Tour virtual 360º: por que você deveria utilizar?

O tour virtual 360º é um grande facilitador na hora de procurar por imóveis. A tecnologia está presente no nosso dia a dia constantemente, facilitando diversas atividades que antes gastavam muito tempo. Portanto, com a visita de imóveis não é diferente, especialmente nesse momento no qual o distanciamento é tão necessário.

Sendo assim, trouxemos este post explicando o que é o tour virtual 360º, quais são os benefícios de usar essa ferramenta e como você pode usar o recurso de maneira produtiva.

Que tal conferir todas essas informações? Continue lendo o conteúdo e fique por dentro do assunto! 

O que é tour virtual 360º?

Você já visitou algum site para olhar uma casa à venda ou para alugar e teve que se contentar com as poucas fotos e a curta descrição que havia por lá? Nessa situação, se a casa fosse interessasse à primeira vista, era necessário entrar em contato, falar com um corretor, fazer uma visita no local, enfim, todo um trâmite.

O tour virtual 360º é exatamente o que o nome propõe: você consegue obter, à distância, uma visão total e atualizada de todos os cômodos e detalhes da casa. É uma espécie de “foto interativa”, na qual é possível visualizar todo o ambiente, ampliar, prestar atenção em cada cantinho! Além disso, paredes, tetos, chão, interruptores e detalhes: tudo à vista! 

Quais são as vantagens de fazer o tour virtual no imóvel?

Em tempos de pandemia, a primeira vantagem da visão 360 graus da casa é a mais óbvia: você não precisa se colocar em risco para visitar o imóvel desejado. De sua casa, acessando a página pertinente, é possível conferir tudo que você precisa, sem necessidade de contato com outras pessoas nem deslocamento.

Além disso, quando você precisa fazer uma visita física ao local, existe todo o processo de marcação, ser acompanhado por alguém, ter um tempo X para percorrer a casa. Nesse momento, muitas vezes, fica difícil observar tudo o que queremos, especialmente por haver outra pessoa acompanhando. Isso pode fazer você se preocupar em ser rápido.

Flexibilidade total na visualização da casa 

No caso do tour virtual 360º, você vai se livrar desse problema: a visita pode ser feita a qualquer hora. É possível acessar quantas vezes forem necessárias também, sem necessidade de aviso prévio. Quer mostrar para alguém da família? Sem problemas: leve o tempo que precisar para analisar cada detalhe

Fazer essa espécie de visita virtual também não ocupa tanto o seu tempo. O período que você gastaria entrando em contato com os responsáveis, pegando a chave, conversando etc., você pode usar olhando a casa e observando tudo o que precisar, com calma, na companhia de quem preferir, demorando o quanto quiser para isso. 

Otimização do seu tempo e seleção dos imóveis

Outro ponto muito positivo em relação à otimização do seu tempo é que você não precisa ir visitar um imóvel que aparentemente se interessou para chegar lá e descobrir pontos que não eram visíveis online. Quais são os detalhes que você valoriza em uma casa? Percorra os ambientes e amplie esses locais para garantir que são do jeito que você espera.

Há modelos de tour virtual que ainda oferecem caixas de comentários sobre os cômodos, de forma que, ao passar pelo local, é possível ler informações específicas ou observações importantes. Dessa forma, o tour virtual também permite que você faça uma pré-seleção do que realmente interessa, poupando seu tempo e energia. 

Como aproveitar bem o tour virtual no imóvel?

Quando fazemos uma visita física ao imóvel, é bastante comum que nem aconteça um planejamento elaborado para inspeção do local: a rotina é corrida, temos pouco tempo, não sabemos exatamente o que esperar etc. O tour virtual elimina esse tipo de postura.  

Quanto mais você planejar os itens a serem avaliados, melhor será a sua escolha de imóvel. Sendo assim, trouxemos algumas dicas para você seguir e conseguir fazer um bom negócio nesse sentido.

Confira a seguir quais são elas! 

Faça uma lista de itens a serem conferidos

Quais são os elementos mais importantes na sua nova casa? Além dos pontos primordiais como tamanho, metragem quadrada, localização, valores e etc, é necessário pensar também em detalhes na infraestrutura e na moradia no local a longo prazo.

Você procura por uma casa ou apartamento? Nesse caso, como você gostaria que fosse o espaço? Você pode optar por um ambiente amplo ou com divisões mais sóbrias, por exemplo. E as paredes? Você prefere que tudo já esteja com o acabamento para “entrar e morar” ou pensa mais em uma infraestrutura que permite mudanças? 

A dica de ouro aqui é que você liste todos os itens que quer conferir:

  • qual é a altura do pé-direito;
  • como é a iluminação do local;
  • como os cômodos são divididos;
  • como são as torneiras, lâmpadas, interruptores e tomadas;
  • como é o piso do chão;
  • qual é o estado das portas, dos vidros.

Enfim: anote tudo e confira item por item no tour virtual 360º.

Liste também os prós e os contras do imóvel visitado

Conforme você faz o tour, não deixe também de anotar que vistoriou aqueles itens da lista, dividindo em positivos e negativos. A casa conta com uma excelente iluminação natural? Ponto positivo! O ambiente onde você precisa trabalhar dispõe de poucas tomadas? Ponto negativo. Assim, você vai conseguir avaliar com mais propriedade. 

Anote os detalhes e pergunte ao corretor

Com essas anotações em mãos, você também torna o seu tempo em contato com o corretor muito mais produtivo. As informações do tour virtual 360º são preciosas para tirar dúvidas com o responsável pelo imóvel e alinhar possibilidades de alteração no que é necessário. Desse modo, você ganha mais poder de negociação sabendo apontar cada detalhe.

Lembre-se que o papel da imobiliária é ajudar você a encontrar o imóvel dos seus sonhos, além de auxiliar na venda do atual. Então, não perca tempo: fale com a gente, estamos aqui para tornar a sua vida mais fácil! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.