Saiba o que é consultoria imobiliária

Documentos que envolvem transações, como permutas de imóveis, são burocráticos e cheios de detalhes. Por isso, na hora de vender, comprar ou alugar um imóvel, é importante contar com uma consultoria imobiliária. Essa é uma forma de facilitar o acesso ao novo imóvel, tanto para morar quanto para investimento.

Entre certidões e registros de imóvel, é preciso ter atenção e conhecimento no procedimento de registro desses documentos. Isso porque qualquer erro mínimo pode frustrar as transações imobiliárias, gerando transtornos e adiando o sonho do novo imóvel. Para que tudo ocorra de forma correta e evitar dores de cabeça, a consultoria imobiliária é essencial.

Hoje, vamos explicar o que faz esse profissional e quais são as principais vantagens em contratar esse tipo de serviço para acompanhar as transações imobiliárias. Se você pensa em comprar, vender ou alugar um imóvel, leia este post agora!

O que é consultoria imobiliária?

Antes de qualquer coisa, precisamos explicar a diferença entre o corretor imobiliário e a consultoria imobiliária. Embora uma atividade tenha relação com a outra, elas são coisas distintas e é preciso entender para que se possa aproveitar ao máximo o que esses dois profissionais têm a oferecer. O consultor imobiliário é aquele que vai atuar na área jurídica, sendo o profissional com ampla experiência em transações de imóveis.

Geralmente, ele é um profissional que atua em direito imobiliário e tem conhecimento para auxiliar nas burocracias de documentação. Por outro lado, o corretor imobiliário deve ser inscrito no Conselho Regional dos Corretores de imóveis (CRECI) e oferece um serviço detalhado e personalizado, sempre focado nas demandas do cliente, dando informações mais específicas, como o valor do imóvel.

É importante entender que a atividade do consultor imobiliário não exclui a do corretor, e vice-versa. Os serviços dos dois profissionais se completam, oferecendo mais segurança e praticidade para toda a negociação.

A consultoria imobiliária

O consultor imobiliário tem um viés mais estratégico e amplo que o corretor e sempre relacionado com o mercado, visando fazer projeções para orientar o cliente a tomar decisões mais assertivas. Desta forma, a consultoria imobiliária acompanha todo o processo de jornada do cliente, desde a escolha do espaço até a elaboração dos documentos. Além disso, o consultor procura sempre alinhar a demanda do cliente com a negociação mais eficiente e rápida.

Para que serve a consultoria imobiliária?

O trabalho do consultor imobiliário visa atender todas as demandas do cliente, adequando as condições do mercado com sua situação financeira. Desta forma, a consultoria imobiliária começa antes mesmo da escolha do espaço ideal. Esse profissional faz uma análise aprofundada do perfil do cliente, verificando seus objetivos e sua realidade orçamentária.

Após esse profundo entendimento, o consultor tem informações suficientes para proporcionar um atendimento completo e personalizado, oferecendo ao cliente uma tomada de decisão mais acertada. Ou seja, esse profissional estuda o perfil do cliente, analisa o mercado imobiliário, traça os melhores planos e disponibiliza as melhores opções para concluir a negociação. Os consultores imobiliários têm conhecimento nas áreas de gestão, arquitetura, engenharia, decoração, estética e funcionalidade dos imóveis.

Quais são as vantagens?

Para evitar dores de cabeça e prejuízos, na hora de comprar, vender ou alugar um imóvel, é recomendado contratar uma consultoria imobiliária. Investimento em imóveis é para a vida toda e, por isso, o processo deve ser pensado e analisado com calma e atenção. Veja as principais vantagens em contar com uma consultoria imobiliária.

Imóveis dentro do orçamento

Após analisar de forma aprofundada o perfil do comprador, o consultor imobiliário faz um levantamento financeiro do cliente. Com base nesses dados, ele é capaz de oferecer o que o mercado imobiliário tem de melhor para as condições orçamentárias do interessado e suas demandas. Além disso, esse profissional tem embasamento técnico para analisar se o imóvel terá ou não valorização nos próximos anos, fazendo valer ainda mais o investimento.

Compradores com perfil

O primeiro passo do consultor imobiliário é fazer uma análise aprofundada do perfil dos compradores. Assim, é possível saber exatamente o que ele busca e adequar as melhores oportunidades do mercado imobiliário. Além disso, ele faz todo o intermédio entre compradores e vendedores. Os consultores possuem acesso ao cadastro dos compradores e, assim, ele consegue verificar os perfis que melhor se encaixam no imóvel que está disponível para venda.

Segurança durante as visitas

Antes de fechar negócio, é essencial fazer uma visita ao imóvel para uma vistoria para analisar as condições exatas do local ofertado. Contratando uma consultoria imobiliária, o consultor é quem fará essa inspeção. Com amplo conhecimento técnico, ele saberá averiguar com eficiência o estado de conservação e manutenção do imóvel, assim como as condições elétricas e hidráulicas, sabendo apontar se será necessário algum tipo de intervenção antes da mudança.

Anúncios nos locais certos

Para negociar imóveis, é importante contar com uma boa divulgação. O profissional da consultoria imobiliária divulga seu imóvel de maneira mais ampla e estratégica no meio digital. Ele possui amplo conhecimento das mídias online e divulga seu imóvel nos melhores sites imobiliários, horário e dia, além de saber como redigir um texto que chamará mais atenção nesse ambiente virtual.

Na hora da divulgação do imóvel cada detalhe conta, e o consultor imobiliário utiliza de técnicas do marketing digital para ampliar o alcance da proposta. Por isso, contar com esse profissional é atingir resultados que dificilmente você conseguiria sozinho.

Confiança durante as negociações

O processo de compra e venda de um imóvel passa por muitas burocracias, e esse é certamente um dos principais motivos que as pessoas buscam ajuda da consultoria imobiliária. Por meio do trabalho desses profissionais, é possível elaborar contratos e outros documentos necessários sem erros e conforme manda a legislação.

Os contratos de compra e venda, por exemplo, são documentos importantíssimos por carregarem regras para resolução de eventuais impasses. Os consultores imobiliários conhecem detalhadamente todos esses documentos necessários para que a transação imobiliária ocorra sem riscos e com total segurança.

Orientação para a forma de pagamento

A consultoria de imóveis ajuda também na escolha da melhor forma de pagamento. Seja por meio do financiamento de imóveis ou do consórcio de imóveis, o consultor analisará as condições financeiras do cliente e oferecerá a melhor oportunidade para aquisição do bem. Desta forma, é possível otimizar o investimento em imóveis e, ainda, negociar bons descontos, visando um pagamento mais rápido e seguro.

Portanto, a consultoria imobiliária é fundamental para a realização dos trâmites burocráticos que envolvem documentos, comprovantes e registros, além de ter condições de oferecer as melhores oportunidade de imóveis conforme as condições financeiras do cliente. Conte com bons profissionais e garanta mais segurança e agilidade nas transações imobiliárias.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com os consultores da Metropolis Brokers e descubra as melhores oportunidades de imóveis!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.