Aluguel ou casa própria? Veja como decidir!

Alugar ou comprar um imóvel é uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que almejam ter um lar. Muitas questões, que vão além do orçamento, interferem na decisão entre aluguel ou casa própria. Por isso, é importante alinhar os sonhos com as necessidades financeiras de cada um, a médio e longo prazo, antes de decidir.

Algumas pessoas já possuem reserva financeira para comprar um imóvel, outras preferem não arriscar as finanças e optam pelo aluguel. O fato é que tanto uma alternativa quanto a outra oferecem vantagens e desvantagens para o consumidor. Neste post, vamos mostrar alguns pontos que vão ajudar na hora de tomar essa importante decisão. Confira!

Adquirir a casa própria

Comprar um imóvel é considerado um investimento seguro e sem grandes riscos financeiros. No geral, é um patrimônio que ficará em seu nome e passará para os futuros herdeiros. Mas alugar, do ponto de vista financeiro, também tem suas vantagens. Tudo depende do momento de cada pessoa e, para escolher a melhor opção, é preciso analisar as vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um imóvel.

Vantagens 

Uma das principais vantagens da casa própria é a construção de um patrimônio para as gerações futuras. Esse é um tipo de investimento seguro e considerado uma ótima opção para quem deseja aplicar suas economias. Outro ponto positivo de ter o imóvel próprio é a liberdade para realizar reformas e fazer melhorias que possam levar à valorização do bem.

Ter a casa própria permite ao proprietário alterar a disposição dos ambientes e a decoração, além de optar por otimizar os espaços, usando móveis planejados, sem se preocupar com a perda do investimento. Isso porque, em caso de venda, o dono do imóvel pode embutir no valor os custos com os móveis.

Para as pessoas que gostam de ter um ou mais animais de estimação, possuir o imóvel próprio também é a melhor alternativa, já que muitas propriedades de aluguel não permitem a presença dos bichinhos. As casas oferecem mais liberdade aos moradores. Mas é importante ficar atento, já que, em condomínios, existem regras gerais a serem seguidas que, entre outras coisas, podem envolver a limitação à presença de animais. Outras vantagens:

  • para quem possui boa parte ou o valor integral do investimento, existe a possibilidade de descontos e outros benefícios na hora da negociação;
  • para quem não dispõe do valor, existem várias opções acessíveis de financiamento que conseguem atender às mais diferentes realidades financeiras;
  • liberdade para realizar melhorias no imóvel, visando às demandas e necessidades da família e à valorização da propriedade no mercado imobiliário;
  • segurança de moradia, já que não existe a preocupação com o término do contrato, como acontece com o aluguel.

Desvantagens

Para adquirir um apartamento, é preciso planejamento. Quando a compra não é feita de forma inteligente, pode provocar um rombo no orçamento e muitos transtornos. Os custos com financiamentos, impostos e taxas devem ser colocados no papel antes do fechamento do negócio, para evitar surpresas desagradáveis, a médio e longo prazo.

Além disso, todo dano e a necessidade de qualquer tipo de manutenção no imóvel são de responsabilidade do proprietário, diferentemente do que acontece em casos de aluguel. O dono também fica nas mãos do mercado imobiliário, podendo perder ou ganhar dinheiro com o apartamento ou a casa, que podem ou não se valorizar ao longo do tempo.

Alugar um imóvel

Muita gente pensa que alugar um imóvel é jogar dinheiro fora, mas morar de aluguel também oferece muitas vantagens para quem está em busca de um lar. Um dos grandes benefícios de alugar um imóvel é não precisar ter alto recurso financeiro em mãos para dar início ao sonho. Os contratos de curta duração, normalmente por doze meses, não exigem grande investimento, fazendo muitas pessoas optarem pelo aluguel como uma forma mais rápida e prática de mudança.

Alugar um apartamento ou uma casa também permite dividir as despesas mensais com outra pessoa, sem se preocupar com a eventual desvalorização do imóvel. Despesas com grandes reformas e reparos ficam a cargo do proprietário, fazendo com que o inquilino não precise arcar com as eventuais manutenções. Veja outras vantagens de morar de aluguel:

  • flexibilidade para residir onde quiser, conforme seu momento de vida;
  • mobilidade para escolher um local de fácil acesso e que tenha estabelecimentos que atendam ao seu perfil, como mercados, academias e centros comerciais;
  • isenção de algumas obrigações, como escritura de compra e impostos;
  • facilidade de mudar com menos burocracia e mais rapidez.

Desvantagens

Quem opta por alugar um imóvel pode encontrar obstáculos para ter um animal de estimação ou realizar algum tipo de reforma, por exemplo. O inquilino também fica à mercê de outros fatores, como a variação no preço do aluguel e de venda do imóvel. Além disso, quem aluga um apartamento ou uma casa precisa manter o pagamento em dia para evitar o risco de processo e até de ser despejado.

Escolher o imóvel certo

Na hora de escolher entre alugar ou comprar um imóvel, é preciso entender a suas necessidades e demandas, definindo seu perfil e estilo de vida. Além disso, é essencial analisar os custos de cada escolha antes de tomar qualquer decisão. A compra de uma casa ou um apartamento pode ser um processo demorado para quem ainda não possui capital. O financiamento é uma boa alternativa, porém precisa ser analisado com atenção.

Muitas vezes, juros e taxas cobrados nessas negociações são altos e podem elevar muito o valor inicial do imóvel, comprometendo o orçamento a longo prazo e inviabilizando a negociação. Por isso, planejar o direcionamento do seu investimento e avaliar as suas necessidades, a médio e longo prazo, são os primeiros passos para escolher entre comprar ou alugar um imóvel.

Portanto, optar por aluguel ou casa própria tem seus prós e contras. O essencial é analisar todas as possibilidades para saber qual é a melhor alternativa de acordo com o sonho e o orçamento de cada um. Além disso, conte com uma imobiliária de confiança e garanta mais sucesso nas suas decisões.

Na hora de comprar ou alugar um apartamento, você sabe o que avaliar na visita? Descubra os sete principais pontos a serem analisados!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.