Imóveis prontos para morar: quais as vantagens e como acertar na escolha?

Imóveis prontos para morar, diferentemente dos que ainda estão na planta, são uma ótima alternativa para quem tem pressa de investir e se mudar. Quem opta por isso pode usufruir de uma série de vantagens. Algumas delas são: possibilidade de visitar o local, facilidade para obtenção de financiamento, mais segurança na escolha, entre outras.

Neste texto, explicaremos por que a compra de um imóvel pronto pode ser a melhor opção para você e sua família. Além disso, daremos dicas fundamentais para uma escolha mais certeira. Afinal de contas, é preciso considerar muitos detalhes antes de tomar uma decisão tão importante como essa. Aproveite a leitura!

Quais são as vantagens?

Se você tem planos de comprar uma casa ou apartamento, provavelmente está pensando em proporcionar a melhor experiência para a sua família. Uma das principais vantagens de adquirir um imóvel pronto é justamente a comodidade. Veja mais detalhes a seguir:

Disponibilidade imediata de mudança

Um imóvel pronto para morar, esteja ele mobiliado ou não, possibilita a mudança imediata após a assinatura do contrato. As instalações hidráulicas, elétricas e os acabamentos estão feitos, e você não precisa se preocupar com grandes obras. É a opção ideal para quem já tem dinheiro suficiente para fazer a compra à vista ou dar uma entrada no financiamento. Com a documentação acertada e o pagamento feito, as chaves já podem ser suas.

Coleta de informações

Na hora de avaliar um imóvel, não basta conferir as instalações internas. É importante ter uma noção da vizinhança, dos comércios por perto, da incidência de luz solar dentro dos cômodos e muitos outros fatores. Quando o condomínio está construído, é possível sondar junto às pessoas que já moram ali sobre as suas experiências. Algumas perguntas que você pode fazer são:

  • as partes hidráulica e elétrica estão bem instaladas?
  • como é o sinal de celular?
  • há boas opções de internet?
  • este condomínio abriga que perfil de moradores (famílias com criança, universitários, trabalhadores, idosos)?
  • o bairro é bem servido de comércios como restaurantes, farmácias e supermercados?
  • há problemas com excesso de ruídos de construções, bares, vizinhos e etc.?
  • como é o trânsito nos arredores?

É importante anotar essas e outras questões importantes para você e sua família, e abordá-las junto ao corretor e aos possíveis futuros vizinhos. De posse dessas informações, você evitará muitos problemas mais adiante.

Mais segurança

A compra de apartamentos na planta pode envolver algumas questões no caminho:

  • há casos em que a construtora ou incorporadora não são de confiança;
  • a obra pode não ser entregue no tempo previsto;
  • alguns gastos adicionais podem surgir;
  • o resultado final pode não ficar como o esperado.

Quando o imóvel já está pronto, tudo isso já está resolvido. O processo de aquisição de uma casa pronta é ainda mais simples, pois não envolve a documentação de um proprietário anterior. Já a compra de um imóvel de terceiros exige um pouco mais de burocracia. Porém, toda essa papelada garante a regularidade da transação.

Como acertar na escolha de imóveis prontos para morar?

Agora, vamos observar alguns cuidados que você deve tomar antes de fechar qualquer negócio.

Avaliar a localização

Como dito acima, é importante sondar as condições das redondezas. Se você tem crianças, verifique se há escolas e espaços de lazer por perto. Veja, ainda, se os seus vizinhos também têm filhos da mesma faixa etária. Isso ajudará a ter uma noção do estilo de vida que eles levam, e você também poderá trocar experiências. Ter uma moradia perto do trabalho é o ideal, mas se não for possível, verifique se existem boas vias de acesso até o local.

Checar o condomínio

É importante checar o condomínio tanto em relação ao valor, quanto às condições do espaço físico. Ainda que o imóvel seja seu, a taxa de condomínio nunca deixará de ser uma despesa mensal. Por isso, lembre-se de incluí-la no orçamento. Outro aspecto importante é em relação à segurança do local. Verifique se o condomínio conta com portaria, câmeras de segurança, portões eletrônicos e etc.

Analisar as instalações

Neste item, a ajuda de um especialista em vistoria é fundamental. O motivo é simples: pode ser que, à primeira vista, o imóvel esteja em boas condições. Porém, somente um profissional com conhecimento e experiência tem um olhar apurado e treinado para identificar falhas importantes. Algumas delas nem sequer estão visíveis, como a parte elétrica e hidráulica. Por isso, não economize nessa parte.

Contar com o apoio de uma imobiliária

Ter o apoio de uma imobiliária do início até o fim é essencial para garantir a fluidez e a segurança do processo de compra. É lá que se reúnem especialistas do mercado imobiliário, que poderão:

  • tirar todas as suas dúvidas;
  • intermediar a negociação com o proprietário atual (caso tenha);
  • apresentar uma carta de opções de imóveis, de acordo com as suas necessidades;
  • dar conselhos sobre as melhores formas de pagamento;
  • levar você para conhecer os imóveis e as redondezas;
  • orientar sobre documentação, cartório, legislação e despesas em geral.

Comprar direto com o proprietário pode parecer vantajoso à primeira vista. Mas, principalmente se você é inexperiente no assunto, o valor barato pode sair caro mais à frente. A falta de um documento ou do pagamento de uma taxa, por exemplo, resulta no risco de perda ou confisco do imóvel por irregularidade.

Porém, antes de recorrer a qualquer imobiliária, é importante pesquisar opções. Leve em consideração critérios como: credibilidade no mercado, comentários dos clientes, o registro (CRECI) dos corretores, a familiaridade que a imobiliária demonstra ter com a região da sua escolha, entre outros aspectos.

Se você está pensando em adquirir um ou mais imóveis prontos para morar, pode ter certeza de que terá muitas vantagens. Pronta entrega, segurança, comodidade e fácil negociação são algumas delas. Porém, é preciso evitar afobação neste momento tão importante. Estude também as condições dos arredores, o condomínio e tudo o que influenciará no seu bem-estar e da sua família. Uma forma de garantir isso é contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança.

Gostou do conteúdo? Então aproveite a visita e continue se informando sobre o assunto no nosso post sobre como negociar imóveis. Nos vemos lá!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.