Decoração Home Office: 6 dicas para decorar seu espaço de trabalho

Trabalhar em casa era uma tendência que vinha crescendo antes mesmo da pandemia. Durante esse evento, deixou de ser apenas uma escolha prática para quem vive nas grandes cidades, como também uma necessidade para manter a segurança e saúde. Então, por que não aproveitar a situação para criar uma decoração Home Office bacana?

Certamente o trabalho em casa é uma alternativa que veio para ficar, afinal, proporciona diversas vantagens a todos. Porém, para que essa situação possa ser mais agradável, a chave é apostar em uma decoração e organização para o escritório ficar aconchegante.

Não tem ideia de por onde começar? Preparamos um conteúdo para ajudar você nessa tarefa que é mais simples do que parece. Continue lendo para conferir todos os detalhes na íntegra!

1. Escolher um mobiliário confortável para a decoração do Home Office

Não adianta focar apenas no visual do ambiente se você não tiver um espaço que seja confortável não só para se estar, mas também para realizar suas tarefas do trabalho. Para isso, anote tudo o que é indispensável em sua função: cadeira, mesa, gavetas, lixeira, entre outros.

Em seguida, planeje onde cada mobília pode ser colocada para, só então, começar a buscar por móveis que caibam no espaço que você tem, sejam do seu gosto e, é claro, que sejam confortáveis. 

Afinal, você vai passar algumas horas do seu dia no Home Office, então é indispensável que seja confortável para que não canse sua coluna, pescoço e braço ou, ainda, que gere problemas a longo prazo, como a lesão por esforço repetitivo (LER).

2. Investir em nichos e prateleiras para manter uma organização no ambiente

Se você deseja trabalhar em um cômodo organizado, mas sem que seja sério demais, apenas com mobílias de escritório, considere investir em nichos e prateleiras. Essas opções são excelentes para manter a organização sempre em dia com pouca reforma.

É importante que haja espaço suficiente para tudo o que você usa no trabalho: documentos, ferramentas, aparelhos etc. Mas sem esquecer de deixar um espaço a mais para novos materiais que podem vir a ser essenciais.

Caso contrário, as coisas podem ficar bem desorganizadas, o que certamente impacta na sua produtividade. Evite gerar estresse ao trabalhar em meio à desorganização e não conseguir encontrar o que precisa.

3. Preferir cores neutras para as paredes

Uma vez que tiver escolhido o mobiliário da sua sala de trabalho, é hora de começar a decoração! Quando há dúvidas sobre quais cores utilizar nas paredes, prefira sempre as mais neutras, além de pinturas ou papéis de parede lisos ou com mínimos detalhes.

Essa escolha certamente trará muitas vantagens para você, pois são mais difíceis de enjoar, proporcionam ao local um ar mais sóbrio e condizente com o trabalho, não forçam a vista ou fazem com que você fique se distraindo. 

Tal detalhe se torna ainda mais importante se você pretender receber clientes ou outros profissionais eventualmente. Cores como areia, gelo, cinza, azul bebê, lilás e, ainda, amarelo, marrom, verde e rosa em tons claros e puxados para uma tonalidade mais neutra do que viva são agradáveis e passam uma imagem de profissionalismo.

Outro ponto importante é lembrar que cores escuras podem deixar o local mais quente e exigir uma iluminação mais potente. Por isso, escolha uma paleta de cores com atenção para ser adequada e bonita.

4. Ter uma boa iluminação

A iluminação de um Home Office é uma das questões chave para que você possa trabalhar sem dificuldades e evitar a visão cansada no meio do expediente. Para saber como usar a luz a seu favor, é indicado analisar como a claridade se comporta na sala ao longo do dia.

Repare se existe a possibilidade de aproveitar a luz do dia, por exemplo. Sendo uma luz natural é interessante, pois pode ser mais confortável e, sem dúvidas, mais econômico para o seu bolso! Apenas fique atento para que não haja a possibilidade do sol refletir na sua direção nos dias de céu limpo, especialmente em apartamentos.

O ideal é que a iluminação pegue todo o cômodo e que seja potente a ponto de que você consiga ler com facilidade. Luminárias de mesa são uma excelente aposta se você tem costume de trabalhar até escurecer e se costuma a ficar escrevendo, pois elas garantem que a claridade seja suficiente e sem sombras que possam atrapalhar sua função.

5. Decorar com o que lhe faz bem

Colocar pequenos objetos decorativos no quarto deixa o clima muito mais gostoso, você concorda? Caso sobre um espaço aqui ou ali, considere preenchê-los com decorações do seu gosto. Esse é um detalhe simples que pode fazer total diferença no seu humor. 

Foto de filhos, companheiro ou familiares e objetos que lembrem bons momentos são sempre bem-vindos. Quadros, plantas e objetos que combinem com a decoração também são uma opção.

Se você tem algum objetivo ou sonhos para o futuro, por que não colocar algum ornamento que lembre você disso? Tudo isso pode servir como estratégia para que você sempre se lembre e nunca desista do que deseja alcançar. Assim, tudo fica mais leve, personalizado com o seu estilo e aconchegante.

6. Dar atenção ao acabamento e finalização

O acabamento de uma decoração é o toque final para deixar o espaço mais embelezado. Para isso, é ideal fixar os fios na parede, enrolar sobras deles para que não fiquem soltos atrás da mesa, garantir que a parede esteja bem pintada, entre outros detalhes. 

É válido finalizar o acabamento com mais elementos decorativos discretos, especialmente para esconder eventuais imperfeições ou preencher aquele espaço que falta algo a mais. Nesses casos, aposte em texturas ou, até mesmo, em detalhes geométricos em uma cor que combine com a paleta escolhida.

Caso sobre parte do orçamento, será possível separar uma quantia de dinheiro para investir um pouco mais, então aproveite para garantir seu conforto. Pode ser interessante adquirir um frigobar, ar-condicionado, apoio para as pernas ou alguma outra opção que faça das horas trabalhadas um momento mais leve no seu dia.

Com algumas mudanças em um cômodo do seu imóvel e uma decoração Home Office é possível criar um ambiente de trabalho perfeito. Ao reinventar, esse espaço poderá se alinhar ao que você precisa: praticidade, conforto e beleza, deixando tudo do seu jeito e com a sua cara. Isso garante seu bem-estar e qualidade de vida!

Esse conteúdo ajudou você a saber por onde dar o primeiro passo? Para sua casa ficar ainda melhor, aproveite para conferir também 5 dicas incríveis de decoração para apartamento pequeno!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.