Quais são os melhores bairros de São Caetano do Sul?

Para quem está em busca de mais qualidade de vida sem abrir mão de estar próximo ao maior centro financeiro do país, não pode tomar uma decisão sobre um novo local para morar sem antes conhecer os principais bairros de São Caetano do Sul, uma das cidades do ABC paulista.

Além do acesso fácil a outras cidades importantes, inclusive por meio de transporte público, São Caetano do Sul também oferece outras vantagens para seus moradores, como uma economia bastante diversificada, custo de vida mais baixo do que nos grandes centros, várias opções de lazer e cultura, além de muitas oportunidades de trabalho e negócio.

Por isso, se você está considerando morar em São Caetano do Sul e aproveitar os benefícios que a cidade tem a oferecer, precisa ler este post até o fim. Nele você conhecerá as principais vantagens da região, entenderá o que levar em consideração para escolher o melhor lugar para viver e, ainda, descobrirá quais são os melhores bairros para morar na cidade. Confira!

1. Vantagens de morar em São Caetano do Sul

Bem pertinho da capital paulista, a apenas 13 km de distância, São Caetano do Sul com seus aproximadamente 160 mil habitantes oferece uma infinidade de vantagens aos seus moradores. Neste tópico, você conhecerá algumas delas mais detalhadamente.

Um dos maiores IDHs do país

O IDH ― Índice de Desenvolvimento Humano ― é a medida que avalia o potencial de crescimento de um município de acordo com fatores como saúde, educação e renda de seus habitantes. Ele varia entre 0 e 1 e em São Caetano do Sul é de 0,862, chegando bem perto dos maiores do mundo, que estão em torno de 0,91 em países como a Nova Zelândia e o Canadá.

Isso significa que o padrão e a qualidade de vida na cidade é uma das mais elevadas do país e, até mesmo, do mundo.

Melhor custo-benefício

Embora São Caetano do Sul esteja localizada bem próximo de São Paulo, com todas as vantagens estratégicas comerciais que o polo econômico e financeiro oferece, o custo de vida nas cidades do ABC, como é o caso de São Caetano, é bem inferior ao do grande centro.

Se comparada, ainda, a outras cidades com qualidade de vida superior à média, como Santos e Osasco, ela continua figurando entre as mais baratas para se viver, apesar de ter um custo superior ao de outros locais do país.

Ou seja, levando em consideração o custo-benefício das vantagens que a cidade oferece para quem vive nela, São Caetano do Sul se torna um dos locais mais econômicos para se morar. O mesmo vale para hospedagem em hotéis: sai mais barato se hospedar em São Caetano do que em São Paulo ou Santo André, por exemplo.

Lazer e infraestrutura

Além de diversas opções de lazer em São Caetano do Sul, como os excelentes bares e restaurantes com culinária diversificada e de muito bom gosto, a cidade conta com vários eventos culturais promovidos tanto pela administração pública, quanto por iniciativas privadas.

Além disso, para quem gosta do contato com a natureza, a cidade oferece diversos parques com várias atrações interessantes. O mais conhecido e visitado deles é o Espaço Verde Chico Mendes, com seus cerca de 140.000 m² onde estão instaladas 7 quadras poliesportivas, playgrounds, mesas para jogos de tabuleiro, lago, palco para eventos, cafeterias, lanchonetes, sem contar com o atendimento médico, banheiros e telefones públicos para seus visitantes.

Além do lazer e cultura oferecidos pela cidade, há ainda mais segurança do que nos grandes centros, serviços de saúde e transporte público de qualidade.

Acesso a grandes centros urbanos

Além de todas as vantagens que citamos até aqui, uma das maiores delas está no fácil acesso a centros urbanos como a grande São Paulo com suas infinitas possibilidades de negócios, além das suas opções de lazer e cultura.

A localização de São Caetano do Sul permite usufruir de todas as vantagens de viver perto de um dos maiores centros econômicos do mundo, porém, com um estilo de vida mais tranquilo, como o de quem mora em uma pacata cidade do interior.

