Quero comprar uma casa: o que devo evitar?

Ter a casa própria é o sonho de muitas pessoas, mas essa é uma tarefa que exige organização e planejamento. Caso contrário, a negociação pode causar transtornos e muita dor de cabeça. Seja para construir patrimônio ou fazer de fonte de renda, ter um imóvel é considerado um investimento seguro. Mas a dúvida recorrente é: quero comprar uma casa, o que devo evitar?

Adquirir uma propriedade significa, entre outras coisas, segurança e estabilidade para toda a família, porém é preciso ter alguns cuidados na hora de procurar e comprar uma casa para que esse momento de celebração e alegria não vire um pesadelo. Além de todo o trâmite burocrático necessário, detalhes da propriedade também devem ser avaliados.

Neste post, vamos falar sobre os erros mais comuns cometidos na hora de comprar uma casa e quais os detalhes precisam ser pensados antes de fechar o negócio. Boa leitura!

Qual o meu verdadeiro interesse em ter um imóvel?

A primeira coisa em que devemos pensar na hora de comprar um imóvel é o nosso objetivo com essa transação. É preciso ter clareza sobre o motivo daquele investimento, que, muitas vezes, pode estar relacionado a renda passiva de aluguel. Esse é um investimento muito comum para gerar rendimentos rapidamente e com regularidade.

Algumas pessoas também compram imóveis para revenda após valorização, no entanto o retorno desse investimento é de médio a longo prazo. Além disso, é preciso saber que tipo de imóvel você deseja, conforme suas necessidades e demandas. É possível optar por um imóvel usado, novo, na planta ou, ainda, por comprar um terreno. Cada tipo de empreendimento envolve riscos que precisam ser analisados pelos compradores antes de fechar o negócio.

Quero comprar uma casa, quais são os erros mais comuns?

Para que o sonho da casa própria se torne uma realidade agradável e segura, muitos fatores precisam ser considerados. Alguns erros são muito comuns na hora de comprar um imóvel e devem ser evitados para garantir mais tranquilidade, segurança e sucesso na negociação.

Falta de planejamento

O planejamento é fundamental para que a compra da casa própria tenha resultado satisfatório. Nessas horas, é essencial estabelecer metas e objetivos para traçar um bom plano de ação. O primeiro passo é descobrir o tipo de imóvel que você almeja e analisar o valor necessário para conseguir comprar a residência.

A falta do planejamento financeiro pode gerar vários problemas e transformar esse momento em grandes frustrações. Isso, porque comprar um imóvel significa, muitas vezes, um comprometimento orçamentário de longa data. Assim, defina sua meta e considere todas as formas de pagamento, adequando a que melhor se encaixa em sua realidade monetária.

Escolha inadequada do tipo de casa

Outro erro muito comum é não avaliar adequadamente o tipo de casa que se deseja comprar. O imóvel escolhido deve atender as demandas e necessidades de toda a família, o que vai muito além de verificar o número de quartos. Muitas pessoas, não realizam visitas nos imóveis preteridos e, deixar de conhecer o local antes de fechar negócio, é um risco enorme e sem volta.

É preciso conferir a construção, os acabamentos, as condições de segurança e verificar se o imóvel está conforme o que foi visto na planta. Conhecer o espaço é uma forma de evitar golpes e garantir que o anúncio publicado confira com as condições reais do imóvel. A escolha inadequada do tipo de casa pode levar a insatisfação geral e prejuízos financeiros.

Deixar de analisar a documentação

Ao comprar uma casa, é fundamental conferir com calma e antecedência todos os documentos do imóvel. A confirmação de que os documentos estão em dia e conforme pede a legislação é uma forma de garantir mais segurança ao investimento. Para evitar transtornos e dificuldade na transferência da propriedade para seu nome, não finalize a negociação se a documentação não estiver completa e leia com atenção o contrato antes de assinar.

Não avaliar a localização do imóvel

Na hora de escolher a casa própria, um dos fatores principais é conferir a localização do imóvel. Pesquisar sobre a segurança e infraestrutura do bairro, facilidade de acesso, as condições de trânsito, são algumas das questões que precisam ser verificadas. Saber sobre a localização é também uma forma de analisar as condições de valorização da região.

Não verificar as taxas e custos do imóvel

Muitas pessoas se esquecem de que toda casa possui taxas e custos, alguns mensais, e sem esse planejamento as contas podem sair do controle. Antes de adquirir um imóvel, é importante saber sobre os valores de IPTU e condomínio, além dos gastos médios com água e luz. Todas essas informações devem ser colocadas no papel para não haver surpresas desagradáveis.

Não contar com uma imobiliária

Outro erro muito comum é não contratar uma imobiliária de confiança na hora de comprar uma casa. Contar com o auxílio de profissionais capacitados é uma forma de garantir seus direitos e escapar de negociações fraudulentas.

Por que devo contratar uma imobiliária?

As negociações no mercado imobiliário envolvem vários detalhes financeiros, administrativos e jurídicos. Esses processos podem ser muito complicados para quem não está habituado. Por isso, o ideal é optar por contratar os serviços de uma imobiliária, seja para venda, compra ou locação. As imobiliárias são capacitadas para lidar com toda a documentação, oferecem orientação aos investidores e ajudam a escolher o imóvel que melhor atenderá às expectativas dos compradores.

Os corretores são preparados para conduzir toda a parte burocrática do processo, garantido que os compradores possam focar sua atenção no espaço ideal, sem maiores preocupações e com mais segurança. Os profissionais das imobiliárias têm informações importantes, como as regiões mais valorizadas, seguras e com infraestrutura adequada. Além disso, eles oferecem respaldo jurídico, consultoria especializada e orientação sobre finanças.

Portanto, já que quero comprar uma casa, por que não investir em profissionais capacitados? Esse é um processo bastante burocrático, que precisa ser bem planejado, e são os corretores de imóveis que contam com todas as qualidades técnicas para facilitar a compra do imóvel dos sonhos. Por isso, contrate uma imobiliária de confiança e garanta mais segurança para seu investimento.

Quer fazer investimento em imóveis? Entre em contato com a Metropolis Brokers e encontre as melhores oportunidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.