

A compra de um imóvel é o sonho de muitas pessoas. Seja casa ou apartamento, quando se toma a decisão de investir nesse projeto, são várias questões que precisam ser analisadas calmamente para que não haja arrependimentos futuros. Por isso, uma boa qualidade de vida deve ser a prioridade número 1 da escolha.

São vários aspectos que devem ser levados em consideração, como:

  • a localização ideal;
  • necessidades específicas da família;
  • consideração de sua rotina;
  • análise dos valores e condições do imóvel;
  • verificação da estrutura.

Mas não se assuste, mesmo sendo vários tópicos, abordaremos cada um deles para que você chegue a uma compra certeira. Acompanhe a leitura!

1) Estude a localização ideial

A localização deve ser um dos pontos principais a serem pensados. Ao escolher um imóvel, analise se uma casa ou um apartamento satisfazem as suas necessidades. Depois, analise os bairros em que esse imóvel se encontra: você busca um lugar mais tranquilo? Uma área perto de algum colégio específico? Perto do trabalho?

Lembre-se que a segurança deve ser prioridade para que possamos viver sem grandes preocupações. Por isso, investigue sobre a localização, tente conhecer os vizinhos e faça a sua parte antes da escolha. Também é importante verificar se há farmácias, hospitais, escolas e supermercados próximos para facilitar o estilo de vida de sua família.

2) Pense nas necessidades específicas da família

O imóvel é uma continuação de quem somos, pois iremos passar grande quantidade do tempo em nossas casas e precisamos deixá-las agradáveis de acordo com nossas preferências. Antes de sair comprando qualquer lugar, pense nas necessidades específicas de sua família. Primeiro, quantas pessoas morarão na casa? O tamanho da planta precisa ser grande ou pequeno? Você possui filhos? Como você gostaria que fosse a área externa?

Determine o que não pode faltar

Faça uma lista de coisas imprescindíveis e que não podem faltar na sua casa, por exemplo: área externa com piscina, quantidade de banheiros, um espaço para escritório, uma cozinha ampla, quantidade de banheiros. Enfim, cada pessoa possui certas necessidades e vontades em relação a um imóvel. É interessante conversar com a família inteira e trocar ideias sobre o que cada um acha dos itens importantes que precisam ter na casa.

Olhe diferentes imóveis na internet, converse com uma imobiliária especializada, e analise tudo que te agrada em diversas casas para que você possa chegar a respostas satisfatórias. Isso deixará mais fácil entender o que não pode faltar na sua casa. E, quando estiver com a lista em mãos, fica muito mais simples pesquisar e decidir por um imóvel específico. Se você não souber quais são suas prioridades, a chance de fazer uma escolha da qual se arrependerá é maior.

3) Analise os valores e condições do imóvel

A condição financeira deve ser analisada com cuidado e atenção. Os imóveis, na maioria das vezes, não são baratos e podem gerar dívidas por muitos anos. Antes de sair olhando casas e apartamentos, pense no quanto você pode gastar, qual é o seu valor máximo e as maneiras que você têm de pagar esse investimento.

Muitas vezes é comum as pessoas pensarem apenas no valor do imóvel e esquecerem de possíveis dívidas que podem aparecer, como o valor do condomínio mensal e as possíveis reformas. Por isso, analisar as condições do imóvel e tudo que se refere a ele é importante.

Verifique a estrutura

Uma casa ou um apartamento, geralmente, exigem manutenções elétricas e hidráulicas com regularidade. Pense no seu custo de vida e projete os novos possíveis gastos, pensando em quanto sua renda estará comprometida caso você feche negócio. Escolher uma casa com o valor muito acima do seu orçamento pode se tornar um grande problema no futuro, como a necessidade de um grande empréstimo, por exemplo.

Como falamos anteriormente, são várias dívidas que podem aparecer ao comprar um imóvel sem analisar todas as condições em que ele se encontra. A verificação da estrutura é uma parte fundamental pois, algumas vezes, a casa ou apartamento parecem estar em ótimo estado, mas acabam apresentando uma estrutura que precisará de muita manutenção e dinheiro investido.

4) Avalie o contrato

A parte burocrática aparece na compra de imóveis. É necessário analisar se não há pendências, ou seja, se o imóvel está regular e se o contrato condiz com o que foi acordado. Para isso, converse com o proprietário e verifique se ele é mesmo o proprietário na análise da matrícula do registro de imóveis. Você encontra essa documentação no cartório de registro de imóveis da região.

Veja se o IPTU está pago, se não possui dívidas, se os documentos e as exigências estabelecidas pela prefeitura estão em dia. Tire as possíveis dúvidas do contrato com o proprietário e, se necessário, com um advogado para entender completamente o contrato e não ter surpresas futuramente.

A verificação da documentação, sua e do proprietário, é essencial para que haja a compra do imóvel. São vários documentos que precisam estar em dia, por isso fique por dentro das principais exigências em relação aos papéis necessários para fazer o investimento.

5) Faça um planejamento

Você percebeu que são várias questões a serem pensadas e analisadas, não é? Fazer um bom planejamento, não apenas financeiro, é uma forma de não se assustar com o passo a passo e estar disposto a enfrentar cada etapa da melhor maneira possível. Siga as nossas dicas, respire e não faça escolhas precipitadas!

O lado bom de ter tantos pontos a serem levados em consideração é que você não precisa fazer tudo isso sozinho e pode ter profissionais especializados te auxiliando. A escolha de uma imobiliária ideal pode favorecer na hora de como escolher um imóvel para te mostrar quais são os caminhos mais coerentes a serem seguidos, além de te ajudar em toda a parte burocrática.

A Metropolis Brokers é a imobiliária que atua na compra, venda e locação de casas, apartamentos, sobrados, salas. Ou seja, tem muita prática no mercado trabalhando com profissionais com mais de 10 anos de experiência no ramo. Vale a pena entrar em contato conosco e facilitar sua vida na hora de fazer a escolha do imóvel ideal. Estamos esperando por você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.