Sala com cozinha americana: saiba o que é, suas vantagens e desvantagens e como investir

A casa ou apartamento deve ser um lugar de aconchego. Sabe quando você chega, depois de um dia exaustivo, e quer apenas descansar e curtir as pessoas que você gosta? Uma casa deve proporcionar esse momento, ou seja, ela deve ser um lar.

Os planejamentos dos cômodos ajudam na criação de uma moradia ideal para a família. Pensar nas disposições desses ambientes pode oferecer uma sensação de amplitude e aumentar a interação entre os convivas. Você já ouviu falar da sala com cozinha americana?

Preparamos este artigo para você entender melhor como funciona essa tendência. Apresentaremos suas principais características, algumas vantagens e desvantagens e como você pode investir nesse ambiente para que fique do seu jeito. Confira a seguir!

O que é uma sala com cozinha americana?

Pois bem, esse é um conceito antigo, surgido no período pós-guerra nos Estados Unidos. Esse modelo vem ganhando força entre os arquitetos, pois consiste na integração da sala com a cozinha.

Antigamente, a cozinha era o principal ambiente da casa porque se gastava mais tempo preparando os alimentos, portanto eram maiores. Hoje, cozinhamos menos e elas foram perdendo espaço nas plantas, passando a integrar os ambientes.

A cozinha americana proporciona uma sensação de amplitude, auxilia nos momentos de confraternização e a divisão desses dois ambientes pode ser feita de diversas formas versáteis como, por exemplo: com uma bancada, ilha gourmet ou pela própria mesa de jantar. Esse modelo também apresenta vantagens para imóveis compactos.

Quais são as principais características da sala com cozinha americana?

Sua principal característica é a integração com a sala de jantar ou de estar. Elas passam a sensação de amplitude. Seus armários geralmente formam um desenho de ‘L’ ou de ‘U’, apresentando um balcão ilha no centro. Também, são muito bem iluminadas e ventiladas.

Como mencionado, a divisão entre os ambientes pode ser feita com móveis ou por estruturas de alvenaria. A bancada é o móvel mais utilizado para dividir a cozinha americana da sala de jantar. Isso porque é um móvel funcional que pode servir de apoio para preparação dos alimentos ou um local a mais para realizar refeições rápidas, como o café da manhã ou o café da tarde.

A decoração pode ser realizada de diversas formas. Se você possui uma casa ou apartamento pequeno, os espelhos, por exemplo, quando colocados em locais estratégicos podem fazer os cômodos parecerem ainda maiores. E quanto mais os elementos de marcenaria forem bem planejados, melhor aproveitamento dos espaços você terá.

O planejamento dos móveis garante que as pessoas consigam desempenhar as suas atividades mesmo que juntas, torna o espaço funcional, cria um clima despojado e descontraído, característica das cozinhas americanas.

Quais são suas vantagens e desvantagens?

Vantagens

Integração com a casa

Esse modelo promove a integração dos cômodos da casa, isso ocorre graças à ausência de barreiras físicas. Portanto, é possível delimitar os espaços sem atrapalhar o campo de visão. O que proporciona preparar os alimentos e realizar as refeições enquanto se comunica com os familiares ou convidados. Caso esteja ou more sozinho, dá para ficar de olho na televisão enquanto estiver utilizando a cozinha.

Visual moderno

Apesar de existir há um bom tempo, esse modelo não sai de moda, ele é mais moderno e elegante, justamente, por essa ausência de barreiras visuais. E um dos pilares da arquitetura moderna é o conceito de integração. Pois, olhando externamente, vivemos em um momento de conexão e cada vez mais interativo.

Portanto, quando inserido no projeto arquitetônico desde o início a cozinha americana é capaz de garantir um visual moderno e atemporal. Também, é essencial investir em uma boa decoração, com elementos que a torne funcional e bonita ao mesmo tempo.

