Vai fazer um investimento em imóveis? Veja 8 pontos de atenção!

O que mais chama a atenção dos investidores para o mercado imobiliário é a segurança que ele proporciona — já que os imóveis são patrimônio físico e, ao contrário de outros tipos de investimento, não podem ser confiscados. 

Além disso, mesmo em tempos de crise, não se desvalorizam tanto quanto outros investimentos.  

Porém, mesmo com essas vantagens, é necessário ter atenção ao fazer investimentos no mercado imobiliário. Por isso, neste post, vamos te mostrar como fazer isso da forma correta!

1. Saiba qual tipo de investimento em imóveis deseja fazer 

Em geral as pessoas pensam no investimento de imóveis residenciais. Contudo, é possível adquirir salas comerciais, galpões e terrenos. Ou seja, você pode diluir os seus riscos montando uma carteira diversificada, independentemente se 100% do seu capital for alocado em prédios.

Para quem quer investir em imóveis, as principais alternativas são: 

  • imóveis residenciais prontos ou em construção; 
  • imóveis comerciais para aluguel; 
  • terrenos para venda pós-valorização ou construção de um imóvel para aluguel ou venda; 
  • Fundos Imobiliários; 

O investimento em imóveis requer, como qualquer outro, atenção aos fatores determinantes que te farão alcançar a meta de rendimento, ou seja: localização, produto e preço do imóvel. Se o investidor pretende adquirir o imóvel para a locação ou até mesmo para a venda prevendo a sua valorização é necessário se atentar ao valor médio pago no aluguel e se na região existe perspectiva de valorização.

2. Fique de olho na inflação 

No Brasil, o INCC (Índice Nacional da Construção Civil) serve como uma espécie de índice de inflação de preços do setor da construção civil, sendo responsável por atualizar o valor das parcelas da compra de um apartamento, o valor dos aluguéis e outros pagamentos e transações do mercado imobiliário. 

Dessa forma, o investimento no mercado imobiliário pode proteger de forma direta o poder de compra do seu dinheiro. 

 

3. Compare todas as opções 

Antes de escolher investir em imóveis, não deixe de analisar outras opções de investimento para saber se, naquele momento, ele é a melhor opção para você. Por exemplo, se o capital investido no imóvel fosse aplicado em fundos imobiliários, ações ou debêntures, o lucro alcançado seria maior ou menor do que o que seria obtido com o aluguel ou venda do imóvel? 

Se for maior, aja com a razão e faça seu dinheiro trabalhar de forma mais eficiente! 

4. Prefira bairros com potencial de valorização 

Ao escolher um imóvel para investir, procure conhecer a região em que ele está localizado e dê preferência para locais que tenham bom potencial de valorização para se beneficiar disso. 

Uma característica importante para ser analisada são os planos do poder público para a região, como a abertura de hospitais e a chegada de estações de metrô. Além disso, observe também os projetos da iniciativa privada, como planos de construção de shopping centers e abertura de boas escolas. 

Os bairros em áreas próximas ao centro das cidades costumam ser boas opções para investimento, uma vez que são a próxima fronteira de especulação e ocupação e, logo, de valorização. 

5. Fique atento com a documentação 

Para fazer um bom negócio, esteja sem atento a documentação, independente do tipo de imóvel escolhido – lotes, apartamentos ou salas comerciais. Priorize uma consultoria imobiliária confiável, com profissionais que lhe garantam segurança em cada etapa, e ter certeza que a parte documental do imóvel foi verificada e aprovada.

6. Analise a taxa de juros  

A taxa Selic é a principal referência das taxas de juros no Brasil e suas variações podem influenciar o valor final de um imóvel. Por exemplo, se o valor do financiamento aumenta junto a taxa Selic, suas parcelas ficarão mais caras e as pessoas inseguras de fazer investimentos, com isso, o preço dos imóveis cai.

Já em um cenário onde a taxa Selic está baixa, os juros sobre os imóveis também diminuem e isso aquece o mercado. Nesse caso, os fundos imobiliários também se tornam uma alternativa vantajosa oferecendo baixa volatilidade e rendimentos mensais fixos.

Esse contexto também favorece investimentos na produção física, pois as empresas enxergam nela uma maneira de aumentar a rentabilidade do dinheiro. Assim, o surgimento de novos negócios aumenta a demanda por empreendimentos imobiliários e, consequentemente, as cotas aumentam de preço e a vacância dos fundos diminuem.

7. Faça uma avaliação a longo prazo 

Com um objetivo bem definido, a próxima etapa é pensar em dois pontos essenciais para um investimento de sucesso no mercado imobiliário. Ao iniciar a busca pelo imóvel ideal, é necessário levar em consideração a rentabilidade, ou seja, o retorno que você terá com aquele investimento, especialmente se o seu propósito for a locação. 

Outra característica importante, principalmente para quem tem a valorização como finalidade, é a liquidez. Ao investir em um imóvel, é importante estar atento àqueles que têm maior facilidade de serem negociados caso seja necessário e, portanto, apresentam alta liquidez. Com esses dois aspectos em mente no início da sua pesquisa, você tem mais chances de fechar um negócio que não gere prejuízos no futuro. 

8. Priorize a segurança do investimento 

Por representar um patrimônio físico que não pode ser confiscado — apenas em determinadas situações de ações judiciais ou inadimplência de impostos —, o imóvel garante mais segurança para os investidores.

Outro ponto positivo do investimento em imóveis na questão da segurança é que, mesmo em momentos de crise financeira, as propriedades imobiliárias sofrem menos com a desvalorização. 

Além disso, como já foi visto, o INCC serve como um índice de inflação de preços do setor da construção civil, ajudando os donos a não perder o valor investido, mesmo se o cenário econômico do país mudar.

Por fim, antes fechar qualquer negócio, você precisa se sentir seguro em relação às decisões que está tomando. Afinal, são o seu dinheiro e futuro que estão em jogo. Por isso, além de investir em conhecimento e tentar as melhores formas de negociação, também é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada na área como a Metropolis Brokers. 

Gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais os 8 pontos de atenção ao investir em imóveis!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.