Afinal, quando contratar um arquiteto? Nós te explicamos!

Pequena ou grande, o fato é que todo mundo, em algum momento, precisará fazer uma reforma residencial. Projetar esses trabalhos pode parecer algo simples, mas essa tarefa é um pouco complicada para quem não tem experiência na área. Nessas horas, muita gente se pergunta: quando contratar um arquiteto?

Existem inúmeras vantagens de ter esse profissional acompanhando a sua obra. Um arquiteto tem conhecimentos técnicos e habilidades específicas para garantir que o trabalho seja realizado de forma correta e segura. Assim, contratar um arquiteto é o diferencial para uma reforma bem-sucedida.

Se você vai reformar sua casa, precisa ler este post. Nele vamos falar sobre o melhor momento para contratar um arquiteto e quais são os principais benefícios do trabalho desse profissional. Confira!

Quando contratar um arquiteto?

Seja para fazer uma grande reforma ou decorar um imóvel, contratar um arquiteto é a melhor alternativa. Eles analisam todas as etapas do projeto e da obra com o objetivo de criar um ambiente aconchegante e prazeroso para os moradores. Além disso, a funcionalidade é outra prioridade desses profissionais.

Por meio de uma avaliação detalhada sobre os hábitos e estilo de vida dos ocupantes do imóvel, o arquiteto é capaz de otimizar todos os espaços daquele ambiente. Além disso, muitos desses profissionais oferecem suporte do início ao fim das obras. Eles elaboram o projeto, administram os trabalhos, contratam os operários e compram os materiais mais indicados.

Quanto custo o serviço de um arquiteto?

Os valores cobrados por esses profissionais variam muito conforme o tamanho e a complexidade do projeto. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) disponibiliza uma tabela de honorários com os valores mínimos a serem cobrados. Porém, cada especialista pode escolher uma ou mais formas de cobrar por seus serviços.

Alguns arquitetos calculam o custo do trabalho por metro quadrado. Quando são os administradores da obra, podem cobrar uma porcentagem sobre os valores referentes ao material de construção ou combinar um montante fechado, depois de fazer uma estimativa de todos os gastos.

Existe ainda outra alternativa, que é cobrar apenas as horas de trabalho técnico, que varia de acordo com a experiência de cada profissional. Vale lembrar que nessas situações a compra de todo o material de construção e a contratação de mão de obra qualificada fica a cargo do cliente.

Quais os benefícios de contratar um arquiteto?

Há muitos benefícios ao contratar um arquiteto para projetar e acompanhar pequenas ou grandes obras residenciais. Além de ajudar o cliente a transformar as ideias em realidade, esse profissional conhece os requisitos básicos para uma construção confortável e de bom gosto. Veja alguns benefícios oferecidos por esses especialistas.

Desenvolvem obras bem planejadas

Um bom planejamento é fundamental para garantir satisfação total na obra ou reforma. O arquiteto entende de todo o processo do projeto e de construção, além de ser capaz de antecipar os desafios, assumindo a responsabilidade pelos serviços. Ele também pode ajudar o proprietário a avaliar as melhores alternativas para criar um ambiente agradável, utilizando materiais de alta qualidade.

Realizando o planejamento detalhado da obra, é possível projetar o resultado antes mesmo iniciar os trabalhos. Além disso, planejar é o melhor caminho para evitar que os serviços sejam refeitos devido a erros ou por mudanças de ideias.

Adéquam a decoração ao melhor estilo

De acordo com as preferências e referências escolhidas pelo cliente, o arquiteto consegue montar um ambiente personalizado, oferecendo resultados satisfatórios e que cumpram com as expectativas dos moradores. Em casos nos quais as escolhas do cliente podem não proporcionar resultados adequados, o arquiteto tem conhecimento suficiente para intervir e mostrar alternativas mais interessantes, conforme as demandas da casa.

Baseado em suas experiências, ele propõe opções que combinam com o estilo dos moradores e que atendam às necessidades de cada ambiente. O arquiteto confere mais originalidade aos cômodos, otimizando a funcionalidade de todos os espaços.

Usam materiais de qualidade

Atualmente, existem inúmeras opções de materiais no mercado e é importante saber quais são as melhores, a fim de garantir mais durabilidade e eficiência à obra. Assim, o arquiteto está apto a opinar sobre esse assunto e escolher os melhores produtos para a realização dos serviços.

Esse profissional garante que o projeto seja executado exatamente como foi entregue ao cliente e com o uso de materiais de qualidade, conferindo o melhor resultado. Além disso, sua experiência é decisiva para quem deseja alcançar um resultado durável por um preço acessível. Materiais de alta qualidade oferecem mais conforto, segurança e resistência para a sua obra.

Otimizam os espaços

Conforme o tamanho do ambiente, os arquitetos desenvolvem projetos que otimizam os espaços e garantem o melhor aproveitamento de todos os cômodos. Mesmo em apartamentos com dimensões difíceis de explorar, esse profissional tem conhecimento suficiente para tornar qualquer espaço útil aos moradores.

Os móveis planejados são muitos explorados por esses especialistas, pois agregam valor aos ambientes, proporcionando mais estilo e praticidade. Quando trabalhados de maneira eficiente, um cômodo pequeno pode ganhar a sensação de amplitude. Os arquitetos são especialistas em oferecer soluções inteligentes para lugares desafiadores.

Qual a importância de escolher um profissional de confiança?

Escolher um arquiteto de confiança é fundamental para garantir qualidade e eficiência para sua obra. Ele pode simplesmente fiscalizar as condições dos trabalhos ou até gerenciar todos os serviços, assim como seus indicadores e resultados. São eles que calculam as necessidades estruturais e garantem mais segurança aos trabalhos, além de coordenar a equipe e oferecer todo o suporte necessário ao cliente durante o processo de reforma.

Um projeto desenvolvido por especialistas em arquitetura proporciona garantias de que o resultado ficará de acordo com os desejos do cliente. Além disso, essa contratação é sinônimo de economia no que se refere à compra de materiais, já que ele vai calcular a quantidade certa, evitando desperdícios e prejuízos. Por isso, é essencial contratar um profissional capacitado e com conhecimentos específicos.

Portanto, saber quando contratar um arquiteto é fundamental para quem deseja reformar, construir ou decorar uma residência. A falta desse profissional pode comprometer todo o resultado de uma obra, gerando prejuízos e muita dor de cabeça. Por isso, conte sempre com esse especialista para garantir mais qualidade e satisfação para o seu projeto.

Gostou do post? Assine a newsletter da Metropolis Brokers e receba gratuitamente conteúdos exclusivos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.