6 curiosidades das cidades do ABC Paulista que você precisa conhecer

As cidades do ABC Paulista são excelentes alternativas para quem quer morar perto de São Paulo, porém longe do tumulto da maior capital do país. São muitas as vantagens que os municípios da região oferecem, como segurança e infraestrutura, proporcionando mais qualidade de vida para seus moradores.

O ABC Paulista possui algumas características do clima metropolitano, contudo, é um lugar mais tranquilo de se viver. Essas cidades são cheias de história e cultura, já que a região abrigou diversos imigrantes de diferentes lugares do mundo. Além disso, a variedade de comércios e serviços faz do ABC um dos melhores lugares para morar.

Quer conhecer mais sobre o ABC Paulista? Neste post, você vai descobrir os principais atrativos e curiosidades dessa região. Confira e boa leitura!

O ABC Paulista e suas características

O ABC Paulista, também conhecido como Grande ABC, pertence à região metropolitana de São Paulo. A localidade é formada por três grandes cidades: Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Esses municípios são distintos e cada um possui características próprias, mas todos são conhecidos como um importante polo industrial, predominantemente, dominado pela indústria automobilística. Quando engloba Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, a região passa a ser chamada de ABCDMRR.

Veja as características principais das cidades do ABC Paulista.

Santo André

A cidade de Santo André é dividida em três: Santo André, Capuava e Paranapiacaba. O município é de fácil acesso pelas vias mais importantes da região e possui muitas opções de transporte público. A localidade oferece várias oportunidades de emprego e centros comerciais, como farmácias e escolas, além de muitas opções de lazer e cultura. A Vila de Paranapiacaba é considerada um patrimônio histórico da humanidade e proporciona um agradável passeio ao ar livre para toda a família.

Por ser uma região muito valorizada, é uma ótima alternativa para investimento no setor imobiliário. Além disso, a proximidade da cidade de Santo André com São Paulo, cerca de 24 km, permite que muitas pessoas possam trabalhar na capital e residir na região metropolitana.

São Bernardo do Campo

A cidade de São Bernardo do campo abriga as montadoras de carros mais expressivas do país, como Ford e Volkswagem. O município conta com alto número de indústrias de autopeças e produtoras de tinta. Além disso, a região possui muitos negócios no ramo de carreto e mudanças. Por isso, São Bernardo do Campo oferece diversas oportunidades de emprego.

A cidade também proporciona para seus moradores muitas opções de lazer e cultura. É possível encontrar um grande acervo de arte moderna por todo o município e muitos parques com atividades para todos os gostos.

São Caetano do Sul

Em busca de melhor qualidade de vida, muitas pessoas se mudam para São Caetano do Sul. O município possui cerca de 150 mil habitantes e se destaca por ter uma das maiores rendas per capita do país. São Caetano do Sul é considerada por muitos a melhor cidade para viver na região do ABC.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) avalia fatores como educação, renda, saúde e qualidade da vida de população. São Caetano do Sul é o município mais bem avaliado entre as cidades brasileiras. Além disso, a cidade possui as melhores escolas do país, uma economia diversificada, muitas ofertas de emprego e lazer.

As curiosidades das cidades do ABC Paulista

As cidades do ABC Paulista possuem alguns fatos curiosos, desde dados demográficos, particularidades da natureza, até história de alma penada. Descubra alguns.

1 – Berço da indústria automobilística do país

A região é conhecida como polo industrial do Brasil e se consolidou após a chegada de grandes empresas automobilísticas. As principais montadoras do país se instalaram na região, entre elas: Ford, Volksvagem, Toyota, Mercedes-Benz, GM e Chrysler. Esse cenário foi favorável para o desenvolvimento da economia e geração de empregos nas cidades da região.

2 – Hollywood brasileira

A região do ABC Paulista já foi usada para gravação de novelas e produções cinematográficas. Em 1966 e 1968, foi exibida pela TV Excelsior a novela Redenção, filmada em São Bernardo do Campo. A Companhia Vera Cruz, também fundada na cidade, produziu clássicos do cinema brasileiro, como Caiçara, Sai da Frente e Tico-tico no Fubá.

3 – Imóveis no ABC

As cidades do ABC lideram o ranking de investimentos imobiliários no Brasil. A região possui muitas oportunidades de imóveis e alta procura. Além disso, casas e apartamentos nesses municípios são muito valorizados, se tornando um ótimo investimento. Alguns aspectos que contribuem com essa valorização são o acesso fácil, a proximidade da capital e as ofertas de negócios.

4 – Estação fantasma

O distrito de Paranapiacaba, inicialmente, era uma vila que foi criada pela empresa de transporte ferroviário chamada São Paulo Railway. Segundo a lenda, durante a noite, na antiga estação, inaugurada em 1874, escuta-se gritos dos trabalhadores que morreram durante a obra de construção.

5 – Única igreja por mais de cem anos

Fundada em 1812, a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem foi a primeira igreja do ABC Paulista e a única instituição religiosa por mais de cem anos. Com isso, ela passou a ser frequentada por fiéis das três cidades que compõem a região do Grande ABC. Em 1943, devido a sua relevância histórica, a paróquia se tornou matriz.

6 – Indústria dos movimentos sindicais

As fábricas automobilísticas que se instalaram no ABC Paulista contribuíram para o crescimento de movimentos liderados por operários, como surgimento de sindicatos e partidos políticos voltados para essa classe trabalhadora. Por isso, o ABC se tornou berço de movimentos sindicais.

As manifestações foram iniciadas em 1978, quando operários foram às ruas para reivindicar melhores condições salariais. Em 1980, ocorreu um dos movimentos mais expressivos da indústria, a conhecida “greve dos 41 dias”, liderada pelo então metalúrgico, Luiz Inácio Lula da Silva.

Portanto, as cidades do ABC Paulista oferecem muitos atrativos e curiosidades para quem pretende morar na região. Além disso, esses municípios proporcionam várias oportunidades de empregos, boas escolas, comércio diversificado e diversas opções de lazer e diversão para seus moradores. Assim, é possível manter a qualidade de vida morando pertinho da capital.

Gostou do post? Siga a Metropolis Brokers no Facebook e fique por dentro das melhores oportunidades de imóveis para comprar e alugar. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.