Conheça o centro de São Caetano do Sul

Se você pensa em morar em uma cidade do interior com toda a infraestrutura de uma cidade grande, vai adorar São Caetano do Sul. Com cerca de 150 mil habitantes, o município fica próximo ao maior polo econômico do país, oferece variadas oportunidades de emprego e negócios, além de muitas opções de lazer e diversão. É no centro de São Caetano do Sul que os eventos acontecem.

Com desenvolvimento econômico crescente, a região é tranquila para morar e o comércio é um forte alvo. Com várias opções de lazer e cultura, a cidade possui sete parques municipais, praças, cinema, além de muitos restaurantes e bares badalados. Além disso, o custo de vida é mais baixo comparado a capital, com aluguéis e produtos mais em conta.

O centro de São Caetano do Sul concentra os mais diversos eventos e programações culturais. Da Avenida Presidente Kennedy ao Espaço Verde Chico Mendes, moradores e visitantes têm várias alternativas para relaxar, caminhar, passear com família, experimentar boas comidas ou fazer compras.

Quer saber mais sobre as atrações e as curiosidades dessa cidade incrível? Leia este artigo até o fim e descubra o que tem de melhor para fazer no centro de São Caetano do Sul!

Breve história de São Caetano do Sul

São Caetano do Sul é uma cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, referência nacional no trato com a população. O município, com 142 anos, se desenvolveu por meio da indústria, comércio e serviços. Com economia bastante diversificada, é possível encontrar opções de indústrias e um comércio forte em prestação de serviços.

Uma das marcas registradas da cidade é a educação. Governo e município realizam investimentos constantes, visando sempre alcançar resultados positivos e mostrando a importância de um ensino de qualidade. A cidade possui diversas escolas municipais e estaduais.

Lazer e diversão

A cidade conta com sete parques municipais, área verde e praças para passear, fazer exercícios e relaxar, além de desfrutar da natureza. O Espaço Verde Chico Mendes é o maior, mais belo e mais conhecido parque da cidade, com cerca de 140 mil metros quadrados.

O local conta com quadras esportivas, playgrounds, pistas de caminhada, mesas para jogos, lanchonete e cafeteria. Com vasta flora e fauna, a área proporciona aos frequentadores prazer e bem-estar. Além disso, também é palco de diversos eventos da cidade.

Inaugurado em 2011, o ParkShopping São Caetano é o primeiro centro comercial da cidade com 242 lojas, parque, seis salas de cinema e praça de alimentação. O shopping ainda tem um complexo de restaurantes para cerca de 50 mil pessoas.

A Avenida Presidente Kennedy é lugar para passear, andar de bicicleta, fazer caminhada, mas também concentra grande número de veículos. Aos domingos, a via fica fechada em determinado ponto para que os frequentadores possam realizar atividades físicas ou passear ao ar livre.

Com visitas livres para crianças e adultos, a Cidade das Crianças em São Caetano do Sul é uma ótima escolha para o passeio em família. Com muitos brinquedos distribuídos entre grandes árvores, o espaço se torna um passeio sadio e prazeroso para todas as idades. Além disso, o lago com patos é um cantinho agradável e tranquilo.

Boa gastronomia

A movimentada Avenida Goiás reúne várias opções de bares e restaurantes. Um do mais concorridos é o japonês Akara Sushi Lounge, que também oferece comida vegetariana. Para quem gosta de churrasco, a sugestão é a churrascaria Vivano Grill, eleita seis vezes a melhor na especialidade carnes pela VEJA ABC, Comer e Beber.

Ainda na mesma avenida você encontra o mais clássico cachorro quente da cidade, o Rei do Dog. Com 14 variedades de sanduíche e funcionando durante a madrugada, o lanche atrai muitas pessoas que estão saindo da balada.

Cultura e Futebol

Desde 1968, a Fundação de Artes é o principal polo cultural de São Caetano do Sul. A instituição abriga escolas de artes visuais, música, dança, teatro e tem como foco a formação dos seus alunos e produção. Atualmente, atende cerca de 4 mil estudantes e se tornou um reconhecido centro de conhecimento e educação.

Para os amantes de futebol, o Estádio Municipal Anacleto Campanella é considerado um templo. Foi inaugurado em 1955 e, após algumas reformas, tem capacidade para receber cerca de 16 mil torcedores. O campo já foi palco de jogos de competições nacionais e internacionais.

Algumas curiosidades

Como se não bastasse ter muitas opções de bares e restaurantes, São Caetano do Sul tem sua própria fábrica de chocolates. Em funcionamento desde 1935, a Pan produz diversos tipos de chocolates, pão de mel e balas. Para os adultos, a fábrica representa o gosto da infância. Para as crianças, a magia de poder acompanhar a produção dessas guloseimas em excursões realizadas pelas escolas.

O primeiro atleta a ganhar medalha olímpica, em 2012, o ginasta Arthur Zanetti é natural da cidade. Começou a treinar aos sete anos na Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Santa Maria e, hoje, é um dos principais nomes da ginástica olímpica no Brasil.

Desde de sua criação, em 1993, a tradicional Festa Italiana é a terceira maior do tema no estado. Em 2019, chegou na sua 27ª edição e, todos os anos, reúne milhares de pessoas no Bairro da Fundação. A celebração oferece o melhor da música e da gastronomia italiana e toda a renda gerada é revertida para instituições que realizam trabalhos sociais.

Mais qualidade de vida

Com boa infraestrutura, referência em educação, variadas opções de lazer e diversão, muitas ofertas de trabalho e em crescente avanço econômico, São Caetano do Sul se torna uma ótima opção de moradia. Segundo a ONU, a cidade é a mais bem desenvolvida no Brasil e lidera esse ranking pela terceira vez.

Como você percebeu, o centro de São Caetano do Sul oferece várias opções de lazer e diversão. Por isso, não esqueça de se programar com antecedência para não perder os melhores eventos do ano.

Gostou de conhecer um pouco mais de São Caetano do Sul? Tem mais dicas ou outras curiosidades sobre a região para compartilhar? Deixe sua opinião nos comentários!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.