Morar em cobertura: Vale a pena o investimento?

Na busca por um imóvel é preciso analisar a fundo vários fatores. Afinal, é em casa que as pessoas passam grande parte do tempo com a família e amigos. Nesse cenário, muitos desejam investir em uma cobertura e ter privacidade e espaço amplo, com a segurança que um apartamento oferece.

Entre um apartamento comum e uma cobertura, qual é a melhor opção? Esse é um dilema bastante comum, visto que o valor investido nesse tipo de bem é alto e todos buscam o lar ideal.

Além disso, muitos querem entender qual seria o investimento mais indicado quando a compra é feita pensando em uma possível venda no futuro.

Sendo assim, selecionamos informações que indicam os aspectos positivos de morar em cobertura e se vale a pena optar por esse modelo de apartamento. Confira a seguir!

Menos barulho

Quem vive na cobertura consegue ter mais tranquilidade, pois o barulho geralmente é maior em áreas mais próximas da rua e de espaços sociais, como salão de festas e piscina. Por ser mais alto, o ruído de trânsito também é menor, sendo que esse é um dos aspectos negativos para aqueles que residem em andares próximos ao térreo, pois convivem constantemente com ruídos fora de casa.

Então, se você prefere morar em um ambiente que tenha pouco ruído externo, investir em uma cobertura é a opção ideal para sua família.

Área útil maior

Ao adquirir uma cobertura, a área disponível para uso será maior em relação a outros apartamentos do prédio. É uma excelente opção caso você deseje contar com uma área externa privativa, já que, assim, toda a família pode usufruir de um espaço maior para receber amigos, realizar eventos sociais e até mesmo aproveitar para ter uma visão panorâmica da cidade.

O tamanho varia um pouco em cada prédio e, por isso, é importante fazer uma visita antes para entender se o local é o que você deseja. Em grande parte dos casos, a área é 10% maior quando comparada a apartamentos considerados como padrão.

Flexibilidade para mudanças

A planta de coberturas é geralmente diferenciada, o que permite que os moradores façam alterações ou mudem a estrutura de algum cômodo que se adapte às necessidades da família. Esse é um dos principais benefícios, pois outros apartamentos padrões não contam com tal flexibilidade.

Dessa maneira, as construtoras já pensam em plantas que são adaptáveis, sendo que o cliente pode alterar a organização de móveis, cômodos ou itens de acordo com o que espera. Isso, por sua vez, contribui para uma maior personalização do ambiente e, também, gera conforto e aconchego para a família.

Esse fator é positivo se o seu objetivo é vender o imóvel, pois com um local que tem uma estrutura que permite ser personalizada de acordo com o morador conta com mais chances de venda.

Vista da cidade 

Um dos atrativos da cobertura é a vista da cidade que o morador terá a qualquer momento do dia em uma área privada. O espaço externo, geralmente, é bem pequeno ou inexistente em apartamento. Logo, a vantagem de investir em uma cobertura é poder ter à disposição uma ampla área para apreciar o pôr do sol em um final da tarde ou, ainda, reunir os amigos à noite para um jantar no espaço.

Além disso, é um local privado, sendo que somente a família pode acessá-lo. Dessa maneira, é um lugar que pode ter uma decoração personalizada e que com itens que o tornem aconchegante e útil para todos os moradores.

Boa ventilação e iluminação

Quando você opta por um imóvel na parte mais alta do prédio garante uma ventilação melhor. Em outros apartamentos é mais difícil ter a entrada de ar, pois outros edifícios e residências impedem que isso aconteça. Com a boa ventilação é possível evitar uma série de problemas tão comuns e conhecidos para pessoas que moram em apartamento, como a umidade. Isso também colabora para secar as roupas mais rápidas, porque você terá um local ao ar livre.

Sabemos que uma boa ventilação é essencial para ter um local arejado, por isso, a cobertura é uma boa opção nesse sentido. Outra questão é a iluminação no ambiente, que também é mais presente em locais mais altos, justamente por facilitarem a entrada de luz solar. 

O sol ajuda na realização de várias atividades e colabora para fornecer mais energia ao executá-las. Então, você pode criar espaços para lazer, estudo ou trabalho que contêm com a luz solar ao longo do dia, o que ajuda na produtividade e qualidade de vida.

Valorização do imóvel

Se você pensa em investir em uma cobertura para vendê-la dentro de um período determinado, terá uma boa valorização do imóvel e conseguirá fazer um bom negócio. Isso acontece porque tal modelo de apartamento, em grande parte dos casos, é buscado frequentemente pelas pessoas, ou seja, as chances de negociação são maiores.

Dessa forma, ainda que o cenário econômico não seja tão favorável para o setor imobiliário, a cobertura pode ser vendida por um valor justo. 

Outro ponto que ajuda na valorização são as reformas ou melhorias na estrutura do imóvel. A partir do momento que você adquire o local é possível planejar modificá-lo para tornar o espaço o mais agradável possível e sem nenhum problema, como infiltrações.

Ao fazer isso você conseguirá atingir uma melhor valorização da cobertura e ter um retorno significativo do investimento.

Morar na cobertura é sinônimo de conforto e mais espaço para a família. Como visto ao longo do conteúdo, os benefícios em investir nesse modelo de apartamento são vários, principalmente quando falamos em maior flexibilidade para alterar a planta e, ainda, a possibilidade de ter uma área externa ampla e com uma vista privilegiada da cidade.

Ou seja, os momentos em casa oferecem aconchego e praticidade, já que há um espaço que atende às necessidades dos moradores. Portanto, antes de escolher, considere todos os pontos abordados no post para que a sua decisão seja assertiva.

O que você achou da leitura? Assine a nossa newsletter para ter acesso as nossas atualizações direto em sua caixa de entrada!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.