Posso financiar imóvel em outra cidade? Veja como funciona

Financiar um imóvel é, muitas vezes, a forma mais viável que as pessoas encontram para realizar o sonho da casa própria. Além disso, investir no mercado imobiliário é uma alternativa muito inteligente, já que é um segmento que possui excelente potencial de valorização. Mas, na hora de colocar em prática esse investimento é comum surgirem algumas dúvidas, entre as mais comuns está: posso financiar imóvel em outra cidade?

Ao longo da vida, muitos podem ser os motivos que te levem a mudar para outro município. Realizar o financiamento de um imóvel em outra cidade é possível e não existe nada que impeça esse tipo de transação. Mas, para evitar maiores complicações, é fundamental que o interessado saiba como funciona o financiamento de casas ou apartamentos localizados em outras cidades.

Neste post, vamos mostrar como acontece o financiamento de imóveis de maneira geral e como fazer isso em outra cidade. Além disso, você vai saber o que é preciso para colocar em prática esse tipo de operação. Confira e boa leitura!

De maneira geral, como funciona o financiamento de imóveis?

Quando decidimos comprar um imóvel por meio de um financiamento significa que esse dinheiro será emprestado a você por um banco, que irá te cobrar esse valor com o pagamento de parcelas, conforme o prazo estabelecido previamente em contrato.

Geralmente, estipula-se um valor de entrada e o restante o comprador pede emprestado ao banco. Esse valor será pago em parcelas corrigidas e acrescidas de juros. Um ponto importante é que durante esse período o imóvel ficará ligado ao comprador, mas não poderá ser negociado enquanto não concluir o pagamento do empréstimo.

Posso financiar um imóvel em outra cidade?

Sim, financiar um imóvel em outra cidade é totalmente possível e não existem impedimentos que possam inviabilizar essa transação. A operação é basicamente a mesma, basta escolher o banco ou a instituição financeira que você deseja fazer o financiamento. Depois, realize os trâmites necessários para efetivar a transação e faça a avaliação jurídica do imóvel em questão.

Mesmo sendo em outro município, antes de efetivar a operação, é importante que você visite pessoalmente a casa ou o apartamento. Faça uma vistoria criteriosa em toda a infraestrutura do local. Converse com moradores da região e circule no bairro para entender sua dinâmica. Se for possível, vá ao local em diferentes horários para avaliar a rotina da região.

Quais os requisitos exigidos para financiar um imóvel em outra cidade?

Como vimos, não existe nenhum impedimento para quem deseja financiar um imóvel em outra cidade e o procedimento para efetivar essa transação é o mesmo que seria feito se a casa ou apartamento estivesse localizado na mesma cidade.

A primeira etapa é conhecer a região onde está localizado o imóvel para entender se ela atende as suas necessidades e da sua família. Após definido o imóvel, escolha a melhor instituição financeira ou banco e dê prosseguimento à operação. Para isso, conte com uma imobiliária de confiança para ajudar em todo o processo e garantir mais sucesso no negócio.

Depois de escolher seu imóvel de preferência, junte toda a papelada necessária e envie também os documentos pessoais solicitados pela financiadora. Após a análise jurídica e de crédito, é só esperar a aprovação para assinar o contrato.

Quando é possível financiar um imóvel em outra cidade usando o FGTS?

É possível usar seu FGTS para adicionar ao valor do financiamento, mas existem algumas limitações para esse tipo de operação. Um dos pontos tidos como gargalo para essa transação é que o comprador precisa comprovar residência na cidade onde está localizado o novo imóvel há pelo menos um ano. Só assim será possível enquadrá-lo como município de moradia e movimentar o FGTS.

Outra situação é quando a pessoa mora em uma cidade, mas trabalha em outra localidade da região metropolitana. Nesses casos, uma vez enquadrada nos demais requisitos, ela pode financiar um imóvel na cidade que realiza seus serviços profissionais. Quando sua empresa transfere seu local de trabalho para outra cidade também é possível recorrer ao fundo para financiar um imóvel. Aqui, não é necessário comprovar que reside nesse município há mais de um ano.

Como fazer uma simulação?

Uma forma de saber se aquele financiamento é viável ou não é fazendo uma simulação. Assim, você pode simular esse tipo de operação em outro estado para avaliar se terá condições de quitar todo o parcelamento, verificando se ele não vai afetar de forma negativa seu orçamento. No site da Metropolis Brokers você pode inserir seus dados e simular o financiamento em diversos bancos. Clique aqui e confira!

Como não cair em armadilhas?

Para evitar cair em golpes ou armadilhas, é fundamental que alguns cuidados sejam tomados. É preciso, primeiramente, levantar todos os dados possíveis do imóvel e de seu atual dono para evitar surpresas desagradáveis. Junto ao cartório de imóveis do município, busque pela certidão de matrícula da casa ou apartamento atualizada, para não cair no golpe do falso proprietário.

Esse documento também é fundamental para afastar incertezas sobre possíveis pendências judiciais relacionadas ao imóvel, como penhora para quitação de dívidas. Consulte a matrícula do imóvel para verificar informações, como localização e metragem da propriedade, nomes dos proprietários, operações de compra e venda que já foram realizadas, escrituras de cada transmissão do imóvel e encargos ligados à propriedade.

Além disso, é importante verificar se o imóvel possui dívidas de IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana. Esse documento deve ser solicitado junto à prefeitura do município. Especialistas ainda recomendam que o comprador solicite certidões negativas do atual proprietário para avaliar eventuais débitos com a Receita Federal ou com a Justiça do Trabalho.

Portanto, posso financiar imóveis em outra cidade da mesma forma que realizaria a operação para comprar uma propriedade no bairro vizinho. Mas, para garantir tranquilidade e sucesso na transação, conte com uma imobiliária de confiança. A Metropolis Brokers possui imóveis incríveis, para todos os gostos, com inúmeras vantagens e ótimas condições de pagamento. Além disso, temos corretores capacitados para te ajudar a escolher o imóvel que melhor se encaixa ao seu orçamento.

Entre em contato com nossa equipe e encontre o imóvel dos seus sonhos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.