Preciso de uma casa maior! Saiba quando mudar

Muitos são os motivos que podem levar alguém ao desejo de mudar de imóvel. Pode ser a localização que não atende mais ou a necessidade de uma casa maior. O fato do crescimento familiar ou a vontade de ter mais privacidade, por vezes, também impulsionam a busca por um lugar mais confortável e aconchegante.

Mudar para uma casa oferece vários benefícios, entre eles ter mais variedades de lazer, optar por algo novo, renovar o ambiente familiar, ter mais animais de estimação ou buscar tranquilidade. Um ambiente espaçoso possibilita encontros de amigos e familiares com maior número de pessoas. Além disso, em lugares maiores e privados é possível ter garagem independente e jardim personalizado.

Porém, para realizar a vontade de mudar para uma casa maior é preciso identificar o momento certo. Neste post, vamos mostrar alguns pontos indicativos de que essa hora chegou e como dar os primeiros passos. Confira!

Saiba identificar a hora de ir para uma casa maior

Pode ser difícil perceber que chegou a hora certa de mudar de casa e, por outro lado, muitas situações levam a esse desejo. A vontade de mudança para um imóvel maior pode surgir porque o espaço atual já não atende mais suas necessidades ou devido à chegada de um novo membro na família. Veja alguns indícios que apontam qual é a melhor hora para buscar uma casa maior.

Casamento

O matrimônio é sempre um bom motivo para trocar de casa. Afinal, vida nova, casa nova. Quando encontramos um companheiro que nos desperta o interesse de dividir os momentos mais íntimos da vida, nada mais natural que buscar uma casa que atenda as necessidades de ambas as partes. Um novo lar é a maneira mais natural de iniciar a formação familiar com liberdade e privacidade.

Filhos

Normalmente, a chegada de um herdeiro é uma das principais motivações para mudar para uma casa maior. As crianças precisam de espaço e transformam toda a rotina e planejamento de um lar. Quando os casais se casam, costumam optar por espaços menores e confortáveis para duas pessoas.

A partir do momento em que a família começa a crescer, surge a necessidade de mais quartos e banheiros no imóvel para receber todos com conforto e tranquilidade. Outra questão relacionada aos filhos é que eles crescem e se desenvolvem. Quando ainda são crianças, não existem muitos problemas em dividir quarto, mas, à medida que ficam mais velhos, isso pode se tornar um grande dilema.

Ao se aproximarem da adolescência, a tendência é que os jovens necessitem de mais liberdade e intimidade no seu dia a dia. Esse desejo de independência e a busca por um espaço próprio é muito importante para o desenvolvimento social e psicológico do adolescente.

Bicho de estimação

Para quem gosta de animais de estimação, essa pode ser uma ótima motivação para procurar um lugar maior para morar. Cães e gatos precisam de espaço para se desenvolverem e crescerem com saúde e alegria. Se você pretende ter mais de um cachorro ou adotar alguns gatinhos, nada melhor que optar por um imóvel com espaço aberto amplo para atender as necessidades dos bichinhos.

Empresa em casa

A busca por autonomia pode levar algumas pessoas a abrirem o próprio negócio. Porém, abrigar uma empresa dentro de casa requer espaço. É fundamental ter um escritório para trabalhar com privacidade e concentração sem sofrer influência direta da movimentação externa na casa. Esse também pode ser um motivo para trocar o atual imóvel por um outro maior.

Dê preferência para espaços onde você possa criar uma entrada independente que acesse a sede da empresa. Assim, os moradores da casa não terão sua liberdade comprometida durante o horário comercial.

Melhor condição financeira

A mudança de trabalho ou uma promoção no cargo podem ser motivadores para a busca por um novo lar. É importante adequar a estilo de moradia às condições financeiras dos habitantes da casa e, muitas vezes, a oportunidade de ter um dinheiro a mais pode proporcionar conforto e bem-estar a todos. Se o desejo de mudança já estava presente, a melhoria da condição financeira pode impulsionar ainda mais essa vontade.

Busca por segurança

A questão da segurança é um ponto fundamental para qualquer pessoa e interfere, diretamente, na qualidade de vida de toda a família. Muitas vezes, mudamos para um bairro tranquilo, mas, com o passar do tempo e o desenvolvimento da região, o local pode se tornar inseguro. Esse pode ser mais um sinal para procurar uma nova casa.

Uma dica é escolher bairros com baixo índice de violência. Além disso, é aconselhável investir em tecnologias para aprimorar o sistema de segurança do imóvel. Outra sugestão na hora de mudar para uma casa maior e ter segurança é optar pelos condomínios fechados. Esses possuem acesso controlado e vigilância 24 horas.

Melhor localização

Ao longo dos anos, muitas coisas podem mudar na vida das pessoas. Anos atrás, ao adquirir o imóvel, o bairro escolhido poderia parecer perfeito e condizente com a rotina da família. Porém, com o passar do tempo, outras prioridades podem surgir e, com elas, a necessidade de morar em outro local. Um emprego novo em outra região, a nova escola dos filhos ou a desvalorização e o crescimento acelerado do bairro podem ser algumas situações que levem à mudança.

Desejo de dar um upgrade na vida

Quando a vida profissional vai bem, o casamento está em ordem e o poder aquisitivo seguindo em alta, pode ser a hora de investir em um patrimônio maior e mais valorizado. Oferecer conforto e qualidade de vida para você e sua família é uma forma de conquistar a casa dos sonhos. Além disso, novos ares têm o poder de transformar as relações pessoais e melhorar a convivência de todos. Lembre-se de que uma nova casa representa recomeço, e é nela que você deve encontrar refúgio e bem-estar.

Portanto, identificar o momento de trocar de casa é fundamental para ter certeza da mudança, evitando arrependimentos e transtornos. Ao escolher uma casa maior, fique atento à estrutura, ventilação e luz solar, disposição e divisão dos cômodos. Faça um planejamento financeiro e busque ajuda especializada. Dessa forma, você garante mais eficiência e satisfação com o novo investimento.

Gostou do post? Siga a Metropolis Brokers no Facebook e acompanhe no nosso blog todas as novidades do mercado imobiliário.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.