Decisão com cautela: 8 cuidados na hora de comprar um imóvel

O momento de adquirir a casa própria é um dos mais importantes para qualquer pessoa. Seja para morar sozinho ou em família, essa é uma decisão que precisa ser tomada com cautela e muito planejamento. Um simples deslize e esse sonho pode se tornar um pesadelo. Por isso, alguns cuidados na hora de comprar um imóvel são essenciais.

Muitas dúvidas e questionamento surgem quando você decide comprar uma casa ou apartamento, ainda mais se for a primeira vez. O processo é delicado e exige paciência e atenção, isso porque entre vistorias, negociações e documentos, algo pode passar despercebido.

Se você está passando por esse momento de mudança, leia este post até o final e saiba quais cuidados são mais importantes na hora de comprar um imóvel e como se prevenir de transtornos futuros. Acompanhe!

Principais cuidados na hora de comprar um imóvel

Para tornar o sonho da casa própria em realidade sem transtornos e prejuízos, a primeira coisa é definir se prefere uma casa ou um apartamento. Para tanto, avalie suas demandas e necessidades e identifique o melhor modelo de moradia para você e sua família. Feito isso, analise cada detalhe para fazer uma escolha mais assertiva e coerente. Nesse momento, alguns cuidados são imprescindíveis, veja os principais.

1. Programe-se financeiramente 

Independentemente do tipo de imóvel que você deseja comprar, é fundamental se programar financeiramente. O comprador deve avaliar se o valor do imóvel dos sonhos cabe dentro do seu orçamento. Ter um bom planejamento financeiro é essencial para a realização de uma compra tranquila e sem imprevistos.

Além disso, é preciso ter uma reserva financeira para algumas despesas que surgirão no processo, como o registo do imóvel, escritura e taxas provenientes de cartório. Geralmente, esse custo gira em torno de 4% do valor do imóvel. Porém, esse percentual varia conforme os impostos de cada município e estado.

2. Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é necessária quando decidimos comprar uma casa própria. Ela não pode ser deixada de lado e serve para avaliar se os preços pedidos nos imóveis da região condizem com o valor cobrado pelo vendedor.

Mas lembre-se de analisar imóveis com características semelhantes, como tamanho da área, número de cômodos, tempo de uso e espaço de área de lazer. Essa é uma forma do comprador ter noção dos valores da região e condições de realizar melhores negociações, usando bons argumentos. 

3. Invista em vistorias

As vistorias são fundamentais na hora de escolher um imóvel para comprar. As visitas técnicas servem para que tudo seja devidamente verificado, como as instalações elétricas e hidráulicas. Verifique se existem rachaduras nas paredes e vazamentos, além das condições dos pisos e revestimentos. Outros detalhes também são importantes de serem analisados, pois influenciam diretamente na valorização do imóvel, como a iluminação natural e ventilação.

Em casos de apartamento, avalie se o condomínio proporciona área de lazer e se há uma boa administração. Essa análise é muito relevante porque o valor do condomínio precisa ser compatível com os cuidados e com a quantidade de áreas de lazer. Para ajudar nesse processo de vistoria, uma dica é contratar um profissional da área que possa verificar as condições gerais da residência e do entorno da moradia.

4. Exija certidões negativas do vendedor do imóvel

Antes de assinar o contrato, é preciso exigir e avaliar as certidões negativas do vendedor do imóvel e, por isso, retirar esses documentos é providencial. As principais certidões negativas são: cartório de protesto; ações cíveis; justiça do trabalho; falência e concordata; justiça federal e executivos fiscais, municipais e estaduais.

5. Verifique a documentação para compra de imóvel

A documentação do imóvel é um atestado de que o mesmo está apto a ser vendido. Alguns documentos devem ser verificados antes da firmação do contrato de compra e venda do imóvel. Esse processo evita surpresas e, por isso, é preciso ter bastante atenção e de preferência solicitar a uma imobiliária que faça a análise desses papéis, visando assegurar um acordo justo entre as partes e evitar entraves na hora de fechar o negócio.

  • verifique se o imóvel está livre de dívidas;
  • IPTU em dia;
  • se existe averbação da construção junto ao Registro de Imóveis;
  • declaração de débito condominial;
  • título de propriedade contendo o registro, Habite-se e planta baixa.

6. Avalie as formas de pagamentos

Antes de assinar o contrato, se informe sobre as formas de pagamento que são oferecidas e verifique qual é melhor para você. A mais comum é o financiamento imobiliário, devido à facilidade de dividir o valor em prestações e que podem ser quitadas em meses ou até em anos. Quem consegue investir em uma boa entrada, tem o benefício de garantir prestações mais baixas. Um bom planejamento de pagamento não compromete a renda mensal e assegura a quitação do imóvel.

7. Conheça a credibilidade da construtora

Antes de iniciar a busca pelo imóvel, certifique-se sobre a credibilidade da construtora ou imobiliária responsável. Pesquise na internet e procure referências da empresa que você pretende fechar negócio. Essa é uma forma de confirmar a credibilidade e qualidade de serviços da empresa. Procure conhecer o resultado de projetos recentes realizados pela empresa e o compromisso com os prazos de entrega.

8. Avalia a região e a vizinhança

Quando encontrar o imóvel dos sonhos, estude a região e a vizinhança. Converse com vizinhos e avalie a segurança da região, a presença de comércio essencial, bem como escolas e hospitais. A tranquilidade do local deve ser analisada, por isso, a presença de bares, boates e restaurantes precisa ser avaliada, já que esses estabelecimentos podem gerar muitos transtornos para a vizinhança.

Comprar direto com o proprietário, na planta ou financiado

Se você vai comprar um imóvel direto com o proprietário, registre a transação em cartório e garanta legalidade na transação para ambas as partes. Se atente também a valores e cláusulas para se certificar que não existe ilegalidade no processo.

Já para quem deseja comprar um imóvel direto da planta, verifique o prazo para entrega das chaves para programar a mudança com calma e eficiência. Além disso, visite a obra regularmente e acompanhe o seu desenvolvimento de perto. Para os imóveis financiados, tenha toda a documentação em dia, conte com um advogado para avaliar as cláusulas do contrato e as documentações do imóvel e do vendedor.

Portanto, alguns cuidados na hora de comprar um imóvel são imprescindíveis para garantir o sucesso na transação e evitar transtornos futuros. Para isso, conte com uma imobiliária de confiança para análise dos documentos e torne o seu sonho da casa própria em uma realidade segura para todos.

Está em busca de mais qualidade de vida? Conheça os melhores bairros de São Caetano do Sul!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.