4 melhores cidades do interior de São Paulo para você morar

O sonho de uma vida repleta de bem-estar, com estabilidade financeira e uma casa própria tem tudo a ver com a mudança para o interior. Melhor ainda se a cidade escolhida tem infraestrutura para receber públicos de todas as faixas etárias — crianças, jovens, adultos e idosos — e conta com vias de acesso para a maior metrópole da América do Sul.

Para quem valoriza as boas relações humanas, o interior também é conhecido pela sua população mais amigável e receptiva, sendo possível construir laços mais próximos com a vizinhança e até mesmo com os atendentes e prestadores de serviço. O clima é outro fator importante a ser considerado: longe dos grandes centros urbanos — onde ocorre o fenômeno das “ilhas de calor” —, as temperaturas costumam ser mais amenas e previsíveis ao longo do ano.

Neste post, listaremos as melhores cidades do interior de São Paulo para quem busca condições de moradia superiores, com um melhor custo-benefício e uma vida de mais tranquilidade e segurança. Sem abrir mão, é claro, da qualidade em todos os aspectos: escolas, atendimento médico, lazer, cultura, gastronomia e mobilidade urbana.

Com tantas vantagens, impossível não considerar ao menos conhecer um pouco mais sobre as cidades do interior de São Paulo. Fique atento a esta seleção que preparamos para você!

1. São Caetano do Sul

Localizada na região metropolitana de São Paulo, mais especificamente no ABC paulista — ao lado de Santo André e São Bernardo —, São Caetano do Sul está a apenas 12km da capital e é a cidade com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. De acordo com o censo de 2019 do IBGE, sua população é de 161.957 habitantes e sua expectativa de vida é uma das mais altas do Brasil: 79 anos. O clima é subtropical, com média de 21ºC no verão e 15ºC no inverno.

A economia da cidade é altamente diversificada, sendo sede de empresas importantes como a General Motors, Casas Bahia e Gulliver brinquedos. Conta também com inúmeras opções de estabelecimentos comerciais, tendo sido o primeiro município do Brasil a receber uma loja da Sam’s Club, rede atacadista do grupo Walmart. A renda per capita é de 3,6 salários mínimos, a terceira maior do Brasil.

São Caetano também se destaca na educação: o índice de escolarização das crianças de 6 a 14 anos é de 97,4%, e em 2019 a cidade ficou em 1º lugar no ranking da Connected Smart Cities. Ela também não deixa a desejar nos quesitos lazer e cultura: não faltam opções de teatro, anfiteatro e parques municipais, como o Espaço Verde Chico Mendes, o Parque Botânico, a Cidade das Crianças e a Escola Municipal de Ecologia Jânio da Silva Quadros.

2. São José dos Campos

Está a 81km a leste da capital paulista e tem uma população estimada de 729.737 habitantes. Destaca-se por sua efervescente atividade intelectual e tecnológica, sendo sede de renomados centros de ensino e pesquisa, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e universidades públicas como a UNESP e a FATEC. Ainda, tem em seu território a matriz de empresas como Panasonic, Johnson & Johnson e Philips.

Não só de educação superior a cidade está bem servida: não faltam opções de colégios particulares internacionais, bilíngues, com recursos tecnológicos e proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral do aluno. Quanto ao lazer e à cultura, a cidade também está repleta de opções fechadas e ao ar livre: vale o passeio ao Parque da Cidade, ao Memorial Aeroespacial Brasileiro e à Casa de Cultura Eugênia da Silva — só para citar alguns exemplos.

3. Campinas

Campinas se localiza a 99km a noroeste de São Paulo e é mais conhecida por abrigar a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), considerada a 2º melhor do país, depois da Universidade de São Paulo (USP). Sua população é estimada em 1.213.792 habitantes. Tem o 11º maior PIB do Brasil e sua economia é baseada em indústrias, comércios e serviços.

Um dos pontos positivos em relação à cidade é a facilidade de locomoção: além de dispor de um transporte público bem estruturado, seu território é cruzado por diversas rodovias importantes, como Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro I. Desde 2014, tem-se tomado iniciativas para a ampliação da distribuição de ciclovias pela cidade, que hoje conta com 46km de ciclofaixas.

Para a educação infantil, alguns destaques são os colégios Anglo e Progresso. Ainda, a atividade cultural é intensa: o Sesc Campinas e o Teatro Municipal oferecem atrações para todas as idades, e a Fazenda Tozan oferece um tour completo para os amantes de café. Para o lazer, os principais pontos de encontro nos fins de semana são a Lagoa do Taquaral, o Shopping D. Pedro e o Ponto Gastronômico.

4. Piracicaba

Dentro desta lista, é o município que está mais ao interior, distando cerca de 164km da capital. Sua população é estimada em 407.252 habitantes. A cidade cresceu às margens do rio Piracicaba e sua área rural é ainda maior que a área urbana. Destaca-se pelas belezas naturais, festas típicas, rotas gastronômicas e economia voltada para o agronegócio.

Apesar da distância da capital, quem mora em Piracicaba também tem fácil acesso a importantes rodovias, como Anhanguera, Bandeirantes e Luiz de Queiroz. O município também foi considerado o 31º melhor do Brasil para se investir em imóveis e sedia importantes instituições de ensino, como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e a FATEC.

O interior do estado de São Paulo é uma excelente opção para quem deseja fugir dos problemas da metrópole, como violência, trânsito tumultuado e poluição. Cidades como São Caetano do Sul, São José dos Campos, Campinas e Piracicaba oferecem uma estrutura completa para negócios, educação escolar e superior, segurança, lazer e tudo o que uma família precisa para viver bem. Se você tem dúvidas de onde morar, que tal apostar em uma das melhores cidades do interior de São Paulo que listamos aqui?

Quem sabe mais alguém do seu círculo não esteja interessado? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.