Casa com jardim: 7 dicas de decoração para deixar o espaço mais bonito

O quintal é uma parte da casa bastante agradável e, quando cuidado com atenção e carinho, pode se transformar em um espaço aconchegante e lindo. Mas, muita gente mora em apartamento e não consegue desfrutar dos benefícios de uma casa com jardim. Sendo assim, o desejo de morar em um imóvel com área verde pode ser o sonho de muitas famílias.

Além de oferecer mais qualidade de vida aos moradores, cuidar de jardim pode ser considerada uma tarefa terapêutica. Esses espaços também servem como refúgio para descanso depois de um longo dia de trabalho, influenciando diretamente no nosso bem-estar e saúde. Por esses e outros motivos é que vale investir em um imóvel com jardim.

Se você quer ter uma área verde em casa, leia este post até o final. Nele, vamos falar sobre outros benefícios desse espaço, além de dar dicas de decoração e de inspirações para você decorar o jardim da sua casa. Confira!

Por que escolher morar em uma casa com jardim?

O mercado imobiliário oferece diversas opções de imóveis para todo tipo de família e estilo de vida. Em meio a tantos estilos de propriedades disponíveis, é cada vez mais comum os interessados em comprar ou alugar um imóvel optarem por unidades que proporcionem mais tranquilidade e qualidade de vida. Uma casa com jardim decorado de forma harmoniosa oferece ainda mais ânimo para o dia a dia dos moradores, impactando diretamente no seu bem-estar.

Quais são os benefícios dessa escolha?

São muitos os benefícios de morar em uma casa com jardim, entre eles, por esse ambiente oferecer paz e tranquilidade para os dias cansativos de trabalho. Além disso, manter o cuidado com as plantas é uma maneira de esvaziar a mente e se conectar com a natureza, proporcionando mais qualidade de vida. Veja os principais benefícios de escolher uma casa com jardim para morar.

Corpo e mente saudáveis

Plantas e flores naturais promovem efeitos favoráveis para a nossa saúde física e mental. Isso acontece apenas pelo fato de estarmos em contato com eles e mais próximos da natureza. Desta forma, ter uma casa com jardim é poder relaxar em um espaço com sons naturais, longe do barulho da cidade. Além disso, é possível ter uma horta própria para cultivar uma variedade de temperos e ervas, a fim de inclui-los na rotina alimentar da família.

Maior contato com a natureza

Na hora de comprar ou alugar um imóvel, um dos pontos que devem ser prioridade é o contato com a natureza, principalmente, quando temos uma rotina agitada ou filhos pequenos. Um jardim, mesmo que pequeno, proporciona momentos agradáveis de pé na grama, ter contato com a terra e cultivar lindas flores. Além disso, esse espaço nos permite observar o céu e as estrelas.

Área de lazer

Dependendo da metragem da área, é possível criar um ambiente proveitoso com espaço gourmet para reunir a família e amigos e, ainda, um playground para a criançada. Pode investir também em um espaço para pegar um sol ou ler um livro ao ar livre. Ter um jardim em casa permite a criação de área de lazer para todos os gostos.

Quais dicas de decoração para esse espaço?

A fim de deixar o jardim da sua casa ainda mais bonito e com o estilo dos moradores, é possível decorar esse espaço de forma a valorizar ainda mais sua residência. Antes de começar a decorar escolha o estilo do seu jardim e combine as peças. Plantas de várias espécies e móveis são bem-vindos. Confira algumas dicas que vão te ajudar na decoração do seu jardim.

1. Faça um caminho com pedras

Independente do tipo de jardim, ele combina com pedras. Elas podem ser colocadas como um caminho no meio das plantas ou da grama, ou ainda, em propostas mais modernas, podem servir de forração. Além disso, as pedras podem ser colocadas para marcar a base das plantas maiores ou forrar os vasos.

2. Coloque móveis e objetos rústicos

Na hora de decorar seu jardim use móveis e objetos rústicos. Poltronas, cadeiras, sofás, mesas, bancos, espreguiçadeiras entre outros tipos de móveis deixam o jardim mais confortável e bonito. Além disso, os móveis deixam o jardim mais funcional e prático.

3. Invista em uma fonte

O som da água que cai da fonte é extremamente relaxante e traz uma sensação de paz e tranquilidade para quem desfruta desse momento. Além disso, esse objeto é muito bonito, é encontrado de diversos tamanhos e modelos e pode ser instalado em qualquer tipo de jardim.

4. Capriche na iluminação

Todo jardim para ser completo e ainda mais charmoso tem que ter um projeto de iluminação bem-feito. Para deixar o local apto a ser utilizado em qualquer horário do dia, aposte em postes de luz, lanternas – que podem ficar espalhadas pelo chão, varal de lâmpadas e velas. Brinque com luzes de cores diferentes, com o posicionamento e a intensidade delas, criando um jardim elegante e com bastante personalidade.

5. Aposte em entradas e portais

A entrada do jardim pode dar um toque ainda mais aconchegante ao ambiente. Fazer uma delimitação com um portal ou pequeno portão vai proporcionar mais magia para seu jardim, dando a sensação de que ele está separado do mundo exterior.

6. Misture vasos e flores

Misturar vasos e flores é uma forma de dar muito mais estilo para seu jardim e explorar o máximo da decoração. Plante flores ao lado de vasos de plantas para criar um ambiente mais versátil. Explore também texturas e cores nos diferentes vasos.

7. Escolha elementos aromáticos

Fazer decoração de grandes ou pequenos espaços nos permite jogar com nossos sentidos. Busque por elementos aromáticos para perfumar o ambiente. Existem plantas que são conhecidas pelo seu agradável aroma. Mas, outros elementos cheirosos também podem compor esse ambiente, como incensos, velas e queimadores de essências.

Onde buscar inspirações para decorar o jardim da sua casa?

O primeiro passo para buscar inspiração para decorar um jardim é definir seu tema principal. Ou seja, defina o modelo do seu jardim para encontrar as melhores inspirações. Existem diversos temas que podem dar vida ao seu projeto paisagístico, entre eles:

  • tropical: tem foco em inúmeras espécies de plantas e folhagens exuberantes;
  • francês: explora design clássico com formas geométricas e equilibradas, além de usar flores de várias cores e aromas;
  • oriental: decoração harmoniosa entre plantas e objetos com a ideia de levar paz e tranquilidade para o local;
  • desértico: explora elementos, como cactos, suculentas e pedras.

Portanto, uma casa com jardim oferece diversos benefícios para os moradores, como melhoria no bem-estar e na qualidade de vida. Além disso, quando projetado adequadamente esse ambiente se torna um local de descanso e aconchego para os dias mais cansativos. Invista em uma boa decoração para o seu jardim e desfrute de todas as vantagens.

Tem um espaço gourmet na sua casa? Veja como decorar esse ambiente!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.