Entenda o que é o registro no CRECI e por que todo corretor precisa dele

O momento de investir na casa própria é um dos mais importantes da vida de uma pessoa, porque envolve muitos sonhos e expectativas. Para garantir que esse processo seja feito de forma segura e tranquila, é preciso contratar profissionais capacitados e, quando possível, com referências. Um dos principais requisitos é verificar se o prestador de serviço tem registro no CRECI — Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Por isso, na hora de começar a procurar a nova casa, esteja atento a alguns detalhes para evitar transtornos e prejuízos. No ramo imobiliário, é essencial que o corretor e/ou a imobiliária estejam em dia no CRECI. Só assim, você poderá realizar a compra ou a venda do seu imóvel de forma ética e resguardada, garantindo mais segurança para a negociação.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo este post, descubra o que é o CRECI e esclareça todas as suas dúvidas. Confira!

O que é o CRECI?

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) foi criado em 1962, com o objetivo de regulamentar e fiscalizar o serviço de corretagem imobiliária. O CRECI está subordinado ao Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI), órgão responsável por regimentar as entidades regionais.

Para que serve o registro no CRECI?

A certificação para o registro no CRECI é uma exigência e está prevista na Lei Federal 6.530/78, que estabelece a regulamentação à profissão do corretor de imóveis. Assim, ter o registro no CRECI é uma forma de assegurar que os profissionais da área exerçam a profissão de maneira ética e segura. Para que o corretor de imóveis tenha o direito de praticar seu trabalho, é preciso ter um curso técnico, superior ou sequencial em áreas, como gestão de negócios imobiliários, ciências imobiliárias e transações imobiliárias.

Após o curso, o profissional deve passar por um período de estágio para, só então, conseguir tirar o certificado. Porém, para obter esse documento, é essencial que a pessoa esteja com as mensalidades do CRECI em dia. Os valores variam conforme a pessoa física ou jurídica, de acordo com o capital social da empresa.

Qual é a importância do registro no CRECI?

Ter o registro no CRECI é uma condição para que os corretores possam exercer sua profissão. O profissional munido desse registro atesta estar apto para realizar seu trabalho com conhecimento, oferecendo aos clientes as melhores oportunidades do mercado. Além do CRECI pessoal, existe o CRECI jurídico, que certifica as empresas que atuam na área, como as construtoras e as imobiliárias.

Trabalhar sem esse documento é um risco, já que os profissionais que exercem a profissão sem registro estão trabalhando de forma ilegal e sujeitos à multa. Por isso, é recomendado que se evite imobiliárias e corretores que trabalham sem esse reconhecimento.

Como tirar o registro no CRECI?

Para obter o registro, é indispensável que o profissional faça um curso na área. O CRECI possui os cursos de Técnico em Transações Imobiliárias e em Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios Imobiliários. Mas existem outros, fora da entidade, porém reconhecidos por ela, que também são válidos. Além disso, a realização de um estágio, na sede regional, é obrigatória antes de obter o registro. Para isso, após o término do curso, o interessado deve procurar o Conselho Regional de Corretores de Imóveis e fazer o pedido de estágio.

Quanto custa o registro no CRECI?

Depois que o profissional é diplomado em um curso reconhecido pelo CRECI e finaliza seu estágio, é hora de solicitar o registro definitivo. Esse pedido é feito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis da sede regional. O requerimento a ser preenchido e todos os documentos necessários para o processo estão disponíveis nos sites das entidades.

Para isso, é necessário pagar uma taxa, que varia conforme o estado onde o corretor fará o registro. Em São Paulo, por exemplo, ele custa, em média, R$ 591,00. Além disso, o profissional precisa pagar a anuidade, que, em São Paulo, custa R$ 1.182,00. Esse valor também varia conforme a região.

A inscrição dos profissionais é encaminhada para aprovação do plenário do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis. Caso todos os documentos estejam corretos, a pessoa que fez o requerimento deve comparecer à sede regional para adquirir o registro, ou seja, o direito de exercer a profissão. Em geral, todo esse processo dura cerca de 90 dias.

Quais são as vantagens do registro?

A carreira de um corretor de imóveis oferece muitas vantagens e possibilidades de crescimento aos profissionais. As oportunidades de atuação, a flexibilidade de horários e a remuneração expressiva são alguns dos atrativos da profissão. Além disso, não existe limite de idade para quem deseja atuar na área, desde que seja maior de 18 anos.

Assim, o registro no CRECI é fundamental para quem deseja tornar-se um corretor de imóveis. A principal vantagem de se registrar é que o profissional atuará na área de forma legal, recebendo todo o suporte necessário da entidade regional. Ter esse documento também é uma maneira de garantir credibilidade e sucesso profissional, já que as imobiliárias sérias e de renome no mercado só contratam profissionais registrados.

Assim, o registro do CRECI é indispensável para quem deseja atuar na área. O documento também permite que o profissional participe de palestras, cursos e capacitações oferecidos pelas sedes regionais. Dessa forma, o corretor consegue aperfeiçoar suas habilidades constantemente, oferecendo mais sucesso nas negociações e satisfação aos seus clientes.

Onde obter mais informações?

Para saber mais sobre o registro do CRECI, os interessados podem acessar o site do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis e, depois, o link “sistema COFECI-CRECI”. Nessa aba, estão os contatos de todas as sedes regionais. Na página do CRECI de cada estado, também é possível obter mais informações sobre os cursos e as taxas cobradas.

Portanto, o registro no CRECI é fundamental na hora de contratar os serviços de uma imobiliária ou de um corretor de imóveis. Com ele, é possível garantir a prestação de um serviço dentro da lei e proporcionar mais segurança aos clientes. A Metropolis Brokers possui profissionais experientes, capazes de oferecer as melhores oportunidades para seus clientes.

Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato com os corretores de imóveis da Metropolis Brokers e tire todas as suas dúvidas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.