Descubra vantagens de morar no interior de SP

Morar no interior de São Paulo é o que muitas pessoas desejam, principalmente pelas vantagens que regiões mais tranquilas oferecem. Optar por locais próximos da capital é uma solução para ter acesso à comodidade e, ainda, garantir qualidade de vida a toda a família.

Pontos como trânsito, criminalidade e alto custo de moradia influenciam na busca por casas e apartamentos no interior, em regiões como São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul.

Se você quer entender as vantagens de morar no interior de SP, continue a leitura deste post e confira as informações que separamos sobre o assunto!

Qualidade de vida

As regiões do interior fornecem mais qualidade de vida aos moradores, pois mesmo com uma boa infraestrutura conseguem manter uma proximidade com a natureza. Nos grandes centros urbanos, como a capital paulista, se concentra um alto número de prédios e áreas comerciais, além da circulação constante de veículos, o que colabora para o aumento da poluição.

Todos esses fatores contribuem para o estresse e o surgimento de doenças e outros problemas que afetam negativamente a qualidade de vida dos habitantes, gerando um ambiente conturbado e agitado no dia a dia da família.

Com áreas verdes, parques, reservas ambientais, rios e cachoeiras é possível ter um estilo de vida mais saudável e benéfico para a família. Para aqueles que têm filhos pequenos esse tipo de ambiente também é um ponto positivo, porque influencia diretamente na formação da criança e com um contato mais próximo da natureza o desenvolvimento é melhor.

Além disso, o convívio social no interior é mais frequente quando comparado com metrópoles e cidades grandes. Isso, por sua vez, tem um papel fundamental na família, que se torna mais unida e consegue otimizar o tempo para aproveitar momentos de lazer.

Segurança

Em cidades grandes é comum presenciarmos criminalidade em uma escala maior do que em regiões do interior. Apesar de o risco existir em todos os lugares, a moradia nesses locais mais afastados da capital tem mais segurança e tranquilidade. Então, problemas enfrentados diariamente em centros urbanos, como roubo, furto, assassinato e tráfico de drogas são bem menores em outros municípios pequenos.

Assim, as preocupações com todos esses aspectos são reduzidas e realizar atividades durante o período da noite, por exemplo, conta com riscos reduzidos à segurança de sua família.

Mobilidade

O deslocamento para o trabalho, escola ou outros pontos da cidade pode ser estressante se você vive em uma metrópole. Na capital paulista o trânsito é um dos principais empecilhos dos moradores, já que eles precisam constantemente enfrentar horas de espera para chegar até o destino que desejam.

Por outro lado, no interior é possível se deslocar de um lugar até o outro com facilidade, sem perder muito tempo ou ficar um longo período na estrada esperando o tráfego de veículos voltar ao normal.

Usar meios de transporte alternativos também é uma opção interessante se você reside em regiões do interior. Caminhar ou utilizar uma bicicleta são algumas maneiras de se locomover pela cidade e, ainda, aproveitar para conhecer a localidade.

Custo de vida

Morar na capital paulista tem uma série de fatores positivos, mas quando o assunto é custo de vida, sabemos que por se tratar um centro urbano é necessário planejamento financeiro. Isso ocorre porque a cidade conta com um custo de vida elevado, ou seja, itens como aluguel, alimentação e saúde podem ser bastante caros dependendo da sua renda mensal.

Devido à grande quantidade de pessoas morando em metrópoles, os investimentos costumam ser mais altos e é preciso se adaptar às ofertas da cidade. O investimento em transporte também é maior se você opta por um bairro mais distante do local de trabalho, por exemplo.

Quando comparamos com uma região no interior sabemos que esses custos são reduzidos e fica mais fácil investir um imóvel com uma boa localização. Além de apresentarem um valor menor, você pode optar por um bairro próximo do local de trabalho e de serviços úteis. Fazer essa pesquisa gera economia de tempo e dinheiro durante a rotina da família e é possível ter tudo o que você precisa perto de sua residência.

Saúde e educação

Em municípios do interior o acesso à saúde e educação costuma ser mais fácil e, além disso, a qualidade na entrega desses serviços é maior em relação a grandes cidades. Na capital paulista, por exemplo, o grande número de pessoas que necessitam ser atendidas em hospitais pode comprometer a excelência na assistência médica, o que causa demora e insatisfação dos pacientes.

Essa é uma realidade vivenciada em várias metrópoles e os habitantes precisam se adaptar ou buscar outros métodos particulares.

Da mesma forma, as regiões do interior apresentam índices superiores quando falamos em educação. Como mencionamos acima, o custo de vida é menor e, por isso, as mensalidades em escolas e creches são menores. O ensino também é um dos pontos positivos, pois há uma série de opções em cidades próximas à capital que contam com bons índices e se destacam pela qualidade.

Há várias universidades localizadas perto da capital paulista, sendo que muitas têm reconhecimento nacional e fornecem um alto nível de ensino, o que permite que os alunos estudem próximos de casa e em uma instituição renomada.

Existem diversas vantagens de morar no interior de São Paulo, principalmente porque essas regiões contam com uma boa infraestrutura e oferecem tudo que as famílias precisam sem a correria e trânsito da capital. Assim, é possível ter qualidade de vida, morar em áreas com árvores e espaços verdes e, ainda, garantir bons serviços. Aspectos, como poluição, tráfego intenso de carros e outros problemas de metrópoles são reduzidos significativamente e colaboram para um estilo de vida mais saudável.

Com essas dicas e informações em mente, busque por opções que sejam compatíveis com as necessidades de sua família e encontre uma cidade no interior que forneça uma rotina mais leve e qualidade de vida.

O que você achou desta leitura? Nos acompanhe no Facebook para conferir mais posts e atualizações relevantes de conteúdo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.