Por que morar em uma cidade que possibilite o contato com a natureza?

Não é novidade para ninguém que o contato com a natureza é uma das melhores estratégias para aumentar a qualidade de vida, certo? Por isso mesmo, morar em uma cidade que possibilite que você e a sua família estejam perto de espaços verdes, parques, praças ou até de ruas arborizadas é uma boa ideia. 

Neste post, a gente conta pra você quais são os benefícios que nos convencem a morar mais perto de locais verdes e naturais. Siga a leitura para conferir essas vantagens!

Inspiração do aprendizado e curiosidade

Não ache que você, por ser adulto, não deve se preocupar em aprender coisas novas! Afinal, o mundo está cheio de descobertas incríveis para você se aventurar. Além disso, ter o hábito de buscar novos aprendizados mantém a mente mais ativa e previne, por exemplo, problemas de memória na terceira idade. 

Sabendo disso, você ainda não sente aquela inspiração ou vontade de descobrir algo novo? Pois fique sabendo que o contato com a natureza pode te ajudar a recuperar essa curiosidade. Proponha-se a deixar o celular em casa e fazer uma caminhada no parque mais próximo da sua casa e sinta a inspiração chegando!

Fortalecimento do desenvolvimento infantil 

Quais responsáveis por uma criança não se preocupam com o desenvolvimento do pequeno, não é mesmo? Se você carrega essa preocupação, vai gostar de saber que morar em uma cidade que possibilita o contato com a natureza impacta diretamente diversas questões importantes para o desenvolvimento infantil. 

Passando pelo estímulo de todos os sentidos, incluindo o vínculo social fortalecido e impactando até a nutrição da criança, a lista de benefícios dos passeios naturais é imensa. Veja outros pontos que vão convencer você a brincar com o seu filho na natureza:

  • inspira a concentração;
  • contribui para a prevenção de um comportamento violento;
  • reduz os sintomas de déficit de atenção e hiperatividade;
  • diminui as chances do desenvolvimento da obesidade infantil;
  • contribui para a consciência ecológica e o respeito à natureza;
  • desenvolve competência e resiliência na criança etc. 

Redução do estresse

Um estudo da Universidade de Michigan comprovou que passar de 20 a 30 minutos em contato com a natureza é a melhor solução para combater o estresse, ou melhor dizendo, para reduzir o nível de cortisol, o hormônio associado ao estresse.

Assim, os pesquisadores, observando o comportamento e medindo o nível de cortisol de 36 voluntários, comprovaram que o simples ato de sair de casa e passar um tempinho em um ambiente aberto com árvores e arborizado pode reduzir o estresse de maneira considerável. 

Qualidade de vida e bem-estar

Sabendo que o nível de cortisol diminui quando estamos em contato com a natureza, já dá para saber que o nível da qualidade de vida e bem-estar aumentam, certo? Morar em um ambiente que possibilite o contato com a natureza impacta diretamente o seu bem-estar e, é claro, o da sua família consecutivamente. 

Melhora da saúde física e mental

É difícil conhecer alguém que não ache que “pegar um ar” em meio ao ambiente natural não ofereça boas sensações. Além disso, quando pensamos na rotina agitada da cidade grande, imaginamos um dia cheio de afazeres, estresse e pressão, fatores que quando somatizados geram problemas na saúde mental e física. 

Ao sairmos desse ambiente agitado e cheio de cobranças, fazendo atividades calmas e relaxantes em meio à natureza, o nosso corpo e mente têm a oportunidade de recuperar as energias e, como já vimos, reduzir o nível do estresse. Condições que também podem colaborar com a redução de sintomas de problemas mentais. 

Redução de inflamações

Sabemos que a inflamação é um processo bastante comum que acontece no corpo, certo? Esse problema pode estar ligado a diversas doenças e pode provocar várias reações negativas no organismo. Quando nos submetemos a ter um contato direto com a natureza e com a terra, o nosso organismo se fortalece e evita que essas inflamações ocorram.

O que justifica esse benefício para a saúde é o contato com algumas bactérias que fazem bem para o corpo, garantindo um sistema imunológico mais fortalecido e possibilitado de lutar com as inflamações de maneira mais eficiente. Legal, não é? 

Respiração saudável e ossos fortalecidos

Desde o nosso período na escola ouvimos dizer que a natureza é responsável pelo ar puro, não é mesmo? Dessa forma, ficar em contato com o verde é uma ótima pedida para se livrar da poluição da cidade grande, garantindo uma oxigenação do sangue mais saudável e evitando doenças relacionadas à poluição, como asma, bronquite e alergias. 

Sem contar que os momentos com a natureza também oferecem uma obtenção de vitamina D, já que onde há natureza há luz solar. Essa vitamina é essencial para a absorção de cálcio do organismo, garantindo a fortificação dos ossos e crescimento saudável.  

Memória turbinada

Chega de esquecer o horário daquele compromisso importante ou o nome daquela pessoa que você sabe que conhece: passar um tempo em contato com a natureza impacta, para melhor, a sua capacidade de concentração e de memória a curto prazo.

Além disso, outras funções importantes como a cognitiva e de aprendizado também são turbinadas por passar um tempo no verde. Para garantir melhores resultados, é válido praticar alguma atividade física durante o período de passeio em meio a natureza. 

E aí, você se convenceu que o caminho para a saúde mental e integridade física é ficar por perto da natureza? Então deve estar com pressa para descobrir quais são os locais que possibilitam o contato com a natureza em São Caetano do Sul.

Confira agora uma lista de pontos verdes para você conhecer junto com a sua família:

  • Espaço Verde Chico Mendes;
  • Praça São Caetano Di Thiene;
  • Parque Santa Maria;
  • Praça Dos Imigrantes;
  • Bosque do Povo;
  • Espaço de Lazer e Recreação José Agostinho Leal.

Prontinho! Agora além de ter descoberto as vantagens de morar em contato com a natureza, já tem algumas sugestões de passeios verdes em São Caetano. Vamos combinar que essa aventura ao ar livre fica ainda mais divertida quando temos companhia, certo?

Compartilhe este post nas suas redes sociais e convide os seus amigos para um passeio com direito a contato com a natureza e muito bem-estar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.