Confira 5 vantagens de comprar um imóvel com área externa

A escolha de um lugar ideal para morar deve considerar os desejos e as necessidades da família, a procura por imóveis com área externa tem sido uma tendência, especialmente com a pandemia. Um espaço ao ar livre proporciona uma maior qualidade de vida para todos, inclusive para o animal de estimação.

Além de ser um ambiente que oferece um contato com o céu aberto, é possível reunir os convidados com todo o conforto e cuidado que eles merecem. Também pode ser um cantinho para relaxar, ler um livro, fazer exercícios e tudo no aconchego de um lar, mesmo quando estiver sozinho.

Os apartamentos tinham essa desvantagem com relação às casas por não terem uma área externa. Porém, hoje, já temos diversos modelos com área externa, são os chamados apartamentos garden, eles estendem a unidade térrea até a área com céu aberto, dessa forma, o morador pode usar como um quintal.

Neste artigo, separamos 5 vantagens de investir nesse tipo de imóvel e algumas dicas para você decorá-lo e deixar do seu jeito. Acompanhe a leitura!

5 vantagens de um imóvel com área externa

1. Espaço para receber familiares e amigos

O espaço extra oferece maior comodidade para receber convidados, possibilitando ao morador mais autonomia para realizar seus momentos de lazer, pois evita de ele ter que sair de casa e enfrentar filas em restaurantes, disputas por salões de festas em condomínios etc.

Dependendo do tamanho que esse espaço oferece, é possível até equipar com uma área gourmet, churrasqueira ou mesmo uma piscina. Dessa forma, aproveita-se o espaço aberto, a iluminação e a ventilação natural. Sem contar que não é preciso se preocupar com a segurança e privacidade.

2. Maior liberdade para os animais domésticos

Sabemos que o animal de estimação precisa de espaço para ter uma vida melhor. Os bichos necessitam de contato com a natureza, pois gostam de brincar, de se exercitar e tomar sol. Também, é importante pensar nas necessidades fisiológicas deles, ter um espaço aberto facilita a higiene dentro de casa, evitando odores e surpresas indesejáveis.

3. Ambiente para as crianças brincarem

Com o aumento da urbanização, está cada vez mais difícil de viabilizar o contato com a natureza aos pequenos, com isso é importante que os pais pensem em um imóvel com um ambiente externo para que as crianças possam brincar e ter esses momentos ao ar livre em um local seguro e tranquilo.

4. Oportunidade de cultivar plantas

Você já pensou em ter seu próprio jardim? Pois bem, esse é um excelente investimento para quem gosta de cultivar plantas, desde as mais complicadas até as mais fáceis de cuidar, a variedade é enorme. Também, é possível fazer uma pequena horta de temperos como a salsinha, cebolinha, manjericão etc.

Existem vários modelos de jardim, a Internet está cheia de dicas de como montar o seu. Temos os verticais, os tradicionais, o jardim em blocos, os suspensos, além de muitos estilos de vasos. As plantas dão um toque natural ao ambiente e oferecem todo o aconchego que a natureza consegue nos dar.

5. Espaço para o descanso

Os espaços para descanso têm como objetivo recarregar as energias e revitalizar nossas células, por isso um local arejado, com uma iluminação e ventilação natural, pode deixar esse momento ainda mais prazeroso. Ainda pode ser decorado de uma forma mais rústica e moderna ao mesmo tempo, você pode investir em uma rede, um sofá de pallets e cores mais vivas.

4 Dicas para decorar o ambiente

1. Invista em deques e pedriscos

Esse estilo de decoração é um modelo mais rústico. O deque de madeira e os pedriscos são facilmente encontrados em lojas de construção ou até mesmo artigos para casa. Esse tipo de piso é colocado por encaixes, o que facilita muito a retirada e eventuais mudanças de ambiente. Dessa forma, depois de instalado, é só combinar os pedriscos com a cor do deque e pronto! O lugar está com um jeito de praia.

2. Aposte em plantas de fácil cuidado como cactos e suculentas

Que as plantas são uma tendência em decorações, nós já sabemos. Elas dão um charme especial com suas cores vivas e levantam o astral da casa. Muitas pessoas têm dificuldades de cuidar, por vários motivos: excesso de trabalho, falta de tempo etc. Mas existem plantas que não demandam muita atenção, como os cactos e as suculentas.

Elas necessitam dos raios do sol, mas sua rega é basicamente semanal, o excesso de água pode afogá-las. Uma das vantagens dessas plantinhas é que sobrevivem em vasos, o que também pode fazer parte da decoração. Você pode optar por vasos do mesmo estilo e de diferentes tamanhos ou fazer uma mistura. As pedras brancas dão um acabamento sofisticado, mas também é possível escolher os cascalhos, essa opção é mais barata e oferece um visual mais rústico. 

3. Use muitos acessórios coloridos ou móveis que tragam cor

As cores, quando compostas, em harmonia, trazem toda uma energia para o local. Um estilo que está em alta é o boho, ele mistura elementos coloridos e é naturalmente aconchegante. É possível pintar uma parede de cor vibrante, misturar as cores da trama dos tapetes e ainda colocar muitas plantas.

Outro estilo tendência é o color blocking, ele combina tons blocados, lisos e vibrantes em uma mesma composição. Para que isso funcione, procure combinar seu gosto com algumas técnicas para escolher as cores, elas podem ajudar a não errar nesse momento, são elas: a combinação monocromática, com cores análogas e cores complementares.

4. Apoios diversos

Como apoio para os vasos de plantas e outros objetos, você pode optar por uma escada, um banquinho, um aramado, um pallet suspenso, uma estante pequena, variados estilos de puffs e etc. Todos esses móveis podem fazer a composição do ambiente com as cores e estilos da sua preferência.

A área externa de um imóvel possibilita uma melhor qualidade de vida, pois as vantagens estão relacionadas ao nosso lazer e momentos de descanso do dia a dia. É possível apostar em uma decoração mais simples, moderna, rústica, colorida etc. Além disso, esse ambiente funciona para reunir amigos em um local seguro e acolhedor.

Gostou do post? Assine a newsletter da Metropolis Brokers e receba os melhores conteúdos gratuitamente!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.