Mudar de casa para apartamento: como se adaptar ao novo tipo imóvel?

Para quem está acostumado com terreiro e espaço amplo, mudar de casa para apartamento pode ser um desafio. Mas existem muitos benefícios nessa transformação, como a segurança e a comodidade oferecida para quem mora em condomínios. A limitação de espaço pode trazer um pouco de desconforto no início, mas é algo que, entre outras coisas, reduz os custos com a manutenção do imóvel.

Muitos são os motivos que levam as pessoas a mudarem de uma casa para um apartamento, e um deles é a busca por qualidade de vida. Alguns condomínios oferecem áreas de lazer e academias aos moradores para a prática de atividades físicas.

Mas como toda mudança, trocar um espaço maior por um mais compacto exige atenção para evitar dores de cabeça. Neste post, vamos dar dicas valiosas para diminuir os riscos de transtornos e prejuízos na hora de mudar de casa para apartamento. Acompanhe e boa leitura! 

Dicas para quem vai mudar de casa para apartamento

Em geral, mudança é um momento de alegria com o novo lar, mas também é algo estressante para muitos, visto todos os detalhes que envolvem esse processo. Geralmente, quem mora em casa está acostumado com mais espaço e privacidade. Por isso, mudar para um apartamento requer alguns cuidados para diminuir os impactos nesse momento de transição.

Além de afetar a vida dos moradores, a limitação de espaço pode causar problemas também na hora da disposição dos móveis e dos objetos que você possui. Assim como qualquer processo de mudança, para sair de uma casa e ir para um apartamento é preciso ter planejamento. Veja alguns pontos importantes a serem levados em consideração em todo o processo.

Pratique o desapego

Desapegar é uma dica fundamental na hora de mudar de casa para apartamento. É importante fazer uma limpeza e se desfazer de todos os objetos que forem desnecessários. Aproveite na hora que estiver embalando itens e móveis para fazer uma limpeza geral. Entre roupas, decoração e utensílios, separe o que for realmente útil no novo lar, bem como as coisas que podem ser descartadas.

Tenha em mente que nem tudo que você possui na casa caberá em um apartamento. Os itens que estiverem em boas condições podem ser doados para instituições de caridade ou vendidos. Existem sites que ajudam nessa intermediação de venda e, assim, você pode garantir um dinheiro extra para investir no novo espaço.

Tire as medidas dos cômodos do novo apartamento

Um fator importante a ser observado é o tamanho dos cômodos do apartamento. Antes de embalar os móveis e começar a mudança, é fundamental tirar a medida de todos os ambientes da nova moradia. Assim, é possível verificar se todos seus pertences caberão no local e tomar providências antecipadas, caso seja necessário se desfazer de algo. 

Com a ajuda de uma trena, tire medida do espaço entre as paredes, calcule a área de cada cômodo, além de verificar o tamanho do pé-direito do imóvel. Desta forma, você saberá quais dos seus eletrodomésticos e móveis caberão em cada espaço e poderá planejar a maneira de entrar e distribuí-los no imóvel.

Opte por móveis planejados

Móveis planejados, além de bonitos, são práticos e funcionais. Eles se adaptam melhor aos ambientes pequenos, sendo uma ótima alternativa para quem vai mudar de casa para apartamento. Como são feitos conforme a necessidade de cada ambiente, os móveis planejados otimizam os espaços, proporcionando sensação de amplitude.

Outra opção são os móveis versáteis, que podem ser reaproveitados sem grandes complicações no novo apartamento, como armários, aparadores, mesas laterais e de centro e cômodas. Mesas laterais, por exemplo, podem compor a cabeceira da cama e os aparadores são ótimas opções para bancadas de transição, entre a sala e a cozinha.

Verifique as regras do condomínio

Todo condomínio possui regras que devem ser seguidas para garantir a boa convivência entre os moradores. Antes de se mudar, saiba que a dinâmica de moradia em um apartamento é muito diferente de uma casa. Em prédios, você fica muito próximo aos seus vizinhos e terá que compartilhar espaços em comum com outros condôminos.

Portanto, fique atento à convenção condominial e verifique os horários permitidos para a realização de mudanças e para utilizar máquinas e equipamentos barulhentos. Além disso, atente-se para que barulhos, como música alta e festas, não atrapalhem o sossego dos vizinhos. Até mesmo para usar a área de lazer existem regras que precisam ser seguidas para manter a tranquilidade dos que ali vivem.

Use a decoração como sua aliada

Ao mudar de uma casa para apartamento, uma forma de resolver problemas com espaço é usando a decoração a seu favor. Por exemplo, se for comprar uma cama, dê preferência aos modelos quem têm box debaixo do estrado para acomodar toalhas e roupas de cama. Além de serem ótimas peças decorativas, os pufes também servem de baú para guardar itens diversos.

Para cozinhas e banheiros, as prateleiras são opções charmosas e podem ser úteis para colocar utensílios e temperos, por exemplo. Essas dicas conferem mais espaço em apartamentos pequenos, além de embelezar e otimizar qualquer ambiente.

Abuse da praticidade

Mudar para um novo imóvel que não dispõe de toda liberdade de espaço do anterior é um desafio, mas esse processo também pode ser tido como um aprendizado de organização, além de ser bastante útil para várias atividades do dia a dia. Por isso, em ambientes reduzidos é preciso usar a praticidade.

Ou seja, o que não se encaixar no seu novo espaço deve ser substituído por outros itens que ofereçam maior adaptabilidade. Pensar no essencial, além de ser útil no processo de mudança, pode se tornar um excelente hábito de vida. Não veja os espaços menores como restritos, pelo contrário, é nesses ambientes, onde menos é mais, que surgem os estilos mais modernos e autênticos.

Portanto, mudar de casa para apartamento exige planejamento detalhado para evitar imprevistos e muitos transtornos. Organizar a mudança com antecedência é uma das formas de minimizar problemas e diminuir gastos desnecessários com transporte. Além disso, conte com uma imobiliária de confiança para encontrar o melhor apartamento para você.

Na hora da mudança, contar com profissionais capacitados faz toda diferença. Veja como a imobiliária pode te ajudar a encontrar o imóvel dos sonhos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.