6 dicas para decorar uma casa alugada sem modificar a estrutura do imóvel

Viver em um imóvel alugado pode ser temporário para algumas pessoas. Mas, para quem não tem o hábito de mudar com frequência, a preocupação em deixar o lugar mais bonito e aconchegante é frequente. É possível deixar seu imóvel de aluguel com a sua cara e sem gastar muito, mas a dúvida de muitos é: pode decorar casa alugada?

Existem algumas regras quanto à modificação de imóvel alugado que devem ser seguidas pelo inquilino. Mesmo assim, é possível decorar uma casa que não é sua sem descaracterizar ou danificar o imóvel. Normalmente, alterações nas estruturas não são permitidas na maioria dos imóveis, mas personalizar ao gosto dos ocupantes é sempre uma opção viável.

Quer mudar o visual do seu lar? Neste post, vamos dar dicas de como decorar uma casa ou um apartamento alugado sem ter problemas com o proprietário quando o contrato acabar. Confira!

Como decorar casa alugada?

A decoração é algo fundamental para as pessoas que desejam personalizar e dar um toque diferenciado na própria casa. No entanto, quando o imóvel é alugado, o receio de muitos é ter problemas com o proprietário ou se vale a pena investir em algo que não nos pertence. A boa notícia é que existem maneiras fáceis e econômicas de customizar um imóvel alugado, sem comprometer a estrutura. Veja!

1. Utilize papéis de parede

Geralmente, quando vamos alugar uma casa ou um apartamento, deparamos com todas as paredes pintadas de branco. O uso de papéis de parede é uma alternativa versátil e capaz de mudar a cara de qualquer ambiente. Existem inúmeros modelos e cores dessas peças, que podem ser aplicadas em toda a parede ou em apenas uma parte dela. Também são usados nas cabeceiras das camas, no teto ou, até mesmo, como um quadro.

O papel de parede é de fácil aplicação e não faz sujeira, deixando salas e quartos requintados e bastante aconchegantes. Tecido e fitas são outras opções para cobrir as paredes e personalizar o ambiente. Mas é importante lembrar-se de que, ao entregar o imóvel, essas paredes devem ser pintadas de branco novamente.

2. Pinte uma única parede

Para deixar o ambiente mais colorido e sem grandes investimentos, a pintura é sempre uma ótima alternativa. Como, no fim do contrato, você precisa devolver a parede branca, a dica é comprar uma lata de tinta branca e misturar o corante da cor desejada apenas na quantidade necessária para pintar a parede escolhida. Assim, sobra tinta para pintar a parede, quando for preciso.

Se a parede tiver algum defeito, as tintas acetinadas são as mais recomendadas, enquanto as brilhosas ou com toque de seda podem acentuar as imperfeições. Além disso, quanto mais escura for a cor da tinta, mais demão será preciso na hora de pintar para devolver o imóvel.

3. Aposte nos adesivos de azulejo

Os adesivos que imitam azulejo são muito versáteis, fáceis de aplicar e não custam caro. Eles estão disponíveis em diversos modelos, estampas e tamanhos e podem ser usados nos mais diversos projetos decorativos. Além disso, a colocação das peças pode ser feita sem sujeira pelos próprios moradores, deixando o cômodo mais alegre, sofisticado e cheio de estilo.

Esse material é ótimo para ser aplicado em imóveis alugados porque são fáceis de retirar e não danificam a superfície. Não existe um cômodo específico para a aplicação dos adesivos de azulejo, mas geralmente são usados em cozinhas e banheiros.

4. Opte por prateleiras e nichos nas paredes

As prateleiras e os nichos podem ser colocados praticamente em todos os cômodos para guardar e organizar objetos. Muito versáteis, são usados tanto nas cozinhas para ordenar temperos e utensílios, quanto no banheiro para receber os itens de toalete. Além disso, são ótimas alternativas para aproveitar os espaços pequenos e equilibrar a organização.

Como essas peças não ficam no chão, elas são ideais para cômodos pequenos, já que ocupam pouco espaço e não atrapalham a circulação das pessoas. Há muitos modelos, cores e tamanhos disponíveis no mercado. Eles podem ser retirados quando o imóvel for devolvido e reaproveitados em outro local.

5. Use quadros, fotos e pôsteres

Quadros, pôsteres e fotos são ótimas opções de decoração para deixar a casa mais colorida, alegre e personalizada. No mercado, existem muitos modelos deles, dos mais variados tamanhos, formatos e cores, que podem ser colocados em todos os cômodos da casa. Caso você não queira usar pregos, há ganchos, encontrados em casas de material de construção, que são fixados com adesivo e não danificam a parede.

Basta colá-los na parede, aguardar a secagem e pendurar o quadro. Porém, para peças mais pesadas, o indicado é mesmo a bucha e o parafuso. Lembre-se: antes de entregar o imóvel, é preciso tapar com massa corrida o buraco feito pela furadeira. Use quadros de diferentes tamanhos com belas imagens e faça uma combinação original e diferente em uma parede da sala, por exemplo. Assim, é possível mudar totalmente a cara do ambiente e deixar sua casa ainda mais estilosa.

6. Invista em plantas

As plantas compõem o espaço de uma forma única, deixando o ambiente mais agradável e bonito. Pesquise os tipos de plantas com os quais você mais se identifica e verifique as condições do cômodo. Algumas espécies precisam tomar sol durante todo o dia, outras por algumas horas, e ainda existem aquelas que sobrevivem à meia sombra.

Se você tem algumas plantas, pode escolher um melhor lugar e agrupá-las, dando um charme especial para aquele cantinho. Misture tamanhos e texturas e distribua as espécies maiores no fundo e as menores na frente. Outra dica é colocar as plantinhas em cima de bancos, prateleiras e troncos. As hortas verticais também ficam lindas e podem ser colocadas em ambientes externos ou próximas de janelas que recebem muito sol.

Portanto, é possível decorar casa alugada sem prejudicar ou causar danos à estrutura do imóvel. Seja alugando por muito, seja por pouco tempo, vale a pena investir em pequenos detalhes para deixar tudo conforme seu gosto. Mas, caso seja necessário fazer uma intervenção maior no apartamento, é importante conversar com o proprietário para que ambas as partes fiquem satisfeitas.

Se você está pensando em alugar um imóvel, é fundamental que conheça o papel do inquilino e do proprietário para garantir uma relação contratual mais tranquila e segura. Descubra agora quais são os principais deveres do locador e do locatário!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.