Sensação de amplitude

Comparando com o modelo tradicional, essa é uma grande vantagem. Ao eliminar as paredes, as áreas útil e de circulação aumentam consideravelmente. A ausência de barreira permite uma iluminação mais natural, o que reduz o consumo de energia e potencializa essa amplitude.

Também, é legal investir em cores claras, como: cinza, bege e branco. Elas refletem a luz e contribuem para uma percepção maior do cômodo. Esse modelo acaba proporcionando mais espaço e conforto.

Desvantagens

Sala com cheiro de alimentos

Esse é um problema muito comum, até mesmo nos modelos de cozinha tradicional, porém no americano a ausência de paredes e portas espalham mais o cheiro pela casa. A boa notícia é que isso pode ser resolvido com a instalação de uma coifa potente sobre o fogão, esse equipamento suga até 90% dos odores produzidos e consegue limpar o ar da cozinha.

Falta de privacidade para quem cozinha

Há pessoas que preferem privacidade quando estão cozinhando, a união dos dois cômodos — sala e cozinha — naturalmente, elimina essa característica privativa, o que pode ser um problema se você prefere o silêncio e um local mais calmo para preparar suas refeições.

A proposta desse modelo é justamente a integração, portanto a comunicação com outras pessoas pode ser um fator negativo para esse tipo de preferência, já que a movimentação na cozinha é maior.

Bagunça aparente

Com a correria do dia a dia, às vezes, não é possível terminar as refeições e já arrumar tudo, como a cozinha americana proporciona uma visão mais ampla, essa bagunça gerada pelo preparo dos alimentos ficará visível a outros cômodos. Porém esse problema pode ser, facilmente, resolvido se todos os membros da casa colaborarem com a limpeza do local.

Como investir em uma cozinha americana?

Invista em balcão ou ilha

A criação de um balcão ou uma ilha é uma excelente opção para delimitar e identificar a sala e a cozinha. São peças funcionais, já que permitem realizar as refeições, guardar as utilidades domésticas e ainda compõem o ambiente da casa.

Além disso, misturam tanto o rústico com o moderno. Também, tem a opção de bancadas de inox, muito mais fáceis de limpar. Esse investimento permite a instalação de gavetões e portas embaixo, otimizando os espaços para guardar utensílios e eletrodomésticos. Dessa forma, o balcão utilizado entre a sala e a cozinha americana é multiuso.

Una a iluminação natural à artificial

Essa união contribui com a sensação de amplitude do ambiente. A dica para a iluminação artificial, é que ela deve atingir os dois setores, ou seja, aplicadas para a sala e outras para a cozinha. Isso distribui melhor a luz pelo ambiente e, também é ótima para a economia de energia, pois os interruptores serão dispostos um para cada ambiente, permitindo que, enquanto não se utiliza a cozinha ou a sala, a luz possa estar apagada.

Instale uma porta de correr

Também, há a possibilidade de colocar portas de correr entre os dois ambientes. Assim, você consegue manter os espaços fechados ou interligados. No mercado, hoje, há diversos tipos para escolher, elas podem ser de vidro, que dão um ar mais leve ao ambiente. Ou se a sua escolha for mais rústica, pode ser portas em madeira. Ainda, se você quiser um estilo industrial, há portas de correr de aço, com diversos aspectos, inclusive o enferrujado.

Aposte em móveis compactos

Essa dica vale mais para os apartamentos pequenos, mas não deixa de ser válida para espaços maiores. Os móveis compactos, além de deixarem o local mais bonito, podem ser multifuncionais e garantir a amplitude do local.

A sala com cozinha americana é uma tendência e uma promessa de integração familiar, ela transforma a casa em um lugar aconchegante para reunir amigos, além de ser um ambiente moderno e possibilitar uma sensação de amplitude. As decorações podem ser mais minimalistas, seguir modelos mais industriais, rústicas ou até mesmo futuristas. Cabe a avaliação orçamentária e o gosto dos membros da família.

Gostou do post? Siga a Metropolis Brokers no Facebook, no YouTube e no Instagram para acompanhar todas as nossas dicas e novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.