2. Importância de escolher o bairro ideal

Com tantos benefícios de se viver em uma cidade como São Caetano do Sul, é fácil decidir viver na cidade, porém, é preciso escolher o melhor bairro para isso. Afinal, a localização é um fator capaz de afetar diretamente no seu dia a dia e tornar a sua vida mais fácil ou mais difícil.

Na hora de escolher o melhor bairro, é necessário levar em conta questões como a facilidade de acesso e a distância do local de trabalho dos membros da família, a existência de boas escolas para as crianças, o trânsito para chegar às principais vias da cidade, o comércio local, a distância de hospitais e unidades de pronto atendimento, a segurança e o policiamento no local, além de outros fatores que podem estar diretamente ligados a necessidades específicas da família.

Para ajudar você nessa escolha, nos tópicos a seguir, apresentaremos as principais características dos melhores bairros em São Caetano do Sul para se viver. Continue a leitura!

3. Principais bairros da cidade de São Caetano do Sul

Viver a menos de 15 Km de São Paulo, em uma cidade com o maior IDH do país pode ser tornar uma experiência ainda mais gratificante se você souber escolher o bairro ideal para morar. Por isso, confira, nos tópicos a seguir, o que os 5 melhores entre os 15 bairros de São Caetano do Sul têm a oferecer para você e sua família.

3.1. Santa Paula

Oficializado pela prefeitura de São Caetano do Sul em 1968, o bairro de Santa Paulo teve como origem as vilas Elekeiroz, Paula e Industrial. O principal destaque do local é a instalação da fábrica da General Motors do Brasil, inaugurada em 1930, que levou mais progresso ao bairro onde, até então, só existia o primeiro cemitério da cidade, a padaria Triunfo, o açougue de Antônio da Veiga e a fábrica Casimira.

Ao longo dos anos, novos estabelecimentos importantes foram se instalando no bairro, como a Associação Atlética Saldanha da Gama e a Igreja de São Batista. Hoje, seus moradores consideram um bairro bom para se morar, com excelente infraestrutura com segurança e iluminação pública. Suas ruas são movimentadas e boas para andar, inclusive à noite, tem comércio amplo e diversificado, conta com hospital e pronto socorro infantil, além de fácil acesso à avenida Presidente Kennedy com seus bairros e restaurantes.

3.2. Cerâmica

Cerâmica é considerado um dos melhores bairros de São Caetano do Sul, onde está localizado o famoso espaço verde Chico Mendes, que atrai tantas pessoas ao bairro. Além do parque, o maior shopping da cidade, o Park Shopping São Caetano, também está localizado lá.

O bairro é totalmente planejado para oferecer uma vida tranquila aos seus moradores, com toda a infraestrutura necessária. Por isso, é onde se concentra a maior quantidade de novos empreendimentos imobiliários e, consequentemente, tem maior oferta de imóveis novos para quem deseja investir.

O espaço de 300 mil m² que eram ocupados pela antiga fábrica que deu nome ao bairro, a Cerâmica São Caetano S/A., foi reaproveitado para a construção do shopping, edifícios comerciais e residenciais, e até mesmo, o hospital São Luiz. Tudo isso, faz dele um dos bairros com infraestrutura mais completa da cidade.

3.3. Barcelona

É no bairro Barcelona que está localizada a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), o que faz com que a maior concentração de jovens da cidade fique por lá. Consequentemente, a maior o oferta de diversão, principalmente para a vida noturna como bares e baladas, fica por lá.

Na divisa com a zona leste de São Paulo, é possível encontrar com facilidade no bairro tanto imóveis comerciais, quanto residenciais, além da grande oferta de vagas em repúblicas de estudantes. É o melhor bairro para quem deseja estudar na cidade.

Vizinho do centro de São Caetano do Sul, o bairro tem acesso fácil a cartórios, ao fórum trabalhista, à delegacia da Receita Federal, à Previdência Social, entre outros serviços.

3.4. Jardim São Caetano

O Jardim São Caetano também é uma excelente opção para estudantes e suas famílias, já que nele estão localizadas a ETEC Jorge Street e a FATEC de São Caetano.

