Área de lazer: conheça as 10 melhores opções para condomínios

 A aquisição de um novo imóvel é um investimento que envolve grandes quantias financeiras e, portanto, deve ser muito bem analisada antes da concretização da operação. Diversos fatores devem ser observados no bem, como a localização, o tamanho, a quantidade de cômodos, o acabamento, a vizinhança e, especialmente, área de lazer oferecida pelo condomínio.

Esse último item, a área de lazer do condomínio, é um fator determinante na valorização do bem. Para entender essa relação, basta imaginar dois imóveis com as mesmas características, no mesmo bairro, porém em condomínios diferentes. Em um deles há área de lazer e no outro não. Qual deles terá o valor mais alto, tanto para venda quanto para locação?

Diante desse contexto, torna-se importante saber quais são os tipos de área de lazer mais buscadas e que mais valorizam um imóvel. Por isso, neste post, litaremos as 10 melhores, descrevendo algumas das características que as tornam tão atraentes. Continue lendo e descubra!

1. Quadras esportivas

Embora a primeira imagem que venha à mente quando se fala em quadra de esportas seja a de crianças brincando nelas, esse equipamento do condomínio é capaz de atender a, praticamente, todos os públicos.

Afinal, os adultos também jogam futebol, vólei, tênis, basquete, e praticam muitos outros esportes que, além de garantirem o exercício físico, estimulam a boa convivência com a vizinha e o espírito de equipe.

2. Piscinas

Elas são as grandes estrelas de qualquer bom condomínio e servem tanto para a prática esportiva quanto para o lazer de crianças e adultos. Em muitos casos, podem ser um requisito básico que determinará o fechamento ou não do negócio.

Em um país com o clima como o nosso, as piscinas são usadas durante todo o ano, podendo, inclusive, ser usadas para aulas de natação e hidroginástica para os condôminos, o que traz ainda mais qualidade de vida e gera mais valor ao imóvel.

3. Playground

Na era da tecnologia, em que é difícil tirar as crianças da frente do computador, vídeo-game ou smartphone, a presença de um playground no condomínio se torna fundamental como forma de lazer mais saudável para os pequenos.

Além disso, dispor desse espaço dentro de um condomínio fechado torna a brincadeira das crianças muito mais segura, já que não estarão soltas na rua, e sim, em um ambiente controlado e vigiado, de onde não poderão sair com pessoas estranhas.

4. Salão de jogos

Outro local que pode ser utilizado tanto por adultos, quanto por crianças, que estimula a convivência e pode ser aproveitado, até mesmo, nos dias de chuva, em que o play, a quadra e a piscina não são tão atrativos.

Nesse tipo de ambiente costumam ficar as mesas de ping-pong, pebolim e aquelas utilizadas para dama, xadrez, dominó e outros jogos de tabuleiro. Trata-se de um local importante, que deveria fazer parte da rotina dos condôminos.

5. Churrasqueira

Quem gosta de um bom churrasquinho com a família e os amigos no final de semana pode achar mais vantajoso morar em uma casa, porém, isso deixa de ser verdade quando se tem a opção de viver em um condomínio com churrasqueira na área de lazer.

Além da infraestrutura necessária para esse momento de descontração, o condomínio fica responsável pela manutenção e limpeza do equipamento, o que em uma casa ficaria por conta dos moradores.

6. Espaço Gourmet

E se você curte receber os amigos enquanto cozinha para eles, sem necessariamente precisar fazer um churrasco, o espaço gourmet é o local perfeito. Nele, a cozinha se mistura ao restante do ambiente e quem está cozinhando consegue participar da reunião.

Um bom espaço gourmet conta não só com o forno e fogão tradicionais, além dos outros itens necessários a uma cozinha como mesas e geladeira, mas, em alguns casos, pode oferecer equipamentos mais sofisticados como fogão e forno a lenha.

7. Salão de Festas

Diferentemente do espaço gourmet que é um ambiente mais intimista, o salão de festas é um local mais amplo, pronto para receber muitas pessoas. Além de mais mesas e cadeiras, normalmente tem também um espaço para que os convidados dancem e façam brincadeiras comuns em festas.

O salão de festas costuma ter também seus próprios banheiros e cozinha para evitar que os convidados do evento precisem circular pelo condomínio.

8. Academias

Ter a comodidade de não precisar sair do condomínio onde mora para conseguir frequentar a academia, em muitos casos, é um fator determinando para que não se desista da prática de execícios, afinal, a economia de tempo que isso gera reflete na rotina dos moradores.

Muito condomínios disponibilizam, além do espaço com os equipamentos necessários para a prática de exercícios, o instrutor ou personal trainer para acompanhar os moradores durante seus treinos e evitar que se exercitem de forma errada ou desistam.

9. Espaço Pet

Cada vez mais os pets têm conquistado lugar e respeito dentro dos condomínios e dos corações de seus tutores, porém ainda existem regras que limitam sua presença em áreas comuns. Por isso, os empreendimentos pet friendly contam com espaços projetados especialmente para o conforto dos bichinhos.

Os espaços pet, além de oferecem o local ideal para a permanência dos animais, ainda oferecem serviços como banho e tosa e, até mesmo, a presença de uma clínica veterinária completa com prestação de serviços e venda de produtos.

10. Áreas verdes

O que não pode faltar para melhorar a qualidade de vida dos moradores é uma área verde. Muitos empreendimentos têm apostado em jardins e hortas comunitárias que podem ser cultivadas pelos próprios condôminos, até como uma forma de relaxar.

Como você viu ao longo deste post, há diversos tipos de áreas de lazer que valorizam o imóvel em um condomínio. Porém, muito mais que a valorização financeira, a área de lazer traz também muitos benefícios para a qualidade de vida dos moradores do imóvel. Por isso, não se deve subestimar a sua importância na hora de escolher um novo apartamento.

E agora que você já sabe quais são as melhores opções de área de lazer em um condomínio, que tal conhecer algumas opções de apartamento pronto para morar?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.