Educação nota 10: conheça as melhores escolas de São Caetano do Sul

Sabemos que a educação é uma das áreas mais importantes ao escolher uma cidade para morar, pois a formação das crianças e dos adolescentes é fundamental para as famílias. Também contribui para o melhor desenvolvimento do local em todos os setores, como saúde, economia, e assim por diante.

Logo, a cidade de São Caetano do Sul é conhecida nacionalmente pela alta qualidade de vida e boa infraestrutura que fornece aos moradores. Além disso, o município também contempla índices positivos na educação, com escolas que disponibilizam ensino eficiente aos alunos. No Connected Smart Cities 2019, a cidade foi reconhecida por ter a melhor educação do Brasil.

Se você tem interesse em saber quais são as melhores escolas de São Caetano do Sul, continue acompanhando nosso post!

Escola Técnica Estadual – ETEC Jorge Street

O ETEC Jorge Street é bastante conhecido na cidade e uma boa opção para quem busca uma formação técnica na área industrial. Os cursos são valorizados por empresas e fábricas da região, pois têm alta qualidade em diversos aspectos, como estrutura e grupo de professores. No local, você encontra algumas opções, tais como:

  • administração;
  • eletrônica;
  • automação industrial;
  • mecatrônica.

Há três prédios da escola na cidade de São Caetano do Sul, sendo que a sede fica localizada perto da Estrada das Lágrimas, no Jardim Caetano. Além disso, todos os cursos são gratuitos e, por isso, uma boa alternativa para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho por meio de um curso técnico de qualidade.

Escola Villare

A Villare tem como objetivo fazer do espaço escolar um ambiente comunitário de aprendizagem. Por isso, a ideia de coletividade é amplamente divulgada entre alunos, professores e pais que integram o local. É ofertado ensino desde o berçário até o ensino médio, com atividades complementares na área esportiva e cultural.

Um dos pontos positivos é o ensino bilíngue disponibilizado para os alunos de forma integrada, isto é, em conjunto com áreas do conhecimento, como matemática e arte.

Colégio Ateneu

O colégio Ateneu também é reconhecido na cidade por ser um espaço voltado para as diversas formas de aprendizagem, pois explora o desenvolvimento dos alunos por meio de atividades extracurriculares, eventos culturais e infraestrutura de qualidade.

Com a unidade localizada no Bairro Olímpio, o ambiente é moderno e preparado para atender a diversas estratégias pedagógicas. Solário, ginásio poliesportivo, piscina semiolímpica aquecida e ateliê de artes são algumas áreas disponibilizadas pelo colégio com o objetivo de construir um espaço multidisciplinar.

Colégio Arbos – São Caetano Unid. Marechal

O Arbos também conta com uma proposta de qualidade, com metodologias importantes no processo de aprendizagem, como a inversão da lógica pedagógica. Dessa maneira, o aluno é o principal responsável pela aquisição do conhecimento, e o professor atua como mediador.

Além disso, o colégio tem educação bilíngue e é incentivador de práticas esportivas. O Departamento de Esportes, Eventos e Cultura (DEEC) planeja um calendário por colaboradores voltado para ações esportivas e culturais, sendo que há um espaço específico reservado para tal objetivo.

Colégio Objetivo- São Caetano do Sul

O Colégio Objetivo tem como foco estimular a aplicação de atividades lúdicas e que integram os alunos no ambiente escolar. Logo, é reconhecido por um ensino de qualidade e multidisciplinar, ou seja, os professores e demais colaboradores visam a desenvolver habilidades, como cálculo, escrita e interações sociais.

Quando o assunto é infraestrutura, o colégio também atende de forma positiva às necessidades daqueles que usufruem do local. As áreas disponíveis são arejadas e abertas, além de serem ambientes direcionados para as práticas esportivas.

Apesar de ser um colégio particular, é possível ter acesso a bolsas de estudo que facilitam o ingresso de alunos que desejam usufruir de uma educação de qualidade.

EME Professora Alcina Dantas Feijão

É uma das escolhas mais antigas da cidades, por isso, é conhecida pela maioria dos moradores, já que muitos estudaram ou têm algum familiar que estuda no local. Conta com uma educação pública de qualidade para diferentes idades, pois é possível realizar o ensino fundamental e médio.

Além disso, a escola oferece ensino técnico após o aluno fazer um processo seletivo e ser aprovado. Os cursos disponíveis são:

  • administração;
  • contabilidade;
  • informática;
  • logística;
  • publicidade.

A escola Alcina Dantas localiza-se no Bairro Mauá e tem uma excelente infraestrutura para os alunos, professores e demais colaboradores.

EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer

A escola Arquiteto Oscar Niemeyer também conta com bons índices em sua educação e oferece o ensino fundamental e médio na cidade de São Caetano do Sul. Contudo, são disponibilizados somente os anos finais do fundamental.

É reconhecida no município como uma boa instituição de ensino da rede pública, com abordagens direcionadas para práticas sustentáveis e incentivos aos esportes.

EMEF Anacleto Campanella

A escola Anacleto Campanella também é uma instituição pública e reconhecida em São Caetano do Sul. Localizada no Bairro Olímpico, ela oferece ensino fundamental e conta com uma boa infraestrutura para os alunos, com salas equipadas e preparadas para a aprendizagem.

Projetos de conscientização sobre o desperdício de alimentos foram implementados na escola, e, por meio disso, os professores e coordenadores conseguiram planejar atividades que integravam os alunos no assunto e sobre importância dele para a sociedade em geral.

As escolas de São Caetano do Sul têm excelentes resultados na educação e são reconhecidas no país por fornecer um ensino de qualidade. Esse fator é um indicador que tem grande importância na hora de analisar o desenvolvimento de um município, porque a escola atua de forma ativa na formação do aluno como cidadão. Portanto, entender melhor sobre quais são as metodologias aplicadas por cada uma das alternativas citadas no post ajudará você a avaliar qual é a escolha ideal para seu caso.

Esperamos que este post tenha ajudado você a saber um pouco mais sobre as principais instituições de ensino de São Caetano do Sul, tanto as gratuitas como as particulares.

Gostou do conteúdo? Então, leia também nosso post sobre quais são os melhores bairros da cidade de São Caetano do Sul e descubra qual deles é o mais adequado para sua família!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.