Com suas praças e ruas sossegadas que abrigam um misto de casas e edifícios, o bairro foi um dos últimos colonizados na cidade, criado na década de 60 pelo Bank of London & South America Limited, o que faz dele um local simbólico.

A segurança e tranquilidade imperam no bairro, tornando o clima bem familiar e permitindo que seja o local ideal para as casas mais luxuosas e pontos comerciais mais requintados. E isso, sem contar, com as comodidades ao alcance de quem vive pertinho do centro da cidade.

3.5. Santa Maria

O bairro Santa Maria está em meio a sua expansão. Atualmente, ainda é formado por casas baixas e edifícios de até 6 andares em sua maioria, porém, com potencial para serem transformados em grandes empreendimentos, já que a infraestrutura oferecida aos seus moradores é bem completa e o bairro é uma das principais vias de acesso a São Caetano do Sul.

O local também conta com diversas padarias, mercados, academias, escolas, restaurantes e demais tipos de comércios indispensáveis a um bairro completo. Além desses estabelecimentos, no bairro também estão a Igreja de São Francisco de Assis e a Associação de Pais e Amigos do Excepcional (APAE), construída na antiga Chácara Dr. Souza Voto.

4. Por que contar com um suporte especializado

Agora que você já conhece os principais bairros da cidade é importante também saber que na hora de buscar uma casa ou apartamento em são caetano do sul é fundamental contar com o suporte de profissionais especializados.

Esses especialistas são capazes não somente de analisar as boas condições do imóvel que você deseja comprar ou alugar, mas também, dar orientações relevantes em relação aos preços, as condições estabelecidas no contrato, conseguir melhores opções de financiamento e prevenir problemas futuros, reconhecendo situações com as quais está acostumado a lidar.

Tudo isso, sem contar, que sabem como conduzir uma negociação saudável para que todas as partes saiam ganhando e, ainda, agilizar todos os processos envolvidos, fazendo com que o negócio se concretize em muito menos tempo do que aconteceria se estivesse sendo conduzido por alguém inexperiente.

Esses profissionais são facilmente encontrados em imobiliárias especializadas. Veja, no próximo tópico, como encontrar e contratar a empresa ideal para assessorar você.

5. Como contratar a imobiliária ideal

Ao mudar para uma nova cidade é comum que ocorram dúvidas na hora de contratar as empresas que prestam os serviços dos quais você precisará. E isso não é diferente quando se trata de buscar uma boa imobiliária, afinal, ela será responsável por ajudar você a encontrar o melhor lugar para morar, o que determinará a sua qualidade de vida daqui para frente.

Diversos fatores devem ser observados com muita atenção antes de contratar a imobiliária ideal. Você deve levar em conta, por exemplo, se o tipo de imóvel com o qual ela trabalha é compatível com o que você busca. De nada adianta contratar uma imobiliária especializada em imóveis populares se você está em busca de uma residência de alto padrão, não é mesmo?

Depois de verificar quais empresas trabalham com o tipo de imóvel que você quer, é hora de analisar a reputação de cada uma das imobiliárias selecionadas. Verifique a presença digital dessas empresas, se há comentários negativos em suas redes sociais ou em serviços de proteção ao consumidor. Se for possível, localize e converse com clientes que já fizeram negócio com ela.

Por fim, observe o modo como você é atendido e verifique a qualificação dos corretores que estão disponíveis. Sempre lembrando, que eles deverão estar com você do início ao fim da negociação. E por fim, o mais importante, analise com muito cuidado todos os prós e contras dos imóveis que estão disponíveis na carteira da imobiliária. Se nenhum deles atender às suas necessidades, parta para outra.

Como você pode ver ao longo deste post, viver em um dos bairros de São Caetano do Sul é extremamente vantajoso, especialmente para quem deseja ter qualidade de vida sem abrir mão de estar próximo a grandes centros urbanos, e o que não faltam na cidade, são boas opções de locais para morar.

Então, se você se animou a mudar de vida e começar a procurar o imóvel ideal em um dos bairros de São Caetano do Sul, entre em contato conosco agora mesmo e veja como podemos ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.