Conheça as principais festas de São Caetano do Sul!

A cidade de São Caetano do Sul é muito conhecida pelos seus eventos locais, como a Festa Italiana que atrai milhares de visitantes, mas ela também oferece diversas opções de diversão em eventos tradicionais, por exemplo a Festa Junina e o Carnaval. Pensando nisso, neste post, apresentaremos as festas mais populares da cidade para que você possa conhecer opções de diversão com a sua família. Acompanhe! 

Carnaval no Parque 

O Carnaval no Parque, evento realizado pela Secretaria da Cultura de São Caetano do Sul, é uma festa em que a população se veste de purpurina para fazer uma pausa na rotina com uma grande manifestação do brincar. O evento é gratuito para toda a família e acontece no espaço Verde Chico Mendes, levando muitas apresentações musicais e oficinas para a família se divertir bastante. 

O evento conta com espetáculos como o “Folias Brasileiras”, por exemplo, que apresenta ritmos e manifestações de vários estados do Brasil para ilustrar a festa com teatros e o folguedo que envolve arte e folclore do ciclo carnavalesco brasileiro. Além de um cortejo dançante com bonecões gigantes e vários outros bonecos com figurinos tradicionais das manifestações e shows recheados de marchinhas de carnaval, mostrando para os presentes o verdadeiro significado de brincar o Carnaval. 

Festa Italiana 

A tradicional Festa Italiana de São Caetano do Sul é a terceira maior do Estado com o tema, atrás das festas de Nossa Senhora Achiropita e de São Vito, ambas na Capital. O evento é aberto ao público e acontece nos quatro fins de semana de agosto na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, levando muitos pratos típicos (cada um representando uma região da Itália), como nhoque, a famosa lasanha, capeletti, cannoli e muitas outras delícias nas barracas mantidas por entidades assistenciais da cidade.  

A cerimônia de abertura inclui o canto do Hino Nacional Italiano e, na sequência, o Hino Nacional Brasileiro para que enfim se iniciem as diversas atrações musicais e intervenções artísticas. A 27ª edição da festa comemorou o público recorde de 70 mil pessoas em 2019 e as barracas de alimentação arrecadaram mais de R$ 3 milhões, dinheiro que fará a diferença na manutenção dos espaços e serviços da cidade. 

Essa é uma festa que não perde as suas raízes, São Caetano tem orgulho de sua colonização italiana, por isso, desde 1992, a confraternização tem o objetivo de reviver, celebrar e homenagear a Itália, os imigrantes que chegaram a São Caetano do Sul no final do século 19 e todos os descendentes do país na região. É um evento seguro e acolhedor para toda a família pois conta com uma central de videomonitoramento, garantindo a tranquilidade dos frequentadores. 

Festa Junina 

No mês de junho ocorrem diversas festas juninas gratuitas pela cidade de São Caetano do Sul das escolas, Igrejas, e diversas associações locais. Nesse período todos aproveitam muita música, danças e comidas típicas para celebrar nossas raízes culturais. Em alguns locais, como no bairro Barcelona, por exemplo, os comerciantes entram na brincadeira e fazem super Arraiás para o público com bingo, brincadeiras e prêmios.  

O ParkShopping São Caetano também já promoveu festas com programação gratuita para a criançada e toda família se divertir em sua Praça de Eventos. Com barraquinhas com brincadeiras, como a tradicional pescaria, argolas, tomba latas e tire o chapéu, além de prendas, docinhos e caracterização de caipira para as crianças. 

Encontro anual de carros antigos

O Encontro Anual de Carros Antigos faz parte das comemorações de aniversário da cidade e acontece no Espaço Verde Chico Mendes, na avenida Fernando Simonsen, 566. Esse evento, que já virou tradição no ABC Paulista, é organizado pela Secult (Secretaria de Cultura) e conta com apoio da Federação Brasileira de Veículos Antigos, ele representa um resgate à história do automobilismo, sendo um programa para apreciadores de todas as idades dos carangos que marcaram gerações. 

Durante o evento, o Espaço Verde Chico Mendes fica ainda mais bonito e colorido com a presença dos automóveis antigos que encantam os visitantes. Além da exposição dos carros, o encontro tem uma programação de shows que conta com muito Rock in Roll e reunindo um grande público, diversas atividades culturais para a família, um mercado de pulgas e food trucks para todos se alimentarem no local. 

Aniversário da cidade 

No dia 28 de julho de todo ano, a cidade de São Caetano do Sul promove diversos eventos em comemoração a data e costuram durar até o final de agosto. Nesse período, costuma ocorrer alguns eventos muito famosos da cidade, como a Festa Italiana e o Encontro Anual de Carros Antigos. O cronograma completo é divulgado pela administração municipal e inclui uma Sessão Solene, missa e bolo de aniversário da cidade, encontro Municipal de Bandas e Fanfarras, e eventos de dança e luta. 

Festa das Nações 

A antiga “Feira das Nações”, promovida entre os anos de 1967 e 1992 pelo Rotary Club, no Clube da Cerâmica, foi retomada pela Prefeitura de São Caetano do Sul sob o novo nome de “Festa das Nações Esportivas”. No evento, são montadas várias barracas gastronômicas, cada uma simbolizando um país e representada por uma modalidade esportiva do município. São vendidas comidas típicas, como pizza, yakissoba, salsicha no palito, tacos, churrasco grego e empanada. 

O evento agora será realizado na Garagem Municipal, na Av. Presidente Kennedy, no mês de maio, já passaram por lá cantores famosos como Nayara Azevedo e a banda Capital Inicial, nesses dias são cobrados ingressos com valores simbólicos. A arrecadação final é repassada para a comunidade esportiva da cidade. 

Como vimos, a cidade de São Caetano do Sul oferece diversas opções de eventos para se divertir com a família durante todo o ano e aproveitar o que a cidade tem de melhor. Por isso, ela é uma das mais atrativas para quem está em busca de um lugar agradável e divertido para morar! 

Gostou de conhecer as festas que acontecem na cidade de São Caetano do Sul? Então, curta nossa página no Facebook e não perca nada sobre os maiores e melhores atrativos dessa cidade! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.