Qual desses estilos de decoração combina com você?

Quando pensamos na nossa casa a primeira coisa que passa pela nossa cabeça é a decoração. Seja em um processo para montar uma casa nova ou para deixar a atual com outra cara, sempre queremos colocar tudo do jeito que gostamos. Mas, muitas vezes, temos dúvidas sobre o tipo de móveis, objetos ou cores a usar. No mercado, existem vários estilos de decoração e é importante saber qual combina mais com você antes de repaginar o ambiente.

A decoração permite que você dê personalidade e estilo próprio a sua casa ou apartamento. O gosto pessoal do cada morador define a escolha de componentes como revestimentos, metais, louças, móveis e outros objetos decorativos. Porém, para criar um ambiente harmonioso e funcional é preciso mais que o gosto pessoal. É fundamental conhecer as tendências e referências do momento.

Se você quer mudar o visual da sua casa, leia este post até o fim. Nele vamos falar sobre os principais estilos de decoração disponíveis no mercado e como escolher o ideal. Confira!

Estilos de decoração

Quando pensamos em decoração, temos infinitas possibilidades para deixar nossa casa mais moderna e confortável. Por isso, profissionais como arquitetos e designers de interiores utilizam técnicas, aliadas à criatividade e ao gosto do cliente, para deixar ambientes mais agradáveis e funcionais. Veja os principais estilos de decoração e descubra qual combina mais com você.

Minimalista

O estilo minimalista valoriza a funcionalidade e estética, oferecendo detalhes elegantes e únicos para o ambiente. Sua principal característica é a utilização de poucos móveis deixando mais espaço para circulação de pessoas. A ideia aqui é que o mínimo é mais. Pouca mobília e objetos de decoração otimizam a funcionalidade e, ao mesmo tempo, oferecem sofisticação ao espaço.

Nessa decoração, podem ser usados porcelanatos que imitam materiais naturais e revestimentos maiores. Inox, alumínio e madeira são combinados a tecidos com texturas suaves, geométricas e sem estampas. As cores neutras e leves se misturam a superfícies polidas e lisas, trazendo mais leveza ao ambiente. A luz natural também é muito utilizada no estilo minimalista, onde a ordem é ter cômodos mais espaçosos e arejados.

Rústico

A decoração rustica faz referência ao conforto e aconchego. Inspirado em casas de veraneio ou de campo, o estilo usa materiais de madeira antiga ou de demolição. Móveis e objetos desgastados pelo tempo ganham prioridade e as paredes podem ser revestidas com tijolos e pedras aparentes.

Os tons terrosos, como vermelho, amarelo e laranja, ganham espaço misturados a elementos decorativos, como quadros de paisagens, plantas, tecidos em algodão, estampas xadrez e florais. Para criar uma organização informal com clima mais aconchegante a dica é deixar louças e utensílios expostos em móveis abertos.

Industrial

O estilo industrial surgiu nos anos 50, em Nova York, quando os galpões industriais começaram a ser usados como casas. Cores fortes e escuras são predominantes, como o preto e cinza. Além disso, esse tipo de decoração utiliza detalhes de tubulações aparentes, tijolos, cimento queimado, metais, concreto, luminárias industriais e móveis de madeira de demolição.

O objetivo é que o local tenha estilo de um loft com a mobília fazendo as separações dos ambientes. A luz natural é favorecida pelo uso de grandes janelas. Móveis aconchegantes, como sofás e poltronas, quebram o estilo impessoal do espaço. As plantas naturais também trazem um pouco mais de vida para o estilo industrial.

Clássico

O estilo clássico nunca sai de moda. Original da arquitetura greco-romana, teve influência em tempos renascentista, rococó e barroco e traz sofisticação, abundância e elegância para sua casa. A marca registrada são as mobílias imponentes e peças nobres. Por transformar os ambientes em grandiosas obras de arte, esse estilo é mais apropriado para locais amplos que comportem bem as mobílias e ornamentos em tapeçaria e cortinas.

Nessa decoração cabe lustres com cristais, estofados revestidos, estampas florais, porcelanas, candelabros, espelhos, retratos, livros, natureza morta e pratarias. As cores são em tons sóbrios, como o rosa-claro e o bege, combinados a tons quentes, como azul-marinho e preto. Cores como dourado e prateado aparecem nas luminárias e molduras dando um toque requintado para a decoração.

Os móveis usados no estilo clássico são predominantemente de madeira escura e, para pias e bancadas, o mármore branco é bastante utilizado. As curvas e excessos de detalhes marcam esse estilo, que mistura traços sofisticados do passado com as tendências atuais. Para não sobrecarregar os ambientes menores, o clássico pode ser mesclado com outros estilos de decoração.

Retrô

O estilo retrô também remete ao passado, porém não tão distante, fazendo referência as décadas de 50, 60 e 70. As peças usadas nessa decoração criam ambientes únicos, versáteis, divertidos e charmosos. Móveis e eletrodomésticos são desenvolvidos para criar versões daqueles que eram usados antigamente. As estampas geométricas e a combinação de cores vibrantes e neutras possibilitam produzir um ambiente colorido, animado e com personalidade única.

Como escolher o estilo mais adequado para sua casa

Entre tantos estilos de decoração pode parecer difícil escolher o que mais combina com você, mas algumas dicas ajudam nessa definição. É importante avaliar o cotidiano da família, o clima da região e os gostos pessoais para optar pelo modelo mais adequado. A decoração tem que atender ao perfil dos moradores da casa e, ao mesmo tempo, otimizar a funcionalidade dos cômodos.

Existe uma ferramenta chamada moodboard, muito usada por profissionais da área, que ajuda a organizar as ideias e definir o estilo. Trata-se se um conjunto de referências com amostras de tecidos, imagens, elementos da natureza, papéis de parede, objetos e vários outros componentes de decoração. Por meio dele, você pode elaborar uma lista de preferências para dar apoio às suas ideias.

Também é importante que você conheça os estilos de decoração fazendo pesquisas na internet, revistas e lojas para definir o que mais combina com a sua casa. Além disso, conte com a experiência dos decoradores e arquitetos para deixar o ambiente mais moderno e aconchegante.

Como vimos, existem muitos estilos de decoração e com conhecimento e pesquisa é possível transformar ambientes na sua casa, apartamento ou locais de trabalho. Pratique o desapego e deixe de lado os móveis, cores e objetos que não te agradam. Faça simulações e misture estilos para experimentar tudo e escolher o que mais combina com você.

Quer saber muito mais sobre decoração e outros assuntos imobiliários? Siga nossa página no Facebook e se mantenha bem informado!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.