Já ouviu falar em decoração no estilo industrial? Veja como adotá-la

Decorar a nossa casa é sempre um momento muito especial. Escolher objetos e cores que mais combinam com nosso dia a dia é uma forma de levar mais personalidade ao lugar onde moramos. Existem diversos modelos e projetos decorativos e a decoração no estilo industrial é um deles.

Com o tempo, tijolinhos nas paredes e piso de cimento queimado foram caindo no gosto das pessoas e ganhando espaço em projetos decorativos residenciais. Simples, bonita e com muita originalidade, essa decoração aposta em materiais naturais e no estilo urbano.

O estilo industrial surgiu há décadas, mas nunca esteve tão atual como nos últimos anos. Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos mostrar as principais características da decoração industrial e como adotá-la na sua casa. Confira!

O que é a decoração no estilo industrial?

A decoração no estilo industrial surgiu nos Estados Unidos após a crise de 1920. Nessa época, um movimento arquitetônico transformou galpões industriais que estavam abandonados em áreas valorizadas em moradias, sem mexer nas suas características originais.

Com o surgimento dessa nova realidade, a tendência era fazer adaptações nos espaços que até o momento eram usados exclusivamente para processos industriais, tornando-os ambientes habitáveis, bonitos e confortáveis. A partir daí, surge o estilo de decoração industrial, que aproveita materiais e objetos originais e conta com elementos despojados para criar um novo conceito de espaços integrados com ausência de paredes.

Quais são as características marcantes da decoração estilo industrial?

O estilo de decoração industrial teve origem em grandes galpões com espaços extensos e bem integrados. Geralmente, esses locais são funcionais e amplos sem a presença de divisórias. Devido à tamanha amplitude dos galpões, o estilo industrial apresenta outra característica marcante, que é a ampla iluminação natural vinda, geralmente, das grandes janelas.

A iluminação também pode ser feita com trilhos, luminárias de metal e lâmpadas amarelas de filamento de carbono. Existem outros elementos que são marcantes e muito usados no estilo industrial, como as paredes de tijolos, a exposição de tubulações e revestimentos com aparência desgastada e a presença de materiais de metal e cores neutras.

Quais são as dicas para adotar esse estilo de decoração no imóvel?

A decoração industrial junta características minimalistas com a criação de ambientes aconchegantes e cheios de personalidade. Esse estilo apresenta uma linguagem urbana e contemporânea, e é ideal para receber visitas com muito requinte e conforto. Confira algumas dicas de como adotar o estilo de decoração industrial na sua casa.

Tijolos expostos

Já que a exposição de elementos é uma marca do estilo industrial, as paredes de tijolos expostos fazem parte da decoração. Essas peças podem ser originais ou descascadas ou, ainda, podem ser encontrados no mercado papéis de parede e azulejos que imitam muito bem o formato dos tijolos.

Os tijolos expostos ficam bem em todos os ambientes, desde a cozinha até a área dos quartos. A falta de acabamento e a aspereza dessas peças devem ser combinadas com materiais naturais (como madeira) e tecidos macios (como cortinas de algodão e mantas de lã).

A dica para dar ainda mais beleza na parede de tijolos expostos é a paginação escolhida na hora de instalar as peças. As mais usadas nos projetos de decoração são amarração e espinha de peixe. Pintar uma parte de preto ou branco também é outra opção.

Cimento queimado

O cimento queimado e o concerto aparente são elementos fundamentais e coringas na decoração estilo industrial. Podem ser usados nas paredes, pisos e teto, deixando o espaço com aspecto de inacabado e bastante elegante. É possível encontrar no mercado acabamentos que imitam a cor e a textura do cimento queimado, oferecendo também um ótimo resultado.

Revestimentos

A proposta inicial da decoração estilo industrial é o inacabado. Dessa forma, cimento queimado, tubulações e canos expostos são muito usados. Porcelanatos rústicos imitam o material e podem revestir paredes e tetos.

Iluminação

Quando se considera fazer uma decoração estilo industrial, a primeira coisa que se deve observar é a quantidade de luz natural que o imóvel oferece. É comum que galpões recebam bastante luz natural devido às duas grandes janelas.

Mas, quando não houver amplas entradas de luz, abuse das luminárias metálicas e pendentes. Deixe fios aparentes para dar um ar mais urbano à decoração. Trilhos com spots são ótimas alternativas, proporcionando uma ideia de maior profundidade ao ambiente.

Móveis modernos e antigos

Para compor o estilo industrial mescle móveis antigos e novos nos ambientes. Combine materiais, como madeira e metal, para oferecer um visual industrial para o local. Peças texturizadas e mobílias de madeira com detalhes metálicos são opções muito interessantes.

Integração de ambientes

A integração de ambientes é outra dica essencial para compor uma decoração industrial. Como esses locais não possuem paredes, divisórias podem ser usadas nos quartos, por exemplo, para conferir mais privacidade. Mas, sala e cozinha devem ser integradas no estilo industrial.

Tubulações e estrutura aparente

Para compor a estética industrial é preciso usar de tubulações, canos, vigas e demais estruturas aparentes para proporcionar um ambiente mais moderno. Harmonize o peso desses materiais com acessórios coloridos e descontraídos.

Paleta de cores

No geral, a cor cinza predomina na decoração estilo industrial. O mercado oferece azulejos que lembram estações de metrô e tintas que deixam a aparência parecida com a textura do concreto. Dessa forma, os tons neutros vão predominar nesse estilo de decoração e a cartela de cores inclui o preto e o branco. As cores mais marcantes, como os tons de dourado e cobre, podem aparecer em objetos de decoração e móveis para compor o ambiente.

Materiais metálicos

Invista em materiais metálicos, como móveis feitos de ferro, valorizando o próprio metal ou, ainda, pintados de cores escuras para reforçar o estilo. Use também objetos decorativos metálicos, assim como prateleiras e aparadores.

Para buscar inspirações para reproduzir a decoração industrial em cada um dos ambientes da sua casa, consulte um especialista e faça pesquisas na internet. Além disso, use materiais de qualidade para oferecer mais durabilidade.

A decoração estilo industrial une o estilo urbano à elegância. Os projetos que seguem esse modelo valorizam texturas, exposição de materiais, metais e concreto, além das cores fortes — como cinza e preto, de uma boa iluminação natural e móveis requintados.

Quer conhecer outros estilos de decoração? Descubra o que mais combina com você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.