Veja por que a educação em São Caetano do Sul é tão reconhecida

Devido ao bom desempenho dos alunos e dos investimentos feitos pela Prefeitura, a educação de São Caetano do Sul é referência nacional de ensino público de qualidade. A cidade tem Selo de Município Livre de Analfabetismo, concedido pelo Ministério da Educação (MEC), com índices de escolaridade comparáveis aos de países de primeiro mundo. Além disso, o município é considerado um dos melhores para se viver, tendo em vista o custo de vida baixo, fácil acesso a outras cidades e economia diversificada.

Com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, o município tem como destaque o índice de escolaridade. Dos cerca de 150 mil habitantes, 76,21% completou o Ensino Fundamental e 62,46% o Ensino Médio. O ensino de São Caetano do Sul também ficou acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em uma escala até dez, o índice é calculado a partir da taxa de rendimento escolar e médias de desempenho nos exames padronizados e aplicados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). São Caetano do Sul recebeu nota 7.5. Um dos destaques neste índice foi a EMEF Sylvio Romero, a escola lidera o ranking isoladamente no Ensino Fundamental I.

Sabemos que a educação é um dos pilares fundamentais para a construção de um futuro melhor para os jovens. Acompanhe este post até o fim e descubra por que a educação de São Caetano do Sul é tão reconhecida. Boa leitura!

A educação de São Caetano do Sul na Avaliação Nacional da Alfabetização

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) tem como objetivo conferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática. Esta avaliação faz parte do Painel Educacional do Município e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

No exame, realizado com alunos do 3° ano do Ensino Fundamental, os estudantes de São Caetano do Sul tiveram desempenho superior em 2014 em todas as categorias, ou seja, leitura, escrita e matemática. Foram avaliados 2,5 milhões de estudantes de 49.176 escolas públicas do Brasil. Em São Caetano do Sul foram examinados cerca de 1,2 mil alunos de 19 escolas municipais.

Além disso, São Caetano do Sul foi destaque no Connected Smart Cities 2019, que reúne especialistas, entidades, empresas e governos que apresentam as melhores práticas para o desenvolvimento das cidades. De acordo com o estudo, o município paulista avançou em praticamente 100% dos indicadores de educação, com números superiores aos de grandes cidades brasileiras.

Investimento constante na educação

Um dos principais motivos do sucesso da educação de São Caetano do Sul é o investimento constante feito pelos órgãos públicos. A Prefeitura investe tanto na formação dos professores como na infraestrutura das escolas com objetivo de melhorar, sistematicamente, o ensino nas instituições municipais da cidade. Segundo a administração, em média 35% do orçamento é destinado para a formação educacional.

Outros fatores contribuem para o êxito da educação na cidade como a dedicação integral dos alunos, empenho dos professores e instituições de ensino, construção de boas parcerias e a busca contínua por inovações. A Prefeitura realiza diversos investimentos e ações para a educação local. Alguns exemplos são:

·        educação tecnológica, parceria com a Google para uso de recursos digitais dentro da sala de aula;

·        pacote de obras de revitalização das escolas;

·        vagas asseguradas para todas as crianças e jovens;

·        programas inovadores como Almoço na Escola.

Melhores escolas públicas

São Caetano do Sul conta com mais de 100 escolas entre públicas e privadas, centro de formação de professores e universidade municipal. Algumas escolas públicas se destacaram no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), divulgado em 2017, como a EMEF Sylvio Romero, que ficou acima da média nacional.

Outras instituições públicas também tiveram índice relevante no Ideb, como EMEF Anacleto Campanella, EMEF Luiz Olinto Tortorello, EMEF Benedito Paulo A. Souza, EMEF 28 de Julho, EMEF Elvira Paolilo Braido, EMEF Leandro Klein e EMEF Oswaldo Samuel Massei.

Boas escolas particulares

Uma das principais escolas pagas da cidade é a Escola Técnica Jorge Street. Com cursos muito valorizados é uma ótima opção para quem deseja formação técnica com qualidade. São oferecidos cursos de: administração, eletrônica, eletrotécnica, logística, automação industrial, mecatrônica, manutenção automotiva, mecânica, recursos humanos e serviços jurídicos.

Escola Villare

A instituição disponibiliza educação desde o berçário até o ensino médio, com atividades complementares na área de esportes e cultura. O objetivo da escola é contribuir para a formação de indivíduos capazes de promover resultados crescentes a si próprio e à sociedade. Além disso, a instituição se dedica integralmente ao desenvolvimento singular de cada um.

Colégio Ateneu

Com 35 anos de história, o colégio aposta na formação de cidadãos preparados do ponto de vista acadêmico, mas também capazes de enfrentar os desafios se posicionando de maneira crítica, construtiva e responsável. A instituição oferece diversas formas de aprendizagem e explora o desenvolvimento dos alunos por meio de atividades extracurriculares e eventos culturais.

Colégio Objetivo

O Colégio Objetivo aposta na ideia de que a educação tem compromisso com a realidade em constante mudança. De modo flexível, dinâmico e com olhos postos no futuro, a instituição envolve crianças e jovens de acordo com o ritmo tecnológico. A unidade oferece cursos do Ensino Fundamental até Pós-Graduação.

Uma das melhores universidades públicas da região sudeste

Segundo o Guia do Estudante de 2017, publicação especializada na área de universitária e pré-universitária, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) está entre as melhores universidades da região sudeste. Sendo considerada a 7ª melhor instituição pública do estado de São Paulo. O prêmio Melhores Universidades apontou as melhores instituições de Ensino Superior do Brasil, entre públicas e privadas.

A USCS possui atualmente cerca de 30 cursos de graduação nas áreas de Computação, Comunicação, Direito, Educação, Engenharia, Negócios, Psicologia e Saúde. Na pós-graduação são mais de 100 cursos disponíveis. Além disso, a universidade possui 16 laboratórios de informática e recebeu avaliação três (em cinco) do Ministério da Educação (MEC).

A instituição oferece gratuitamente, para todos os estudantes, várias Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares, ou seja, um conjunto de atividades extracurriculares para a formação integral dos alunos. Outras faculdades de São Caetano do Sul são:

·        Instituito Mauá de Tecnologia, UNI;

·        UNICESUMAR;

·        UNINTER;

·        Unialphaville.

Como vimos, existem muitos motivos para morar, trabalhar e estudar em São Caetano do Sul. A cidade bem-estruturada promete mais qualidade de vida para toda a família, proporcionando muitas oportunidades de negócios e lazer. Além disso, a educação de São Caetano do Sul é garantia de boa formação para o futuro das crianças e adolescentes.

Agora que você já sabe por que a educação em São Caetano do Sul é tão renomada, conheça as melhores escolas da cidade!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.