Reforma de imóvel: quando vale a pena comprar para reformar?

Ao comprar um imóvel, seja para alugar depois ou morar nele, é sempre um caso de muita análise, pois há muito dinheiro, tempo e energia envolvidos. Existem questões que devem ser levadas em consideração, por exemplo: será que vale a pena comprar para reformar? Dá para garantir bons resultados?

Para isso, apresentaremos algumas considerações sobre o que é preciso para o planejamento antes de fazer a aquisição. Se você se interessa por reforma de imóvel, sente-se confortavelmente, pegue papel, caneta e vamos pensar juntos nesse investimento que pode ser mais fácil do que você imagina!

Quais as vantagens de comprar um imóvel para reformar?

Quando estamos fazendo uma busca de mercado, logo nos deparamos com preços de imóveis que podem estar muito acima do nosso orçamento. Dessa forma, é interessante fazer uma pesquisa antes de comprar uma casa ou um apartamento novo ou direto na planta. Será que não é mais interessante comprar um lugar para reformar e deixar da maneira que você sempre sonhou?

Quando há um imóvel que precisa de reformas, geralmente o preço é mais amigável ao bolso. Por isso, a primeira coisa é identificar as ofertas e pensar em cada gasto que você terá ao reformar o espaço. Busque algumas referências, como:

  •  O tamanho da área do imóvel é o que você busca?
  •  A estrutura está em boas condições ou serão necessárias grandes reformas?
  • Qual é a divisão interna de cômodos?
  • A localização está de acordo com os seus planos iniciais?

Ao fazer essa análise, se possível, conte com a ajuda de um profissional para saber como avaliar tudo isso. Às vezes, é tanta coisa que você pode acabar se perdendo e se arrepender depois. Sempre vale a pena pensar bastante e ter ajuda qualificada antes de assinar qualquer contrato, certo?

O que devo considerar antes de fazer a compra?

São vários fatores que devem ser levados em consideração antes de fazer uma compra. Aqui, organizamos alguns pontos que você deve analisar antes de optar por um lugar para reformar ou um espaço já pronto para morar.

Planejamento financeiro

Depois de analisar a localização, a estrutura, as divisórias e o tamanho geral da área, chegou a hora de calcular o valor da compra e o valor da reforma juntos. Aqui, você conseguirá comparar os preços da compra de um imóvel já pronto e de um usado para reformar. Importante: como estamos falando de construção, sempre coloque imprevistos no papel, pois eles podem ocorrer!

Objetivo final

Quando compramos uma casa ou um apartamento para morar, a primeira coisa que pensamos é: como transformá-lo em um lar? Dessa forma, a vantagem de reforma é muito maior, pois você tem total liberdade para deixar o ambiente confortável e do seu gosto.

Mas, se a intenção é vender ou alugar, pense bem: a reforma demorará um tempo a ser realizada e, como dissemos anteriormente, prepare-se para os imprevistos. É importante buscar um custo-benefício coerente com a compra.

Análise de planta

Você procura um ambiente espaçoso ou não? Quando compramos um imóvel antigo para reformar, geralmente as plantas são maiores do que as oferecidas por novos empreendimentos. Dependendo da intenção, é interessante comparar esses tamanhos e investir em um imóvel para reformar.

Valorização da aquisição

Se o seu espaço possui uma estrutura sólida, fica mais fácil de reformar e conseguir uma boa valorização de preço. Isso acontece porque ambientes bem-planejados e com uma boa decoração tendem a ser preciosos na hora da venda.

Dependendo de como você realizar essa reforma, pode conseguir vender o imóvel e sair no lucro. Então, a valorização acontece de acordo com o quanto você pretende gastar do seu tempo e dinheiro em uma boa reforma.

Como garantir bons resultados na reforma?

Quando você toma a decisão de comprar um imóvel para reformar, não há necessidade de sofrimento. Basta um bom planejamento, organização e um pouco de paciência. Agora, falaremos um pouco sobre como, de fato, a reforma não precisa ser um bicho de sete cabeças e ainda ser vantajosa.

Um bom cronograma

Colocar no papel as principais ideias e fazer pesquisas é o primeiro passo para uma reforma de sucesso. É importante lembrar que a primeira coisa em uma reforma é paciência. O tempo de espera, obviamente, não será o mesmo que ao comprar um imóvel pronto. Por isso, coloque no papel quanto tempo você poderá aguardar antes de mudar ou vender aquele lugar para evitar frustrações.

Acompanhamento profissional

Caso você tenha condições para isso, o acompanhamento profissional, bons engenheiros e arquitetos podem te auxiliar em possíveis problemas que podem aparecer durante o processo. Assim, o controle do orçamento em relação às compras e ao planejamento será mais certeiro.

Cuidado ao contratar os fornecedores

Procure fornecedores de qualidade para evitar dor de cabeça. É importante anotar todos os prazos e cobrar sempre que achar necessário. Assim, o tempo da obra não atrasa e você conseguirá manter a ordem durante o processo.

Pensar em cada etapa

Ao comprar um imóvel para reforma, organize-se para seguir o cronograma já mencionado anteriormente. Não adianta comprar um ambiente já pensando na decoração se você ainda não passou pela infraestrutura, por exemplo. O passo a passo deve ser seguido de forma paciente para que você não atropele nenhuma parte importante da reforma e se arrependa depois.

Materiais de qualidade

Mesmo com a intenção de manter um orçamento baixo, é interessante utilizar materiais duráveis e de boa qualidade. Assim, faça uma pesquisa de preços antes de sair comprando qualquer tipo de produto. Isso ajudará na hora de encontrar possíveis compradores e valorizar a venda.

Depois de analisar um pouco mais sobre a possibilidade de comprar para reformar, esperamos que você siga essas dicas e faça um bom negócio. Estudar bastante antes de tomar qualquer atitude no mercado imobiliário é sempre a melhor escolha.

A Metropolis Brokers acredita que os imóveis são mais que pisos, janelas e paredes, pois representam a realização de sonhos. Por isso, se você quer ficar por dentro desse mundo com informações confiáveis e que podem te ajudar em tomadas de decisão, siga-nos em nossas redes sociais! Estamos no Instagram, Facebook e no YouTube.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.