7 principais prós e contras de morar em uma casa com piscina

Se você preza pelo conforto dos seus familiares, diversão e conforto, você certamente já considerou uma casa com piscina. A gente também gosta dessas coisas e por isso preparamos um material carregado de informações sobre equipar um imóvel com piscina. Será que ter piscina em casa vale tão a pena e oferece tantas vantagens como imaginamos?

A seguir, você confere quais são os pontos altos e baixos desse ambiente privativo e, ao final da leitura, você pode compartilhar conosco a sua opinião. E aí, você está preparado para descobrir se uma casa com piscina é um bom investimento? Então siga a leitura e descubra!  

1. Aumento da diversão

Quando pensamos em piscina, uma das primeiras coisas que vem à nossa cabeça é a diversão que pode ser vivenciada no ambiente, e é claro que essa preocupação aumenta ainda mais quando a família já conta com crianças. Afinal, a criançada aproveita muito a piscina! 

Mas esse espaço não é exclusivo dos pequenos, os adultos podem curtir muito esse tempo na piscina da casa. O mais legal é que, além de dar alguns mergulhos, tomar drinks na beira da piscina ou reunir os amigos para se refrescarem, a piscina também pode ser um estímulo a mais na prática de exercício físico.

Assim como ter uma academia de malhação à disposição, quando se tem uma piscina privativa, fica mais simples de praticar uma atividade de movimento. Justamente porque você não tem que se preocupar, por exemplo, em se deslocar até um clube de natação ou a uma piscina de outra pessoa.      

2. Conforto

O deslocamento é realmente uma questão a ser considerada, afinal, nem sempre é possível ou desejável sair de casa para se divertir ou praticar algum exercício. Por isso, ao instalar uma piscina no seu terreno, todas as programações de lazer possíveis nesse local estão à sua mão e de sua família.

Um bom exemplo para se comprovar esse atrativo é considerar o momento que estamos vivendo. Nessa pandemia, que tem nos obrigado a manter o distanciamento social, dispor de uma programação divertida e que garanta a manutenção da saúde física dos moradores seria super bem-vinda, concorda? Essa também é a proposta da piscina particular.     

3. Segurança e Higiene

Falando em distanciamento social e cuidados com a saúde, garantir um espaço privado para a diversão da sua família, como instalar uma piscina na sua casa, é sinônimo de cuidados contra o coronavírus e manutenção da saúde mental da sua família, principalmente nesse período de quarentena.

Porém, essas vantagens não se resumem ao momento atual: ter uma piscina em casa é muito mais higiênico do que frequentar clubes que dispõem de algumas piscinas. Isso pode ser justificado com o fato de que é você que controla a manutenção da higienização do espaço.

Dessa maneira, com os cuidados certos para manter a limpeza, você e toda a sua família ficam livres para se divertir despreocupados com qualquer propagação de doenças, vírus e bactérias.     

4. Privacidade

Quem nunca quis experimentar a sensação de nadar despido, não é mesmo? Mas essa programação diferenciada não é possível em uma piscina pública, muito menos se você estiver planejando uma experiência romântica com o seu cônjuge. Porém, quando a sua piscina for instalada no quintal, não há problema algum em vivenciar esses momentos.

É claro, porém, que essa privacidade não é só vantajosa para momentos assim: ter o seu espaço para nadar e relaxar de maneira descontraída é muito melhor do que dividir o cenário com diversas pessoas desconhecidas. Além disso, você não precisa, caso seja o seu caso, se sentir constrangido enquanto estiver em trajes de banho.    

5. Valorização do imóvel

Agora que já comentamos sobre como você e a sua família são beneficiados com a instalação de uma piscina, é momento de falar sobre os negócios: o seu imóvel passa a ser muito mais valorizado no mercado imobiliário.

Independentemente da sua intenção (alugar ou vender a casa), as propostas financeiras serão mais altas quando a casa estiver equipada com uma piscina. Afinal, os negociadores terão à sua disposição todos os benefícios que citamos anteriormente.  

6. Necessidade de manutenção

Em se tratando dos contras de se ter uma piscina em casa, a necessidade de manutenção precisa ser considerada. Afinal, alguém precisa garantir a limpeza correta do espaço. Já que, caso não seja higienizado corretamente, pode atrair bichos e insetos (como o mosquito da dengue), além de oferecer riscos sanitários aos usuários e à sua região.

Além da disposição e esforço de higienizar o espaço, é importante que você leve em conta os gastos adicionais. Além das despesas pela água, que será abordada no próximo tópico, há a necessidade de investir em produtos de higienização e descontaminação e outros equipamentos para a limpeza do espaço.    

7. Alto consumo de água

Uma grande preocupação em quem está considerando a instalação de uma piscina em casa é o gasto exorbitante de água. Não há como negar: para se ter uma piscina funcional, é imprescindível que a mesma esteja repleta de água, um recurso natural que é limitado e que custa bastante dinheiro. 

Essas questões são verdadeiras e até podem ser observadas como contras, porém é importante entender que a piscina, uma vez cheia quando instalada, pode se manter com a mesma água durante um bom tempo. 

Para isso, basta que você tenha os cuidados necessários com a higienização do líquido, como cobrir a estrutura com uma capa, contar com um filtro de impurezas e manter a manutenção dos equipamentos. Não se esqueça também de observar qualquer tipo de vazamento ou rachadura na estrutura, assim você evita o desperdício de água.

Pronto! Agora você já conhece os prós e contras mais evidentes de morar em uma casa com piscina! Lembre-se de que, ao investir nessa estrutura, é importante considerar o entorno da mesma. Preocupe-se com o paisagismo do local e com a escolha dos móveis que equipam o ambiente: dessa maneira, esse espaço de diversão estará completo e totalmente ao agrado de todos!

E então, depois de ler este post, o que você tem a dizer sobre morar em uma casa com piscina? Conte para a equipe da Metropolis Brokers por meio da caixinha de comentários abaixo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.