Quando comprar um imóvel? Saiba como escolher o melhor momento!

Adquirir a casa própria é o sonho de muitas pessoas. Em muitos casos, esse é o momento mais importante da vida de uma família. Por envolver alto valor financeiro e bastante burocracia, é preciso cautela e muito planejamento para concretizar esse tipo de negociação. Contudo, você sabe quando comprar um imóvel?

Essa não é tarefa fácil. Por isso, é comum que, nesse momento, surjam dúvidas e insegurança. Afinal de contas, muitas pessoas economizam durante uma vida toda, visando a conquista desse sonho. Esse processo envolve várias etapas que, se não foram feitas de forma adequada, pode levar muitos transtornos aos envolvidos.

Neste post, vamos abordar a importância de uma imobiliária de confiança nessa negociação e apresentaremos dicas para ajudar você a definir o melhor momento para comprar um imóvel.

Confira!

Quando comprar um imóvel?

Milhares de pessoas sonham em adquirir a casa própria, mas é normal aparecerem muitas dúvidas nesse momento. Afinal, essa não é uma tarefa fácil e, além de envolver muita burocracia, passa por uma série de questões financeiras, jurídicas e operacionais. Por isso, definir o momento ideal para realizar esse sonho pode levar insegurança para alguns.

Mesmo encontrando uma ótima oportunidade e uma imobiliária confiável, é possível que você ainda se sinta inseguro sobre uma série de outras questões, que se não foram bem alinhadas podem gerar transtornos e prejuízos. Pensando nisso, separamos algumas dicas ajudar você a avaliar quando comprar um imóvel.

Situação financeira

De fato, um dos principais pontos que devem ser considerados na hora de comprar um imóvel é a situação financeira. Isso porque adquirir uma casa ou apartamento envolve altos gastos que, caso nãos sejam bem calculados, podem comprometer toda a renda da família. Por isso, é essencial ter um panorama real da sua situação financeira quando for comprar um imóvel.

Faça uma planilha com todas as suas contas mensais e anote despesas, gastos extras e quantia restante. Faça uma projeção de quanto vai gastar nos próximos meses, incluindo possíveis despesas com o novo investimento, já que grande parte do orçamento pode ficar comprometido com parcelas e taxas fixas. Ter uma vida financeira estável é um ponto forte para ser considerado na hora de adquirir um imóvel.

Vida profissional estável

Outra boa reflexão é sobre a sua vida profissional. É importante avaliar se o momento no trabalho apresenta estabilidade. Se a empresa na qual você trabalha passa por um momento confortável ou difícil, como demitindo funcionários para cortar despesas. A compra de um imóvel envolve o pagamento de parcelas, muitas vezes, por longos anos.

Por isso, se você está com a vida profissional instável, pode ser um indicativo de que não seria o melhor momento para investir na casa própria. Entretanto, se você vive um ótimo momento no trabalho, com boas prospecções para o futuro, esse é um momento propício para o investimento.

Crescimento da família

Se a família começa a crescer, também pode ser um bom momento para planejar comprar um imóvel. A união de um casal ou a chegada de filhos leva muitas pessoas a avaliar a possibilidade de adquirir a casa própria. Ter mais quartos para os filhos e para receber familiares impulsiona esse tipo de investimento.

Mercado imobiliário com boas oportunidades

Pesquisar a situação atual do mercado imobiliário também é uma forma de avaliar quando comprar um imóvel. Saber identificar novas oportunidades faz com que muitas pessoas encontrem a hora certa de investir na casa própria. Muitas vezes, aparecem imóveis exatamente como procuramos e que cabem no nosso orçamento, representando tudo aquilo que procuramos há muito tempo.

Isso acontece porque imóveis mudam de valor conforme a demanda, a oferta e o momento econômico do país, chegando a oferecer preços bem atrativos para quem está interessado em comprar um imóvel. Por isso, esteja atento a movimentação do mercado imobiliário para encontrar as melhores oportunidades.

Metas pessoais

As metas e as suas necessidades pessoais são outros fatores que ajudam a decidir se está no momento certo para comprar um imóvel. Avalie quais são seus objetivos e planos de vida. Se você pretende se casar em breve ou ter filhos, melhor escolher um imóvel maior e com mais quartos.

Já se você é sozinho e quer um lugar para chamar de seu, pode optar por algo mais compacto e aconchegante. Além disso, tem aquelas pessoas que querem sair do aluguel e construir patrimônio, e outras que pretendem adquirir um imóvel para virar fonte de renda. Analisar suas necessidades e expectativas para o futuro é uma forma de começar a desenhar seu sonho da casa própria.

Poupe para oferecer entrada

Uma ótima estratégia para quem deseja comprar um imóvel é poupar uma certa quantia para oferecer de entrada na hora da negociação. Conforme a renda familiar, é recomendável que esse valor gire em torno de 20 a 30% do valor total do bem.

Contudo, isso vai depender da renda de cada pessoa. Existem alguns programas de financiamento do governo que pedem apenas 10% do valor como sinal. Assim, organize as suas finanças e planeje essa entrada, que pode abater boa parte do financiamento, diminuindo os valores das parcelas.

Por que contar com uma imobiliária na hora de adquirir um imóvel?

A compra de um imóvel envolve muitos processos que, quando não resolvidos de forma adequada, podem gerar transtornos e prejuízos. São etapas ligadas a questões financeiras, jurídicas, operacionais e administrativas. Qualquer erro nesse momento pode colocar toda a negociação em risco. Por isso, contar com uma imobiliária de confiança é fundamental. Cada vez mais, as pessoas têm buscado esse apoio na hora de comprar a casa própria.

Veja os principais benefícios!

Avaliação correta do imóvel 

Existem proprietários que colocam preços muito fora do mercado em seus imóveis. Com profissionais capacitados, as imobiliárias conseguem fazer uma avaliação correta do bem e condizente com a realidade, considerando aspectos importantes, como metragem, acabamento e até a situação econômica do país.

Oferecem as melhores oportunidades

A imobiliária trabalha em busca dos melhores imóveis para seus cientes, considerando seus objetivos, necessidades e condição financeira. Conforme as preferências do comprador, o corretor de imóveis pesquisa as oportunidades mais atrativas, facilitando a escolha dos interessados.

Auxilia na negociação e nas questões burocráticas

Uma das grandes vantagens de comprar um imóvel via imobiliária é a habilidade de venda dos corretores. Esses profissionais capacitados conhecem profundamente o mercado e têm capacidade técnica para negociar a melhor proposta. Além disso, os profissionais das imobiliárias conhecem todos os processos burocráticos e providenciam toda a documentação necessária para a validação do negócio.

Portanto, comprar um imóvel envolve muitas particularidades, que devem ser avaliadas minuciosamente, para que todo o processo ocorra de forma tranquila e segura. Para isso, conte com uma imobiliária de confiança e concretize o seu sonho da casa própria. A Metropolis Brokers tem corretores capacitados e os melhores imóveis para você.

Entre em contato com nossos profissionais e encontre o que há de melhor no mercado imobiliário!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.