Capriche na decoração de espaço gourmet

Uma boa decoração é capaz de valorizar qualquer espaço. Na área gourmet, isso não é diferente. Geralmente, esse é um local íntimo para relaxar e receber pessoas queridas. Por isso, a decoração de espaço gourmet é fundamental para deixar o ambiente aconchegante e funcional.

Esse local pode ser planejado para apartamentos ou casas, com integração a diferentes ambientes, como varanda, salão de festas, cozinha e área externa. Planejar a decoração desses espaços é oferecer mais conforto e bem-estar aos momentos de lazer e descontração.

Se você quer deixar esse cantinho da sua casa ainda mais bonito e acolhedor, leia este post até o final e conheça algumas dicas para a decoração de espaço gourmet. Boa leitura!

Como fazer a decoração de espaço gourmet?

A área gourmet se diferencia da cozinha tradicional por ter um estilo mais despojado e funcional. É um ambiente total ou parcialmente externo e criado para receber amigos e familiares, para compartilhar momentos descontraídos e receitas deliciosas.

A decoração do espaço gourmet deve privilegiar o conforto, além de promover um ambiente prático. Por isso, na hora de escolher os materiais e os itens decorativos para esse local, alguns pontos devem ser considerados.

Escolha piso antiderrapante

O piso antiderrapante é a opção mais segura para o espaço gourmet, porque evita que o chão fique escorregadio e provoque acidentes. Os modelos de porcelanato e de cerâmica são os mais usados pelos decoradores.

Também é importante dar preferência para os modelos atérmicos, já que o local fica exposto ao sol na maior parte do tempo. Além disso, a escolha da argamassa é também é um item crucial. Opte por aquelas específicas para espaço gourmet externo e evitam o descolamento do piso.

Use revestimentos de fácil limpeza

No espaço gourmet, é essencial investir em revestimentos fáceis de limpar. Pias de granito e réguas de madeira são boas soluções para esse ambiente. Evite paredes de cores muito claras, principalmente em áreas que possuem contato direto com gordura, como próximas à churrasqueira ou ao fogão.

Uma tendência é o cimento queimado que apresenta características de decoração urbana e industrial, caindo muito bem com elementos metálicos. Os azulejos são peças de fácil limpeza e compõem bem com o cimento queimado, dando um toque moderno e especial ao espaço gourmet.

Empregue móveis práticos

A área gourmet permite desde uma decoração vintage, com móveis coloridos, até algo mais rústico, usando materiais de madeira. Os bancos são ótimas alternativas para acomodar um maior número de pessoas, sem ocupar muito espaço. Alguns móveis, com mesas grandes, bancos compridos, pufes e bancadas vazadas com banquetas e mesas de canto, ajudam a melhorar a interação entre as pessoas e o ambiente.

Um armário com rodinhas também pode ser utilizado. Dessa forma, copos, talheres e outros itens ficam sempre à mão dos convidados. Outro móvel que pode cai bem, principalmente em ambientes menores, são as prateleiras. Essa é uma opção barata e que pode acomodar temperos e outros objetos.

Aposte nas instalações elétricas e hidráulicas

Praticidade e funcionalidade são requisitos essenciais na hora de criar o espaço gourmet. É importante ter um bom número de tomadas, posicionadas em pontos estratégicos, para atender aos mais variados eletrodomésticos. Além disso, cubas e torneiras multifuncionais são muito úteis e facilitam as tarefas. 

Valorize os eletrodomésticos

Os eletrodomésticos devem ser escolhidos de acordo com as demandas do ambiente e as necessidades dos moradores. Alguns são essenciais, como um frigobar ou uma geladeira. Os fogões podem ser substituídos por um cooktop e um forno elétrico. Ter um grill é a boa sugestão para aquelas pessoas que não possuem churrasqueira.

Verifique a melhor opção de churrasqueira

A churrasqueira é um item considerado, por muitos, indispensável, mas é importante saber escolher para não ter problemas com os vizinhos. Para o espaço gourmet, o ideal são os modelos que geram menos fumaça, como as churrasqueiras elétricas, a gás ou a bafo, e as portáteis, que são opções práticas e mais em conta.

Invista em ambientes integrados

Essa é uma solução inteligente e capaz de otimizar o espaço gourmet. A mesclagem de ambientes pode acontecer entre a sala, a varanda e a cozinha. A integração pode ser criada em locais pequenos, oferecendo sensação de amplitude, ou em espaços maiores, proporcionando conforto.

O uso de balcões e vidros é uma ótima alternativa para a mistura dos ambientes, mas não separe as áreas com paredes. O objetivo dos ambientes integrados é proporcionar a maior integração possível entre eles.

Considere uma boa iluminação

Na decoração de qualquer ambiente, a iluminação é fundamental para valorizar objetos e detalhes, além de proporcionar conforto e claridade ideal para cada canto. A utilização de lâmpadas e luminárias eficientes, posicionadas em locais estratégicos, é uma forma de modificar e destacar o local.

Uma dica é usar várias lâmpadas na bancada onde são feitas as refeições, deixando o lugar bem iluminado. Além disso, uma iluminação branca pode tornar espaços pequenos mais amplos, e os ambientes maiores, quando decorados com luzes vermelhas ou meia-luz, tornam-se mais aconchegantes.

Faça pontos de cor

Os pontos de cor são detalhes capazes de proporcionar um ar mais descontraído e divertido para o ambiente. Use cores vibrantes, pinte uma parede de maneira diferente, abuse de almofadas coloridas e lustres em tons vivos. Além disso, estampas, revestimentos que imitam madeira e pedras naturais, esculturas e quadros valorizam ainda mais o espaço.

Adote as plantas

As plantas, mesmo que artificiais, fazem toda diferença e podem ser usadas em diversos cômodos da residência, inclusive no espaço gourmet. Uma tendência são os jardins verticais que, além de lindos, não ocupam o espaço de passagem das pessoas. Nesses locais, é possível criar uma pequena horta e plantar temperos, para serem usados fresquinhos nas mais diversas receitas.

Portanto, a decoração de espaço gourmet é fundamental para deixar esse ambiente íntimo mais confortável, prático e agradável. O mercado oferece muitas opções decorativas para os mais diversos gostos e bolsos. Por isso, na hora da elaboração do projeto, adeque a decoração ao orçamento disponível e garanta mais sucesso ao resultado.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.