Como comprar imóvel à vista?

Adquirir a casa própria é um sonho para muitas pessoas. Seja por segurança, praticidade ou outra necessidade, alguns fatores devem ser considerados na hora de escolher o imóvel ideal, como a localização, as condições de pagamento e muitos outros. Em certos casos, o financiamento pode ser mais vantajoso; em outros, comprar imóvel à vista pode ser o melhor negócio.

Se você tem alguma dúvida para efetivar essa escolha, confira, no texto a seguir, qual pode ser a melhor opção para você.

Antes de comprar o imóvel ideal

No Brasil, a maioria das pessoas mora em um imóvel próprio, já quitado ou financiado, segundo a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD 2019) do IBGE. Por ser um investimento de alto valor, ao comprar um imóvel, é preciso considerar uma série de questionamentos que favoreçam a escolha. Por exemplo: é próximo ao trabalho? Tem acesso a mercados, farmácias, hospitais, escolas ou creches? Como posso fazer o pagamento? Cabe no orçamento? Quanto tempo posso/quero esperar?

Nesse momento, é preciso refletir a respeito da sua realidade para considerar o que é relevante para você. Se deseja mudar de cidade para ficar mais próximo do trabalho ou da família; se pensa em comprar um imóvel maior e mais confortável; morar em uma localização mais adequada; se tem um pet ou por qualquer outra razão, tudo deve ser considerado.

Também, é fundamental conhecer as taxas de crédito dos bancos, quanto poderá ser investido na compra e como será o pagamento. Sendo assim, conhecer as opções mais adequadas para você e sua família é essencial, uma vez que tudo precisa ser feito garantindo também a conservação da sua saúde financeira.

Em muitas situações, após refletir a respeito dos fatores listados anteriormente, o ponto decisivo para a escolha é, sem dúvida, a forma de pagamento. No ano de 2020, com a taxa Selic em um valor baixo e com uma maior oferta de crédito, muitas famílias brasileiras optaram pelo financiamento do imóvel.

Por ser mais comum no mercado imobiliário e ter uma série de vantagens, o financiamento acaba por ser a primeira opção de escolha para muitas pessoas. Contudo, será que essa é sempre a melhor saída? Pensando na renda familiar, no estilo de vida e em outras opções de pagamento disponíveis atualmente, o financiamento do imóvel pode dar lugar à compra à vista.

Como comprar imóvel à vista?

Nesse momento, você pode se perguntar se vale a pena comprar o imóvel dos sonhos à vista ou se as outras formas de pagamento mais comuns são mais vantajosas. Se você pensa em comprar à vista, também é fundamental saber como fazer o melhor negócio, quais profissionais podem ser contatados nesse momento e como escolher uma empresa confiável que facilite a escolha com tranquilidade, segurança e transparência.

Em um primeiro momento, pode parecer arriscado ou distante da realidade fazer um investimento alto em um imóvel à vista. Afinal, o parcelamento em anos e algumas facilidades apresentadas por bancos e financiadoras acabam por ser condições convidativas. Entretanto, em muitos outros casos, após pesquisar vantagens e de considerar o perfil familiar, a compra à vista pode se tornar a melhor opção. Conheça o porquê e, em seguida, avalie as opções considerando a sua realidade no momento.

Avalie os seus bens

Se, na hora da compra, você já tiver algum imóvel quitado, procure empresas de confiança para fazer a avaliação do bem. Em seguida, consulte opções de pagamento e vantagens oferecidas pelas imobiliárias ou empresas responsáveis para a compra do seu novo imóvel à vista, como descontos ou outros benefícios. Em muitos casos, as empresas costumam oferecer reduções para pessoas que dão um imóvel de entrada ou optam pela venda casada, tornando a compra à vista mais interessante que o financiamento.

Conheça o seu orçamento

Aqui, é preciso considerar se o valor do imóvel está adequado à sua faixa de renda ou se será necessário complementar de alguma forma, seja com um empréstimo, com investimentos ou outras modalidades de aplicações financeiras adequadas para o seu perfil visando um retorno no futuro.

É importante escolher um imóvel dentro da faixa de preço adequada para a sua renda, conhecer o orçamento de quem deve fazer a compra — entendendo os ganhos e os gastos —, verificar a possibilidade de realizar investimentos para aumentar os rendimentos e fazer um cálculo justo e adequado à sua renda e à sua realidade, para que o resultado seja o mais próximo possível do seu contexto atual. Lembre-se de considerar também eventuais gastos com reformas, documentação e outros pagamentos quando a compra for efetuada.

Considere o tempo ideal para você

Nesse momento, vale a pena considerar se você pode esperar o tempo de construção do imóvel ou se a mudança é um pouco mais urgente. Caso a espera seja possível, verifique se é interessante morar de aluguel por um tempo e economizar o dinheiro para a compra (se o valor da parcela de um financiamento for maior que o valor do aluguel, o investimento pode ser vantajoso). Se não for possível esperar, a compra de um imóvel pronto pode ser o ideal.

Consulte profissionais de confiança

Parte importante do processo de compra de um imóvel é encontrar uma empresa confiável e segura, com profissionais capacitados, para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível. Por ser um grande investimento e, geralmente, envolver alguma burocracia, é preciso garantir o andamento mais seguro para o processo. Não se esqueça de pesquisar informações confiáveis e de tirar todas as dúvidas com o corretor ou o advogado responsável pela compra.

Você dever ter percebido que a chave para a aquisição do imóvel ideal é o conhecimento. Viu também que comprar imóvel à vista pode ser uma realidade, dependendo de cada situação. Conhecer o seu orçamento, saber quanto tempo e esforço você pode aplicar e com quem pode contar nesse momento garantem a segurança e o conforto que investimentos desse tipo demandam.

Em alguns casos, é possível que o financiamento dê lugar à compra do imóvel à vista em uma localidade adequada para sua realidade. Antes de adquirir o seu imóvel, pesquise as opções mais apropriadas e conte com a Metropolis Brokers para garantir o melhor negócio para você!

Gostou do texto? Deixe um comentário abaixo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.