7 principais pontos que você deve avaliar ao visitar apartamento

Encontrar o apartamento ideal às vezes envolve uma busca longa com base em visitas a imóveis que tenham potencial para a negociação. Neste cenário, é comum que muitos compradores analisem aspectos que são relevantes para a família. Afinal, esse é um investimento alto e precisa ser feito pensando nas necessidades dos moradores.

Mas quais são os principais pontos que você deve avaliar ao visitar apartamento? Entender o que é importante verificar antes de fechar negócio ajudará a escolher um imóvel que seja compatível com a sua família e contribuirá para ter qualidade de vida e bem-estar após a mudança.

Se você tem interesse no tema e quer saber o que avaliar durante a visita ao imóvel, continue a leitura do post e conheça 7 dicas que preparamos. Confira!

1. Instalações hidráulicas e elétricas

Um dos principais aspectos ao analisar um apartamento é verificar se as instalações elétricas e hidráulicas estão funcionando de forma adequada. Fazer isso previne uma série de problemas que no futuro podem gerar dor de cabeça e preocupação.

Caso o potencial proprietário não se atente a esses detalhes, os riscos de descobrir vazamentos e infiltrações são grandes. Por isso, é importante se certificar de que itens, como chuveiro, tomadas e torneiras estejam em ordem e prontos para serem utilizados. 

Observar esses fatores antes de fechar negócio ajudará você a investir em um imóvel que atenda a todas as necessidades da família, sem causar prejuízos.

2. Localização

A localização também tem grande importância ao decidir qual apartamento é o ideal, já que, ao optar por um local que seja compatível com a rotina da família e o que os moradores esperam, você tem mais praticidade.

Comércio, oferta de serviços e todo o entorno da região são fatores essenciais que precisam ser analisados, pois um local com boa infraestrutura e fácil acesso para outros bairros faz toda a diferença no dia a dia.

Além disso, se você tem filhos, a educação e o lazer são pontos que merecem atenção. Afinal, ao comprar um imóvel é necessário conhecer as opções de parques, escolas e transporte público para que as crianças consigam ter o que necessitam sem se deslocar para locais muito distantes do bairro em que moram.

3. Estado de conservação

Ao buscar por um apartamento, levar em conta o estado de conservação do local é indispensável. Independentemente se o imóvel é novo ou usado, avalie as condições físicas, como paredes, pintura, piso e acabamentos em geral, já que todos esses detalhes são relevantes na hora da compra.

Conferir a conservação ajuda a evitar futuros problemas e reformas após pouco tempo depois da aquisição do apartamento. Dessa forma, escolha um local que conte com uma estrutura adequada, dentro das condições que você deseja.

4. Segurança

Oferecer segurança para a família é uma prioridade que muitos têm quando desejam investir em um imóvel. Assim, prédios e condomínios que disponibilizam esses recursos, como porteiro e vigilância 24 horas, são boas opções.

Além de avaliar a segurança de todo o local, inclusive área externa, confira também o funcionamento de câmeras, interfones e, até mesmo, as portas, fechaduras e janelas do imóvel.

Busque conhecer melhor a eficiência da segurança pública na localidade em que o apartamento é situado. Ter um bom policiamento e morar em uma região segura aumenta a qualidade de vida da família.

5. Tamanho do imóvel

Antes de visitar possíveis apartamentos é necessário pensar no tamanho do local para garantir conforto à família. Um imóvel pequeno, por exemplo, pode gerar problemas na divisão dos cômodos e dificultar a organização dos móveis e itens dos moradores. Sendo assim, entender qual é o tamanho ideal para acomodar todos de maneira confortável é um dos aspectos mais relevantes.

Visite apartamentos que tenham o tamanho que você precisa e procure por aqueles que sejam compatíveis com as suas necessidades e preferências. Defina pontos, como número de quartos e tamanho desejável para cada cômodo, facilitando a decisão e otimizando a busca.

6. Vizinhança

Observar a vizinhança é uma forma de conhecer as pessoas que farão parte do convívio de sua família. Analise os vizinhos do prédio bem como na região em que o apartamento está localizado. Com isso, você conseguirá saber mais sobre como será morar no local e, também, compreender se o lugar é o que você procura.

Sabemos que há diferentes perfis ao escolher uma localização e imóvel para viver. Por exemplo, se você prefere um local mais tranquilo e calmo, é útil conhecer o entorno para fazer um investimento certeiro e que se enquadre naquilo que busca.

Uma dica é visitar a região em horários diferentes, verificando momentos do dia em que há maior circulação de moradores, assim como em finais de semana. Ao fazer isso, fica mais fácil conhecer o local e saber o que esperar ao se mudar.

7. Incidência do sol

Um ponto interessante é analisar a incidência do sol no apartamento em que você está pensando comprar. Muitos compradores não levam em conta esse fator e somente quando já estão morando no local observam os prejuízos de não ter avaliado a iluminação do ambiente.

Por isso, é importante verificar se o apartamento tem uma boa iluminação durante o dia. Isso ajudará a melhorar a qualidade de vida dos moradores e evitará possíveis problemas, como umidade e dificuldade para secar roupas.

Assim, entenda a posição do sol em relação ao apartamento, e em quais horários do dia é possível aproveitar a iluminação natural. Dê preferência para locais iluminados, que forneçam luz de manhã e aquecimento no final da tarde, pois são ambientes ideais para o bem-estar da família.

Ao visitar apartamento é necessário que você tenha em mente quais são as preferências e necessidades da família. Além disso, estar de olho em questões, como estado de conservação do local e iluminação é essencial para acertar na escolha do imóvel. Seguir todas as considerações citadas ao longo do post ajudará a investir no apartamento ideal, além de facilitar seu processo de busca por um imóvel.

Gostou do post? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro assunto e tenham acesso às dicas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.