6 dicas de como pesquisar imóveis para encontrar as melhores opções

Se você está pensando em alugar uma nova moradia ou querendo investir na compra de um imóvel, provavelmente já deve ter visitado alguns sites de anúncio de casas e apartamentos e se perdido em meio a tantas opções. A gente sabe que pesquisar imóveis pode corresponder a um desafio enorme e por isso decidimos reunir as nossas melhores dicas sobre a atividade.

Neste artigo, você descobre como otimizar o seu processo de busca pelo imóvel ideal. Dessa maneira, ao aplicar as dicas do post, o processo se torna mais proveitoso e a chance de obter sucesso na pesquisa fica muito maior.

E aí, você está pronto para conhecer as melhores estratégias de pesquisa de imóvel? Então siga a leitura e aproveite!

1. Saiba o que você está procurando

Feche os olhos e imagine o seu imóvel ideal, tente descrevê-lo da maneira mais específica possível e observe quais são as características mais importantes, aquelas que você não abre mão na sua casa nova. Há muitas opções de imóveis e cada um se apresenta de um jeito único.

Filtrar essas possibilidades é a melhor maneira de encurtar o caminho em busca da casa ou apartamento perfeitos. Falando nisso, essa pode ser a sua primeira decisão: você e a sua família desejam morar em uma casa ou em um apartamento?

Para responder essa questão, vale a pena pesquisar sobre os pontos altos e baixos e também, caso vocês nunca tenham morado em apartamento, considere conversar com quem carrega essa experiência!

2. Utilize sites que anunciam imóveis

Assim como as possibilidades de imóveis, os resultados no Google sobre imóveis para alugar ou comprar também são imensos: muitos sites oferecem anúncios e, para melhorar a sua experiência, o ideal é que você prefira as plataformas especialistas no assunto.

Dessa maneira, quando você prefere um site profissional de anúncio de imóveis, além de garantir anúncios reais e seguros, os diferenciais das empresas também estarão à sua disposição. Sem contar que, ao pesquisar imóveis em um site de imobiliária, por exemplo, você também acessa uma equipe de atendimento disponível para mostrar as opções que se encaixam com o que você está procurando. 

3.Analise a descrição do anúncio 

Você encontrou o imóvel perfeito, as fotos são incríveis e a estrutura do local é perfeita. E aí, qual é o próximo passo? Fechar o negócio? Não! É importantíssimo que você leia o anúncio com muita atenção.

Isso porque, as imagens são a parte mais chamativa do anúncio e alguns anunciantes podem usar truques para fazer, por exemplo, os cômodos parecerem maiores do que realmente são. Lembre-se, então, de ler a descrição de cada cômodo, notar as dimensões reais dos espaços e desconfiar de vistas perfeitas demais (algumas vezes o PhotoShop é acionado para mascarar o entorno do imóvel).

4. Conheça o entorno onde o imóvel está localizado

Falando no entorno do imóvel, observar o cenário onde a casa está localizada também deve fazer parte do seu processo de pesquisa. É claro que para isso você não precisa se deslocar até o bairro do anúncio: use a internet para visitar o local sem sair de casa!

O Google Maps oferece uma função super útil para esse momento, o Street View. Com ele, basta informar o endereço que você gostaria de visitar e fazer um passeio virtual pelo ambiente. Não se esqueça de perceber os mínimos detalhes da localização, veja os comércios ao redor, a disponibilidade de iluminação das ruas etc. 

5. Prefira plataformas que ofereçam tour virtual

Foi-se o tempo em que para conhecer o imóvel era necessário se deslocar até o endereço. O digital está à nossa disposição para melhorar essas experiências e tornar a busca pelo imóvel ideal muito mais prática. 

Para comprovar isso, você precisa conhecer a funcionalidade da tour virtual pelo imóvel. Algumas empresas, que priorizam a qualidade da experiência do cliente, oferecem essa ferramenta. Com ela, é possível conhecer os detalhes do imóvel com alguns cliques no anúncio.

Dessa forma, não precisa mais se preocupar em precisar voltar ao local do imóvel sempre que surgir alguma dúvida sobre o espaço e nem conciliar a sua agenda cheia com a disponibilidade de horário da imobiliária, por exemplo. Super prático, não é mesmo?

6. Agende uma visita

Supondo que você aplicou todas as dicas deste material: encontrou as melhores plataformas de anúncio, se apaixonou por algumas casas e apartamentos anunciados, visitou os imóveis e as localizações que se encaixaram nas suas expectativas tudo de maneira virtual e está em dúvida entre algumas opções. O que fazer para decidir?

Conhecer pessoalmente os espaços! Selecione alguns imóveis que você e a sua família realmente gostaram e vá em frente: marque as visitas presenciais! Lembre-se de se preparar para a visita e fazer um checklist de pontos importantes a serem notados. 

Assim, vá ao imóvel com a intenção de descobrir todos os detalhes e perceber se você deseja morar lá. Ah! Não deixe de observar a estrutura necessária para o que você pretende ter daqui a um tempinho, como:

  • um quarto a mais para os filhos;
  • disponibilidade de garagem para o seu novo carro;
  • espaço para o seu pet, caso você tenha ou pretenda ter;
  • em caso de considerar morar em um condomínio, não deixe de conhecer a estrutura disponível para os condôminos etc.   

Prontinho, se a sua leitura chegou até aqui, você conheceu os 6 segredos e estratégias para pesquisar imóveis e chegar no anúncio ideal! Porém, mesmo aplicando todas essas dicas práticas, pode ser que o processo ainda pareça difícil e o imóvel perfeito comece a ficar cada vez mais distante. Por isso, a nossa dica final é: persista!

Para encontrar o apartamento ou a casa ideal é necessário que se aplique muita paciência, afinal, há muitas opções e você precisa conhecer diversas até encontrar o imóvel dos seus sonhos. Assim, para pesquisar imóveis e chegar a melhor opção, você não pode desistir, combinado?

Você gosta de aprender e curtiu as dicas deste post? Então temos um convite especial para você: assine a newsletter da Metrópolis Imóveis e acesse os nossos conteúdos em primeira mão!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.