Por que morar em um lugar que promova bem-estar e qualidade de vida?

Para uma vida tranquila e saudável, praticidade e conforto são essenciais. Porém, muitos fatores podem afetar, positiva ou negativamente, no bem-estar e qualidade de vida das pessoas. O lugar que a gente escolhe para morar está diretamente relacionado com esses dois aspectos.

Além do imóvel em si, qualidade de vida em casa tem a ver com um ambiente agradável e harmonioso. Na hora de buscar por uma casa ou apartamento, é preciso levar em consideração sua rotina e o tempo de deslocamento para chegar aos lugares que mais frequenta.

Neste post, vamos mostrar como seu lar tem relação direta com o seu bem-estar e qualidade de vida e porque é fundamental morar em um imóvel que promova tais benefícios. Boa leitura!

O que um empreendimento deve ter para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida?

Para quem está em busca de mais qualidade de vida, é importante saber que o lugar onde moramos está diretamente ligado a esse fator. Viver próximo de opções que possam contribuir para tornar seus dias mais práticos e saudáveis é uma forma de favorecer o bem-estar de toda a família.

A escolha do imóvel e do melhor endereço para morar é essencial para promover nossa qualidade de vida. Esse processo depende do momento de vida da pessoa, das suas atividades e necessidades diárias. Veja o que um empreendimento precisa ter para tornar seus dias mais tranquilos.

Espaços verdes

A possibilidade de viver perto da natureza, em grande medida, preserva a qualidade de vida de uma pessoa. Esse contato com o verde é capaz de mudar a maneira como lidamos com nossas obrigações do dia a dia. Investir em moradias que promova mais proximidade da natureza é uma excelente alternativa para desacelerar a agitação da rotina.

A tranquilidade e paz que a natureza nos proporciona ajuda a renovar as energias e melhora a sensação de bem-estar. Para estabelecer esse contato direto com o verde, cultive hortas e jardins, caminhe nas áreas verdes próximas da moradia ou até mesmo na praia, para quem reside em cidades litorâneas.

Segurança

Uma boa residência precisa proporcionar segurança para todos os moradores. É preciso avaliar com cautela o bairro, a rua e, também, as condições da construção do imóvel. A região escolhida deve ter portaria 24 horas, sistemas de monitoramento, câmeras de vigilância, boa iluminação e portões automáticos.

Privacidade

Todo mundo gosta de ter privacidade em casa, afinal é neste espaço que podemos descansar e relaxar. Imóveis com muitos prédios e casas próximos têm aparecido com frequência no mercado, mas isso pode prejudicar a intimidade dos moradores. Manter a privacidade da sua casa é essencial para uma boa convivência, principalmente, entre vizinhos. Nesses casos, o ideal é que casa e apartamentos de condomínio tenham distância considerável entre si ou, ainda, que possuam algum tipo de isolamento acústico.

Opções de lazer

Para manter a saúde mental, é essencial termos momentos de lazer. Estar em casa depois de um longo dia de trabalho ou nos finais de semana significa descansar e relaxar seja sozinho, com familiares ou amigos. Por isso, é importante que sua casa ou o entorno dela ofereçam opções para você se sentir à vontade.

Muitos condomínios possuem piscina, academia, salão de festas, ambiente para a criançada, espaço gourmet e churrasqueira, entre outras opções de lazer. A região também influencia, por isso, busque por imóveis próximos a teatros, parques, cinemas, shoppings. Assim, você terá opções de diversão e descanso sem precisar ir para muito longe de casa.

Boa localização

Para que uma casa ou apartamento proporcionem qualidade de vida e bem-estar, é fundamental estarem em boa localização. Independente do bairro escolhido, o essencial é que seja fácil ir e vir para o trabalho, escola, casa de parentes, supermercados, entre outros.

Mesmo quem possui carro precisa ficar atento a isso, já que muitas horas preso no trânsito entre um local e outro pode gerar bastante estresse e cansaço. Para quem mora em uma cidade e trabalha em outra, a dica é buscar por imóveis localizados mais próximos das principais rodovias e estradas.

Incentivos à adoção de hábitos saudáveis

Um dos fatores que influencia na nossa qualidade de vida é a alimentação. Por isso, muitos empreendimentos estão adotando em seus espaços de conveniência os honest markets – espaços autônomos para a compra de alimentos saudáveis sem precisar sair do condomínio. Nesses locais, os moradores encontram opções de comidas saudáveis sem ter que recorrer a fast food.

Além disso, está cada dia mais comum os empreendimentos contarem com espaços dedicados a prática de atividades físicas com equipamentos para exercícios completos. Esses locais incentivam o combate ao sedentarismo e a adoção de hábitos mais saudáveis.

Infraestrutura adequada

Quando vamos em busca de um imóvel precisamos avaliar a rua, o bairro, a vizinhança entre outras peculiaridades, mas analisar as condições da construção também é fundamental para promover mais qualidade de vida aos moradores. Neste contexto, a residência escolhida deve oferecer requisitos necessárias para que todos possam viver confortavelmente.

Para isso, uma boa moradia deve atender todas as demandas dos moradores com quantidade de quartos suficiente, área de serviço, varanda, garagem, espaço recreativo para quem tem filho e área para pets, no caso daqueles que possuem animais de estimação.

Quais são os principais benefícios dos empreendimentos focados em bem-estar e qualidade de vida?

Os empreendimentos com foco em bem-estar oferecem inúmeros benefícios à saúde dos moradores. Conforto e comodidade são alguns dos atrativos dessas moradias, já que a infraestrutura construída tem o objetivo de facilitar a vida de todos, juntando em um mesmo ambiente serviços essenciais e espaços que proporcionem mais qualidade de vida. A construção de espaços interativos, como playgrounds, quadra poliesportiva e espaços gourmet são importantes e colabora para a interatividade e convívio social dos moradores.

Como saber se um empreendimento realmente promove saúde e bem-estar?

Para saber se um empreendimento promove realmente incentivos para manter seu bem-estar, quando for buscar por um imóvel, busque por empreendimento certificados por terceiros. Existem certificações que validam e reconhecem imóveis que proporcionam melhor integração com a vizinhança, segurança, impacto social e conforto. Além disso, siga as dicas deste post para ter sucesso na sua escolha. 

Portanto, bem-estar e qualidade de vida estão diretamente relacionados ao nosso estilo de vida e ao local onde moramos. Por isso, busque por empreendimentos que valorizem o conforto e a tranquilidade dos seus moradores e desfrute de pequenos prazeres diários.

Vai mudar, mas não sabe se o bairro é seguro? Confira algumas dicas preciosas para escolher o melhor local!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.