5 erros que você deve evitar ao comprar um imóvel

Comprar um imóvel é um investimento e tanto! Por isso, é muito importante que você preste atenção em todos os detalhes, tanto do imóvel em si quanto do processo de aquisição. Justamente por se tratar de um momento tão especial, às vezes algumas coisinhas passam batidas, por isso é necessário se preparar para analisar tudo.

Sendo assim, pensando na importância desse assunto, trouxemos este post com 5 erros que você definitivamente não pode cometer na hora de comprar o seu imóvel. Com eles em mente, a compra se torna mais segura e consciente, evitando arrependimentos e problemas. Que tal se inteirar a respeito? Continue lendo e confira! 

1. Não pesquisar sobre a localização

Um dos erros que mais atrapalham na hora de aproveitar a compra do imóvel é quando a pessoa não repara o suficiente na localização. Por mais que seja em um condomínio e os arredores sejam excelentes, é preciso dar uma atenção especial para o que tem nas redondezas, verificando se a infraestrutura é interessante.

O transporte é importante, o comércio, escolas, enfim, é necessário dar atenção a todos os pontos que sejam relevantes para você e sua família. Academias, farmácias, hospitais, como as ruas são pavimentadas, se tem subidas, como é o trânsito no local, se o bairro é arborizado e planejado, tudo isso faz diferença, até porque influencia no preço do imóvel.

Sendo assim, pesquise bastante sobre o bairro, verifique se ele é seguro, se conta com os serviços básicos a uma distância razoável, se o acesso é positivo em relação às rotas que você precisa fazer e etc. O que vale aqui é casar a conveniência oferecida pela região com o seu perfil familiar e aspirações futuras.

2. Deixar a emoção dominar a compra

Com essa empolgação de comprar logo o imóvel dos sonhos, muitas vezes nos deixamos enganar pelas nossas próprias emoções. Lembre-se: é um grande investimento. Você precisa sim fazer um planejamento, tanto financeiro quanto no sentido de realizar as suas expectativas. Há alguns fatores que podem mudar isso, vejamos a seguir! 

Considerar apenas a decoração atual

Você já viu uma casa toda equipada na internet e pensou que aquilo era tudo que você queria? Pois bem: aquela não é a casa de verdade. Os móveis e a decoração fazem muita diferença para construir um ambiente. Dessa forma, não leve o “clima” em consideração. Tente pensar no imóvel sem todos os apetrechos e veja se assim ele agrada. 

Não analisar a luz natural da localidade

Onde o imóvel fica localizado em relação ao sol? Parece besteira, mas não é. Além do grau de luminosidade da casa, a sua decoração, a saúde das suas plantas se você tiver, o tempo que as suas roupas vão demorar para secar, o humor do seu pet e até a temperatura da sua casa vão ser diferentes de acordo com o sol. Dê atenção a esse aspecto! 

Não dar atenção à leitura do contrato

Falando em dar atenção a coisas importantes, não podemos deixar de comentar que ler o contrato é fundamental. É bastante comum que a gente não se atenha tanto aos contratos e vá logo assinando, por conta da quantidade de cláusulas e palavras não tão fáceis de compreender, né? 

Não cometa esse erro ao comprar o seu imóvel. Você precisa saber tudo que está contratando, quais são os prazos envolvidos, quais são as responsabilidades e deveres de cada parte etc. Não tenha vergonha de questionar nem deixe nada que você não entendeu ou não concorda passar batido, combinado? 

3. Esquecer de verificar despesas extras

Você já esquematizou a escolha do imóvel, verificou o financiamento ou o pagamento pertinente, providenciou todos os documentos, combinou todas as cláusulas e lá vem: uma taxa de avaliação que você não se planejou para pagar. Depois, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o registro do imóvel, seguros… 

Pois bem, taxas como essas e outras (escritura pública, SATI, corretagem etc.) fazem parte do processo de compra. Você precisa estar a par delas para não ser pego de surpresa. Além disso, é primordial entender para que elas são cobradas e quais são também os seus benefícios em manter tudo regular. Não deixe isso passar. 

4. Não conferir a documentação do imóvel

Antes de fechar a sua negociação e comprar um imóvel, você precisa saber se está tudo correto, afinal, que péssimo seria adquirir um bem que está irregular ou com uma série de burocracias pendentes, concorda? Sendo assim, você deve se informar a esse respeito a fim de não cair em ciladas.

São documentos importantes para verificação: matrícula atualizada, certidão de IPTU, certidão negativa de débitos condominiais, classificação de utilidade pública etc. Além disso, é importante também conferir os documentos referentes a quem está vendendo o imóvel: cópia dos dados básicos e certidões necessárias.

5. Não contar com uma parceria expert 

Pode até parecer uma maratona, mas o que trouxemos até aqui é apenas o básico acerca da compra do imóvel. Todos esses aspectos precisam ser conferidos e validados. Há coisas que você mesmo vai decidir com a sua família, mas há outras que apenas um time especializado pode realmente dar um bom direcionamento a respeito.

Diante disso, se você tem o desejo de comprar um imóvel e fazer o melhor negócio da sua vida, é fundamental considerar um time expert para servir de guia no processo, garantindo a sua segurança e conduzindo você às escolhas mais vantajosas e alinhadas às suas expectativas. Você não vai querer errar ao realizar o seu sonho, né?

Conheça a equipe Metropolis 

A Metropolis Brokers é especialista quando o assunto é auxiliar você e orientar a sua decisão de comprar um imóvel. Focando em uma comunicação clara, nós prestamos um atendimento personalizado e exclusivo, sempre buscando as melhores opções para aquilo que você precisa e deseja.

A nossa equipe está prontíssima para ouvir você, entender quais são as suas necessidades e o que você mais preza na hora de escolher um imóvel. Que tal tirar isso do campo das ideias e alcançar o seu sonho? Nós podemos ajudar você: entre em contato conosco e dê o pontapé inicial na sua realização! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.